domingo, 1 de outubro de 2017

FELIZ ANIVERSÁRIO MAX.

Por dezenove temporadas a corrida de Sepang na Malásia fez parte do calendário da F1 e hoje faz a sua despedida. O circuito marcado por condições de clima imprevisíveis apesar do calor intenso da região e um traçado realmente desafiador marcou a categoria. Quando adentrou no calendário, muito por conta da influência da petrolífera Petronas, o circuito foi muito criticado por não fazer parte de uma região tradicional no que se refere ao automobilismo, porém, o tempo passa e imaginar a F1 sem esse circuito já traz alguma tristeza no coração. Sepang sai cena e entra para a história.

Na semana da corrida Daniil Kvyat é retirado por opção técnica da Toro Rosso do cockpit e substituído Gasly, uma jovem promessa.

A Ferrari, após a trágica corrida de Cingapura, arriscava uma última cartada para tentar reverter o cenário e voltar a disputa do título. Vettel fez tudo certinho nos treinos, e caminhava para fazer uma até então improvável pole position. Só que não.

Na qualificação, Vettel tem problemas no motor e fica na última posição, um balde de água fria em suas pretensões de título. Hamilton por outro lado, sem seu maior rival, conquista a sua septuagésima pole position, tendo a Ferrari de Raikkonen ao seu lado. Aliás no ano passado essa foi a corrida que praticamente arruinou a temporada de Lewis, a quebra de seu motor Mercedes fez com que Rosberg chegasse em terceiro e abrisse uma diferença confortável para o inglês. Rosberg foi campeão e Lewis ficou com o gosto amargo de vice campeão na boca. Nesse ano, é a vez de Vettel sentir o amargor de dar adeus ao título, também na pista malaia.

Momentos antes da largada o inferno astral da Ferrari chega ao seu clímax pois Raikkonen, que poderia dar uma dor de cabeça para Lewis, tem problemas semelhantes ao de Vettel e  é obrigado a largar dos boxes. A luz verde é acionada e a largada foi relativamente tranquila para Hamilton que se manteve na ponta, Verstappen também consegue manter a sua posição, Bottas pula de quinto para terceiro, se aproveitando que Ricciardo escolheu o lado de dentro e ficou encaixotada pelos adversários. Bottas e Verstappen fazem as primeiras curvas lado a lado, melhor para o arrojado garoto que não se entrega. Vandoorne se aproveita bem do espaço vazio deixado por Kimi e fecha a primeira curva em quinto. Mais atrás Ocon acaba virando recheio de sanduíche entre Massa e Pérez, o francês acaba tendo um pneu furado e Massa pequenos danos. Bem lá atrás Vettel fecha a primeira volta em décimo terceiro. E Kimi que ia largar dos boxes? Não largou. Fim de prova para o finlandês.

Na volta quatro Verstappen consegue ultrapassar Hamilton, o bom ritmo da Red Bull no início da corrida impressiona e surpreende. Vettel fica preso em décimo primeiro atrás de Alonso e Grosjean, ambos com um bom ritmo. 

Max passa Hamilton no início e domina a prova depois disso.

Ricciardo a partir da quinta volta começa a pressionar Bottas pelo terceiro lugar. Vettel finalmente passa Alonso e abre caminho em seguida sobre Grosjean, trazendo consigo Alonso.

Na volta nove Ricciardo, com muita perícia constrói bem a ultrapassagem desde a zona de DRS até a primeira reta da prova sem o uso da asa, no fim da subida ele por dentro passa Bottas. Alguns pilotos começam a parar nos boxes a partir dessa volta,

Na passagem catorze, Stroll após o seu pit abre para ultrapassar Massa porém se depara com Vandoorne saindo dos pits, o jovem canadense efetua a ultrapassagem sobre Massa que não dificulta muito, mas fica atrás de Vandoorne.

Após vinte voltas os primeiros eram: Verstappen, Hamilton, Ricciardo, Bottas, Pérez, Vettel, Alonso e Sainz entre os oito primeiros. Nenhum deles até então havia feito o pit stop, deixando claro que iriam para uma única parada.

No giro vinte e um, Vettel ultrapassa Pérez e está a quatro segundos de Bottas, o alemão voava em pista. Ricciardo que chegou a estar dez segundos atrás de Hamilton descontou a diferença e a reduziu para quatro apenas.

Na volta vinte e cinco Esteban Ocon que se recuperava bem na prova é tocado por Sainz e acaba rodando na primeira curva do circuito. Vettel na mesma volta começa a pressionar Bottas mas se precipita um pouco e acaba perdendo um pouco de tempo.

Os ponteiros começam a parar na volta vinte e seis, o primeiro é Hamilton, na volta seguinte é a vez de Verstappen e Vettel, surpreendendo pois estava com pneus macios enquanto os outros estavam com super macios. Na volta seguinte Bottas para nos boxes mas quando volta está atrás de Vettel. Já na volta 30 o último a parar é Ricciardo que volta a frente de Vettel com uma boa vantagem.

Na estratégia Vettel ultrapassa Bottas.


Na volta trinta e três Alonso ultrapassa Magnussen, que tenta dar o "x" mas o espanhol não aceita e se joga a frente na curva fechando Magnussen. Mesmo atrás o espanhol dá show.  Um pouco mais a frente Ocon e Massa duelam e o brasileiro joga duro para não deixar o piloto da Force India ultrapassar. 

Na volta trinta e nove Verstappen passa um apuro significativo, um pouco a frente Jolyon Palmer roda sozinho e quando volta disputa a posição com Grosjean e logo em seguida o líder da prova chega em ambos. Os dois pilotos na reta disputam a posição, Verstappen vem por dentro e passa os dois, na freada, Palmer quase perde o controle e toca em Magnussen e quase acerta Verstappen. Na mesma volta Vettel faz a volta mais rápida da prova e quebra o recorde do circuito que pertencia a Montoya.

No fim da reta Palmer quase acerta Verstappen e Magnussen.


Na volta quarenta e seis Vettel começa a pressionar Ricciardo, a pressão é interrompida pois quando foram ultrapassar Alonso ele acaba segurando Vettel, o alemão reclama e com razão do espanhol. Vettel rema mais um pouco e volta a se aproximar de Ricciardo, no fim da volta chega a ameaçar o australiano, que se defende bem.

Nas voltas seguintes Ricciardo negocia melhor com os retardatários e impede Vettel de usar a asa móvel, se sustentando a frente, nesse meio tempo os pneus de Vettel, mais macios, chegam ao seu limite, se tivesse passado talvez se sustentasse a frente. 

Faltando duas voltas o jovem Gasly disputa com afinco a posição com Grosjean, não consegue segurar a pressão do compatriota mas não apaga a boa estréia de Gasly.

Após cinquenta e seis voltas Max Verstappen dá adeus aos problemas e cruza a linha de chegada em primeiro, um dia após seu aniversário, Hamilton cruza em segundo e Ricciardo em terceiro. Se a vitória não veio para Lewis, pelo menos a diferença no mundial para Vettel aumentou, se em Cingapura o inglês colocou a mão na taça nessa corrida pode-se dizer que colocou mais dois dedos na taça.


A vitória de Verstappen dá fim a um jejum de mais de ano sem vencer.


Para fechar com chave de ouro essa despedida da Malásia, Vettel na volta de retorno aos boxes toca em Stroll e arrebenta a traseira do seu carro. Acidente estranho até porque o toque parecia te sido bem menos destrutivo. Vettel tem de torcer para não ter danificado o câmbio pois senão será punido na próxima etapa.

Que fase essa de Vettel, quando as coisas parecem que vão melhorar...


Abaixo as notas dadas aos pilotos que pontuaram.


1o. Verstappen -  9,0

Largou em terceiro, disputou roda com roda com Bottas e se manteve a frente, se não fosse por isso Hamilton teria escapado na frente. Foi agressivo e inteligente para ultrapassar Hamilton. Dominou a prova e venceu com todos os méritos, deixando para trás a fase ruim de sete abandonos nas últimas dez provas.

2o. Hamilton - 7,5

Fez a pole graças as quebras da Ferrari, largou bem e rumaria para a vitória se não tivesse um inspirado Verstappen em seu caminho. Lewis pensou no campeonato e garantiu os pontos que pode sem arriscar nada de maneira desnecessária. Não venceu a prova mas ficou com o campeonato ainda mais na mão.

3o. Ricciardo - 8,0

Não largou bem mas foi agressivo contra Bottas e se defendeu muito bem contra Vettel e por méritos próprios chegou no pódio. 

4o. Vettel - 9,0

Mesmo com a vitória de Max, Sebastian foi o nome da prova. Largou em último e foi abrindo caminho, flertou com o pódio mas por muito pouco ficou de fora. Se mantém por aparelhos no campeonato, mas vivo na disputa pelo menos.

5o. Bottas - 6,0

Largou muito bem mas depois foi perdendo ritmo e no meio da prova em diante simplesmente desapareceu. Foi bem apagado na prova

6o. Pérez - 7,5

Fez uma boa largada e se manteve entre os dez a corrida inteira, sua constância foi decisiva para chegar em sexto, além disso fez boas ultrapassagens na prova.

7o. Vandoorne - 8,0

Poucos podem dizer que colocaram Alonso no bolso, e hoje Vandoorne entra para esse seleto grupo. Se qualificou melhor, na corrida foi rápido e constante e pontuou bem com a Mclaren, enquanto que Alonso foi o décimo primeiro.

8o. Stroll - 7,5

Falta melhorar nas qualificações mas está muito bem nas corridas, sendo rápido, constante e agressivo na medida certa. Colocou Massa no bolso e calou em definitivo os críticos. No fim se envolveu em um acidente bobo com Vettel, mas que não foi inteiramente culpado.

9o. Massa - 6,5

Se qualificou bem em décimo primeiro, tinha tudo para chegar um pouco mais a frente mas faltou ritmo de corrida. Está mais lento do que Stroll nessa segunda metade de temporada.

10o. Ocon - 6,0

Largou bem mas se posicionou mal, sendo acertado na primeira curva, se recuperou pois todos pararam duas vezes, tinha tudo para fechar o dia mais a frente mas errou novamente e rodou, pelo menos pontuou.


Com 34 de vantagem para Vettel, Hamilton vai para o Japão com o intuito de já administrar a sua diferença no campeonato. A corrida em Suzuka será já no próximo domingo.

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