sábado, 7 de outubro de 2017

A VELA DE VETTEL SE APAGA

A temporada da F1 2017 entra em seus derradeiros momentos, desembarcando no lendário e desafiador circuito de Suzuka. O Japão, que adora automobilismo, viu inúmeras decisões da F1, seria dessa vez apenas um cenário coadjuvante, se não fosse a intervenção do imprevisível, como veremos mais a frente. Hamilton após os infortúnios de seu principal rival, Vettel, pode pensarem administrar resultados, pois tem um vantagem significativa de 34 pontos (281 contra 247). Antes da corrida a Renault anunciou a substituição de Jolyon Palmer para o restante da temporada e a chegada de Carlos Sainz. Quem agradece é Kvyat que retorna ao cockpit da Toro Rosso, onde havia sido substituído por Gasly na corrida da Malásia.

Nos treinos a Mercedes como o esperado dominou os treinos e inclusive a qualificação. A equipe alemã só não fez a dobradinha pois Bottas por conta da troca do câmbio, perderia cinco posições no grid, caindo para sexto. Lewis por outro lado conquistou a sua primeira pole position no traçado japonês e a septuagésima primeira da carreira, recordista absoluto. Restou a Vettel fazer o segundo tempo e tentar uma improvável vitória para minimizar o prejuízo. Ainda sobre a qualificação é importante ressaltar o bom desempenho de Felipe Massa, que fez o oitavo tempo, vale ressaltar que o brasileiro vive momentos de decisão, e um bom resultado pode assegurar a renovação de contrato e consequentemente mais um ano de carreira na F1. 

Antes da corrida a Ferrari passa um sufoco tremendo, Vettel com problema de vela, tem de fazer a troca da peça no grid de largada e somente a poucos segundos da volta de apresentação é que o problema havia sido solucionado. 

Quando as luzes se apagam a corrida começa de maneira frenética, Hamilton se mantém na ponta, Vettel se esforça para se manter a frente das Red Bull, depois Ricciardo e Verstappen ficam lado a lado, o holandês voador de maneira arrojada consegue ficar a frente, mais a frente Max no grampo ultrapassa Vettel. Ainda sobre a largada, Ocon também de maneira arrojada, se aproveita da perda de velocidade do carro da Red Bull e também passa Ricciardo. Mais atrás Hulkenberg empurra Raikkoenen para fora, Sainz em um toque no meio do pelotão bate no muro e aciona o safety car. Porém antes da entrada do carro de segurança, na reta de largada, ao fim da primeira volta, a Ferrari já era ultrapassada por Ocon, Ricciardo e Bottas. 

A excelente largada de Hamilton e Verstappen e Ocon definiria e muito o resultado final.


O carro de segurança sai na volta 4 e Vettel, sem potência no carro, é ultrapassado por Pérez e pressionado por Massa, sem ter o que fazer, a equipe de Maranello o chama para os boxes e é fim de corrida. O problema de vela ao que parece persistiu e Vettel teve de abandonar. O resultado praticamente sela seu campeonato.


Vettel agradece a torcida após o abandono, o adeus é simbólico para a temporada.


Na volta 8 é a vez de Ericsson estampar a barreira de pneus, abandonando. O virtual safety car é acionado, e fica claro nesse ponto da corrida que Ocon apesar de pressionado por Ricciardo, tem um excelente ritmo de prova.

Na volta 10 a corrida recomeça mais uma vez, na reta com o auxílio do DRS, Ricciardo consegue a ultrapassagem sobre Ocon. Na volta seguinte Bottas ultrapassa Ocon da mesma maneira, porém sem a resistência do piloto francês, talvez pensando em não perder tempo com uma disputa que não resultaria em nada e o faria perder tempo.

Após catorze voltas é Raikkonen o responsável pela honra da Ferrari, havia ultrapassado na marra Hulkenberg após ser jogado para fora e perdido tempo e nessa volta ultrapassou Massa. Na frente, Lewis aumenta a diferença para Verstappen na casa dos décimos apenas, mas de de pouco em pouco, a diferença após quinze voltas chegava a quatro segundos.

No giro dezoito Felipe Massa faz seu pit stop, tentando na estratégia se livrar da pressão do Hulkenberg. Raikkonen no fim da volta começa a pressionar Pérez. Na volta seguinte Kimi por fora na reta principal finaliza a ultrapassagem. 

Na passagem 21 Esteban Ocon faz seu pit stop, porém dá um pouco de azar na saída dos boxes pois fica atrás de Alonso. Na volta seguinte Verstappen faz seu pit e volta disputando a posição com Kimi. 

Na volta 23 é a vez e Hamilton parar nos boxes e Ricciardo, que não havia parado, assume a ponta da corrida provisoriamente. Os carros da Force India evitam a monotonia da corrida e vão abrindo caminho, passado por Alonso e Palmer. 

No giro 26 Ricciardo para nos pits e é a vez de Bottas assumir a ponta temporariamente. Verstappen vai crescendo na corrida e se aproxima de Hamilton que já estava próximo de Bottas que não havia parado. Em um jogo de equipe Hamilton ultrapassa Bottas que reduziu a velocidade e segurou Verstappen. Max passa a volta toda atrás de Bottas mas não consegue ultrapassar. Na volta seguinte, quando a ultrapassagem era iminente, a equipe prateada chama o finlandês para os boxes. Mais atrás, Raikkonen consegue voltar a frente das duas Force India. Faltando vinte e duas voltas para o fim a vantagem de Lewis aumenta para 3 segundos.

Faltando dezessete voltas, Massa é pressionado pelos dois carros da Haas, Magnussen e Grosjean, o brasileiro começa a penar com o fraco desempenho da Williams.  

Faltando catorze para o fim Sergio Pérez pergunta a equipe se pode atacar Ocon e a equipe o proíbe, mas nem se pode culpar a Force India, uma vez que o histórico dos dois é sinistro. Hulkberg sai dos boxes atrás do pelotão do Massa, primeiro ele passa Gasly, depois ataca Grosjean e só não passa pois o francês joga duro e não dá espaço, quase causando um toque entre ambos.A briga não continua pois a asa de Hulkenberg se solta um pouco, o piloto que iria pontuar tem de abandonar.

Faltando dez voltas, Massa se defende como pode mas após a primeira curva acaba espalhando e quando volta se toca com Magnussen, e também perde a posição para Grosjean. O brasileiro cai para décimo e tem de se preocupar com Alonso. Mais a frente Bottas começa a se aproximar de Ricciardo, o piloto da Mercedes imprimi um ritmo forte e passa a ser questão de tempo colar em Ricciardo.

Nas seis voltas finais o ritmo de quase um segundo por volta mais rápido a favor de Bottas o coloca na iminência de passar Ricciardo, nesse momento Stroll sai da pista, por conta de uma quebra na suspensão e o virtual safety car é acionado. Por sorte Stroll não bateu em nada e evitou uma batida em Ricciardo. A corrida em velocidade mais baixa ajuda o australiano a descansar o carro para tentar resistir a Bottas. 

Bottas tentou mas Ricciardo permaneceu na frente e chegou ao décimo pódio seguido.


Faltando quatro voltas a corrida recomeça. Hamilton está próximo a Alonso e a Massa, ultrapassando ambos é bom para o brasileiro que teria uma volta a menos para ser pressionar. Bottas faz a volta mais rápida da corrida e chega em Ricciardo. 

Faltando duas voltas Verstappen chega em Hamilton, que só não passa na reta oposta pois no grampo Hamilton ultrapassou Alonso. Na reta principal é a vez de Massa atrapalhar Verstappen e salva a pele de Hamilton. Alonso cola em Massa mas não passa. Hamilton cruza a linha de chegada em primeiro, com um pouco mais de um segundo de vantagem. Ricciardo também se segura e fica como terceiro lugar no pódio.

Com o triunfo Lewis Hamilton abre 59 pontos de vantagem para Vettel, colocando uma mão e quatro dedos na taça pois agora só restam exatos 100 pontos em jogo nas quatro corridas restantes. Talvez a dúvida que paire é em que corrida o inglês erá campeão.

As próximas quatro corridas são Austin nos EUA, Hermanos Rodriguez no México, Interlagos aqui no Brasil e Yas Marina em Abu Dhabi. Minha aposta: O inglês é campeão no México e vai comemorar em Tijuana, mas é só palpite. 


Abaixo as notas dadas aos pilotos que pontuaram na corrida pelo seu desempenho.

1o. Hamilton - 9,5

Dominou os treinos e a corrida, passou um susto no fim da prova mas conseguiu prevalecer. Será o tetracampeão com todos os méritos.


2o. Verstappen - 8,5

Na qualificação ficou atrás de Ricciardo mas largou melhor, foi arrojado e combativo, com um pouco de sorte teria vencido a corrida. Nessas últimas provas seu desempenho vem justificando toda a expectativa gerada pelo seu talento.


3o. Ricciardo - 8,0

Sempre constante apesar de nem sempre ser brilhante, não largou tão bem mas resistiu a Bottas no fim e chegou no pódio com méritos

4o. Bottas - 7,0

Apesar da punição o finlandês demorou muito para entrar no ritmo da prova, ficou de fora do pódio com um carro muito superior.


5o. Raikkonen - 6,0 

Kimi bem que tentou mas a punição que sofreu antes da corrida e o bom ritmo inicial de outros carros comprometeram a sua corrida, ainda assim se espera mais dele do que tem feito nesse ano.

6o. Ocon - 8,0

Foi o destaque no início da corrida, se qualificou bem, largou e se manteve sempre entre os ponteiros, perdeu ritmo na segunda metade da corrida mas ainda assim chegou onde era possível pelo carro que tinha. Vale ressaltar que é a sua primeira temporada na categoria.

7o. Perez - 7,5

Foi sempre combativo na corrida e até tinha realmente mais carro do que Ocon no fim da prova mas por conta dos acidentes entre eles nessa temporada a equipe proibiu o disputa. Seria interessante de se ver.

8o. Magnussen - 8,0

Fez um grande corrida, mesmo com um carro fraco soube capitalizar os abandonos e colheu os louros do triunfo por persistir no ataque a Massa.

9o. Grosjean - 7,0

Fez uma corrida correta, sempre próximo a Magnussen, também poderia ter passado mas a equipe preferiu a cautela e pontuou com os dois carros pela primeira vez no ano.

10o. Massa - 6,0

O bom treino não refletiu na corrida, apesar de ter pontuado o resultado foi mais por sorte do que mérito. Se não fosse os abandonos de Vettel, Sainz e Hulkenberg o brasileiro não teria pontuado, e ainda contou com Hamilton chegar neles para ultrapassar Alonso. 



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