domingo, 22 de outubro de 2017

HAMILTON É O BOLT DA F1?

O GP dos EUA em Austin poderia definir o título para Lewis Hamilton da Mercedes, com uma excelente vantagem para Vettel, que também vive uma fase ruim na temporada, o inglês além de tudo dominava amplamente o retrospecto no circuito, sendo o disparado o maior vencedor da etapa.

Além da disputa de título, os bastidores da F1 também viveram dias interessantes, Kvyat foi reintegrado a Toro Rosso e teria como companheiro de equipe Jason Hartley, que substituiria Pierre Gasly que foi disputar o título da F3. Gasly porém não correu pois a corrida foi cancelada por conta de um tufão (ninguém entendeu porque a etapa não foi remarcada). Carlos Sainz estrearia pela Renault, teria como companheiro Nico Hulkenberg, um elenco promissor pois trata-se de dois excelentes pilotos. 

Nos treinos, mais do mesmo, domínio da Mercedes, especialmente de Hamilton e Vettel esgoelando seu carro para tentar alcançar seu rival e adiar a festa da Mercedes. Com uma boa volta o alemão se colocou na primeira fila porém atrás de Lewis que conseguiu a pole position.

Na largada Vettel traciona melhor, é exprimido por Lewis mas no final da reta consegue ultrapassar Hamilton, assumindo a ponta. Bottas faz o papel de escudeiro e segura o pelotão, mais atrás, Massa consegue largar bem e passa Pérez, pulando para nono, mesmo com pneus mais duros. Ainda na primeira volta Alonso ultrapassa Sainz, que estreava na Renault, após sair da Toro Rosso. Verstappen não larga muito bem, preferindo a cautela e continua apenas em décimo terceiro.

Na volta quatro Bottas e Ricciardo começam um pega sensacional pela terceira posição, por duas vezes o australiano da Red Bull tentou no final da reta principal ultrapassar Bottas, por duas vezes de maneira arrojada o finlandês da Mercedes conseguiu se recuperar e se manter na frente. Mais atrás Verstappen começa a abrir caminho, primeiro Kvyat, na sequência Pérez e Massa são ultrapassados pelo jovem holandês que também estava com pneus mais duros.

No sexto giro, Hamilton de maneira ousada surpreende Vettel, que não consegue segurar a pressão do inglês. Verstappen continua o seu show particular, passando por Sainz e depois por Alonso, que nem esboça reação devido a diferença de motor.

Na volta dez Verstappen continua a sua saga e ultrapassa Ocon, que também havia largado muito bem. Ricciardo e Vettel começam a sofrer com o desgaste e bolhas nos pneus.

Na décima terceira passagem Ricciardo é o primeiro a parar, voltando a frente de Massa. Nesse momento Bottas começa a tirar diferença para Vettel.

Na volta dezesseis Ricciardo que vinha abrindo caminho acaba abandonando com problemas no carro, possivelmente motor. Vettel aproveita e para nos boxes.

Após a parada Vettel começa a fazer as voltas mais rápidas da corrida, mesmo com pneus mais duros. A Mercedes reage e primeiramente chama Bottas e na volta vinte Hamilton param nos boxes. Lewis volta um pouco a frente de Vettel, que tenta atacar na sequência de curvas mas sem sucesso, na reta oposta o motor Mercedes garante a Hamilton a permanência na liderança.

Volta vinte e quatro, Hamilton joga por dentro e tenta passar Verstappen que resiste, na sequência de curvas, Lewis ataca ainda mais ferozmente e consegue ultrapassar Max, que vendeu caro. O jovem holandês com um pouco de sorte pode até entrar na disputa pela vitória.

Na volta vinte Max para nos boxes e Alonso, com seu motor "bueno" abandona, quando fazia uma excelente corrida.

Após o susto na parada, Hamilton retoma seu ritmo alucinante e abre uma boa vantagem na corrida. Max Verstappen, na metade da corrida começa a fazer voltas fantásticas com os pneus mais duros, iguais seus oponentes, se todos pararem mais uma vez o holandês entra na briga pela vitória. Massa mesmo em sexto se arrasta na pista por conta dos pneus e começa a se defender dos ataques de Ocon, e também de Pérez que chegou nos dois. Massa entra nos boxes após trinta voltas, talvez a única parada dele na corrida.

Após trinta e quatro das cinquenta e seis voltas, Sainz, super motivado e em alta na Renault, consegue ultrapassar Pérez. Kvyat um pouco mais atrás fica na expectativa de também superar o mexicano.

Sainz passando por Pérez, foi um dos destaques da corrida.


O sorriso de Prost mostra que a Renault acertou ao contratar Sainz.


Faltando vinte voltas para o final Bottas começa a se aproximar de Vettel, mas enquanto isso Raikkonen literalmente cola no seu compatriota. O pega entre eles é disputado, e Max Verstappen começa a chegar no três.

Faltando dezoito para o fim, de maneira surpreendente Max para novamente nos pits e coloca pneus mais macios. Na volta seguinte Vettel reage e também para.

Há dezesseis voltas para o fim, Massa ultrapassa Grosjean e pula para décimo. Raikkonen e Bottas permanecem na pista sem parar, arriscando outra estratégia.

Com doze giros para o fim, Sainz começa a pressionar Ocon. Vettel começa a tirar a diferença para Bottas e Raikkonen.

Com apenas oito para o fim, Vettel ultrapassa Ericsson e Magnussen, os dois retardatários se tocam e Magnussen leva a pior, chegando a rodar. Max Verstappen que vinha atrás chega a perder tempo para escapar do pior. Sainz e Ocon mais atrás disputam freneticamente a sexta posição. 

O erro de Ericsson prejudicou Magnussen e atrasou Verstappen.


Com cinco voltas para o fim Vettel cola em Bottas e começa o ataque. Vettel na curva no fim da reta principal se lança por fora e passa Bottas, para aumentar o desafio, mais por fora ainda estava Vandoorne que levava volta.

Na volta seguinte Vettel passa Raikkonen que não oferece resistência para não perder tempo. Verstappen cola em Bottas e começa o ataque. Na reta oposta o australiano tenta passar, ambos se tocam de leve mas na curva seguinte Max o ultrapassa.  Bottas prefere parar por conta da falta de rendimento. 

Faltando três voltas para o fim Massa passa Kvyat. Mais a frente Max cola em Raikkonen que tem de se defender como pode.

Na última volta, no sinuoso e improvável último setor, Max consegue de maneira espetacular ultrapassar Raikkonen e ganhar um lugar no pódio. Quase que a transmissão não pega o líder Hamilton recebendo a bandeira quadriculada.

Pelo quarto ano seguido a Mercedes obtém o título de construtores, mostrando toda a sua superioridade aos adversários. Lewis praticamente sacramenta o seu título com nove vitórias no ano e cinquenta e oito pontos de frente, tendo apenas setenta e cinco em jogo.

Antes do pódio a direção de prova, de maneira exagerada pune Max por corte de pista e o retira do pódio, fazendo com que Raikkonen avance para o pódio.

Na próxima corrida é provável que Lewis se sagre campeão e chegue ao seu quarto título. Para o comentarista Flavio Gomes o inglês já está entre os três maiores de todos os tempos, acho um exagero mas o coloco facilmente entre os dez e talvez em breve, entre os cinco. Mas o fato é que Lewis é um desses talentosos raros que quando surge encanta.

Seria Lewis o Bolt da F1?


Abaixo as notas dadas aos dez primeiros pelo desempenho n\ corrida.

1o.Hamilton - 9,5

Dominou inteiramente os treinos, deu uma bobeada na largada mas se recuperou bem depois, na estratégia, o quase erro de retardar o pit stop foi compensado por fazer apenas esse pit. Está colecionando recordes, já obteve o de poles e de primeiras filas em largadas. 


2o. Vettel - 9,0

Fez o que pode o fim de semana inteiro, largou muito bem, reagiu rápido ao pit de Verstappen mas bobeou ao deixar muito espaço para Hamilton na ultrapassagem do inglês. Não tinha muito o que fazer e coletou os pontos possíveis. 

3o. Raikkonen - 8,0

Foi discreto nos treinos e na largada mas teve um bom ritmo de corrida, foi audacioso em não parar nos boxes e fez por merecer o pódio, infelizmente do jeito errado pois a punição a Verstappen foi exagerada.

4o. Verstappen - 9,0

Foi o showman da corrida, passou por todos que se colocaram a  sua frente e fez uma ultrapassagem memorável em Raikkonen mas a direção de prova achou que ele cortou caminho e o puniu, lhe retirando do pódio. 

5o. Bottas - 7,0

Largou bem, protegeu Lewis, se protegeu muitíssimo bem de Ricciardo e tinha tudo para chegar ao pódio mas foi perdendo ritmo, arriscou fazer apenas um pit e no fim, sem pneus teve de parar a três tentos do fim. Virou coadjuvante muito cedo.

6o. Ocon - 8,0

Outro piloto que merece destaque, resistiu a Sainz e Pérez com muita propriedade, além de ser um leão de treino. Tem um grande futuro pela frente.

7o. Sainz - 7,5

Estréia muito boa na Renault, foi combativo o tempo inteiro e mostrou que além de bom o carro da equipe francesa pode melhorar, pena que Hulkenberg abandonou pois teríamos uma comparação melhor do talento de Sainz.

8o. Pérez - 6,5

Virou o chorão do grid, estava atrás de Ocon e começou a chorar querendo que ele abrisse caminho, e Ocon estava mais lento por conta de Massa a sua frente, quando a pista ficou livre o francês disparou e o mexicano foi ultrapassado por Sainz.

9o. Massa - 7,5

Fez uma boa corrida, faltou carro no fim da corrida para conseguir algo melhor.

10o. Kvyat - 6,0

Ganhou um ponto precioso, precisa urgentemente mostrar serviço se quer manter o emprego.

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