sexta-feira, 16 de junho de 2017

TEMPLOS SAGRADOS DO AUTOMOBILISMO - MAGNY COURS

O circuito de Nevers Magny-Cours recebe esse nome pois se localiza próximo as cidades de Nevers e a de Magny Cours. O autódromo com 90 mil lugares, é um circuito extremamente seletivo, possui uma longa "reta curva" (curva pouco acentuada que se faz de pé embaixo) com uma freada fortíssima em uma curva bem fechada no fim dessa reta. Este acaba sendo o principal ponto de ultrapassagem da pista. O traçado com curvas de alta, baixa e média velocidade tem também em seu setor final uma complicada chicane, que às vezes causa acidentes. Os 4.411 metros do circuito reservam pequenas armadilhas em cada curva.

Em 1960 a pista foi idealizada e construída por Jean Bernigaudem, a princípio criada para ser preparatória para jovens aspirantes a piloto, onde os quais François Cevert e Jacques Laffite emergiram.

Magny Cours entrou na F1 no ano de 1991 e de maneira interrupta esteve presente até o ano de 2008. O primeiro a vencer na pista foi o inglês Nigel Mansell a bordo de sua Williams-Renault, o leão repetiria o feito em 1992, ano de seu título mundial.

Foto de Mansell no GP francês de 1992.

Como não poderia deixar de ser, Alan Prost, em seu ano de despedida, também venceu no circuito também pela Williams em 1993, fazendo a festa da torcida local.

Prost comemorando a sua última vitória em solo francês, com um "que" de provocação.


Nenhum outro piloto na história da F1 obteve recordes tão expressivos quanto Michael Schumacher. O alemão venceu absurdas oito vezes no mesmo circuito. Nos anos de 1994, 1995, 1997, 1998, 2001, 2002, 2004 e 2006 esteve no degrau mais alto do pódio tendo esse recorde quase como imbatível atualmente. Para efeito de comparação Senna venceu seis vezes em um mesmo circuito, no caso Mônaco. Fosse com estratégia de uma parada ou quatro paradas, Schumacher conseguiu sempre se estabelecer na liderança da prova para alcançar esse recorde.

Schumacher ultrapassando Frentzen em 1999.


A Alemanha de Schumacher também viu Heinz-Harald Frentzen e o irmão caçula do mito, Ralf Schumacher também chegarem ao lugar mais alto do pódio. A Alemanha também é a maior vencedora do Grande Prêmio da França, estando a frente inclusive da própria França.

Um dos números que chama a atenção em Magny Cours é o de volta mais rápida na prova. Schumacher detém por cinco vezes esse número, o que é normal dado ao seu retrospecto formidável. O que chama a atenção é que o escocês, David Coulthard, também obteve esse número, apesar de ter vencido apenas uma única vez no circuito no ano 2000, pilotando pela Mclaren.

Em 2008, o brasileiro Felipe Massa, pilotando a sua Ferrari, venceu na última prova disputada na França, aliás  a Ferrari fez dobradinha com Raikkonen em segundo.O então piloto da Ferrari foi o segundo piloto brasileiro a vencer na França, mas o único a triunfar em Magny Cours. Naquele momento da temporada, Massa obtinha a liderança do campeonato mundial, porém o desfecho todos nós sabemos. Outro fato que chama a atenção nessa corrida foi a disputa pelo terceiro lugar entre Trulli e Kovalainen. O italiano, soube resistir bravamente as investidas do finlandês e levou a sua Toyota a um espetacular terceiro lugar.

A última vitória de Massa na F1 foi na França.


Depois disso a pista só recebe categorias menores como a Porsche Cup, corridas de Endurance e diversos campeonatos de motociclismo. Magny Cours é uma pista que deixa saudades pois retrata um passado mais antigo da F1, onde os circuitos eram mais desafiadores, estreitos, sinuosos mas que ofereciam emoção devido a pouca pressão aerodinâmica que existia. Pelo menos ano que vem, a França depois de 9 anos voltará a ter uma etapa da F1, pena que em Paul Ricard.

Imagens da Porsche Cup em Magny Cours.

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