domingo, 25 de junho de 2017

A ZEBRA SORRIDENTE DE BAKU.

O fabuloso circo da Fórmula 1 desembarca pelo segundo ano seguido no Azerbaijão para disputar a oitava etapa da temporada 2017. O traçado de rua com 6.003 metros apresenta uma característica complexa pois possui longas retas, sendo uma delas a maior da F1 com mais de 2.200 metros mas com uma parte sinuosa, estreita e perigosa, especialmente a chamada "entrada do castelo" na qual literalmente só passa uma carro por vez.

No treino classificatório um domínio das Mercedes, com Hamilton, em uma fase explendorosa fazendo uma pole position sensacional. Porém Ferrari e Red Bull estavam próximos . A surpresa do dia foi Lance Stroll, o contestado garoto milionário conseguiu um bom oitavo lugar, ficando pela primeira vez a frente de Massa. No pós treino ficou revelado que o canadense usou o setup de Massa. Humidade que resultou no bom treino.

Na largada Hamilton se mantém na ponta sendo protegido por Bottas, o finlandês que serviria de escudeiro acaba saindo mais lento da primeira curva e tem seu compatriota Kimi Raikkonen colocando o carro na freada seguinte do lado, os dois carros se tocam, Kimi chega a tocar o muro mas se mantém na pista, já Bottas tem o pneu furado e fica com a corrida comprometida, melhor para Vettel que sai de quarto e pula para primeiro. Ainda na largada, logo após a primeira curva, Kvyat espalha na curva e vai para a área de escape, quando volta a pista, seu companheiro de equipe Carlos Sainz se assuta e acaba rodando.

Largada disputada, prenúncio de boa corrida.


A corrida até a volta 12 só teve de emoção a disputa entre Verstappen e Pérez pela quarta posição, e na volta seguinte Max Verstappen abandona com problemas de motor e quando a corrida caminhava para ser monótona, o safety car é acionado devido ao abandono de Kvyat, que ficou parado em um local perigoso.

Todos aproveitaram e fizeram as suas paradas de pit stop. Bom para Bottas que pode recuperar a volta. Na relargada, Perez ameaça Vettel que se segura como pode, a situação só melhora pois ainda na metade da volta, por conta de detritos o safety-car é acionado novamente.

Na volta 19 em que o safety car vai se recolher, Hamilton diminuiu demais a velocidade e Vettel acaba acertando o carro de Hamilton, de leve mas acertou e danificou a asa dianteira. Intencionalmente, ainda sob o regime de safety car,  Vettel dá um toque proposital no carro de Hamilton. O sururu entre os dois foi formado. 

Vettel se revolta com Hamilton, a reação do alemão o fez ser punido.


Na volta 20 a relargada, Vettel é duplamente ameaçado, por fora tem a ameaça de Pérez, por dentro o carro de Massa, o alemão com muito esforço consegue se manter a frente de ambos. Quando Pérez perde velocidade pois fica para trás de Vettel e Massa, acaba tendo o carro de Ocon, seu companheiro de equipe do seu lado, ao invés de ceder a posição, os dois duelam, se tocam e batem, atrás deles outros carros acabam se tocando, inclusive Raikkonen que tem o pneu traseiro furado.

Na volta 22 a bandeira vermelha é acionada para recolherem os detritos da pista. A situação de Hamilton e Vettel fica na expectativa por conta do resultado da investigação dos comissários. 

No giro 24 uma nova relargada, dessa vez Vettel sai mais colado em Hamilton, mais atrás Ricciardo pula de sexto para terceiro. Massa vai do céu ao inferno, com problemas de suspensão o piloto brasileiro perde ritmo e tem a corrida severamente comprometida.

Na passagem 25, Hulkenberg, que estava em quinto, bate e abandona. Após a metade corrida os dez primeiros eram: Hamilton, Vettel, Ricciardo, Stroll, Magnussen, Alonso, sainz, Ocon, Bottas e Grosjean.

Volta 31 Hamilton começa a ter problemas com o protetor da cabeça e para evitar que o artefato voe, segura o mesmo na reta, após duas voltas assim a direção de prova, percebendo o risco manda Hamilton entrar nos pits. ao mesmo tempo a direção de prova manda Vettel cumprir uma punição de dez segundos. Hamilton entra nos pits e volta em oitavo. Na volta 34 é a vez de Vettel cumprir a punição, e quando volta a pista, volta imediatamente a frente do inglês. Quem sorri mais do que nunca é Ricciardo que está confortavelmente em primeiro.

Vettel e Hamilton disputam entre eles e com os outros as posiçãos no grid, qualquer ponto é importante na disputa. Os dois chegam no pelotão que tem Grosjean, Bottas e Ocon.

Na passagem 41, Vettel cola em Ocon mas não ultrapassa, Hamilton se aproveita e cola em ambos, Vettel na volta seguinte arrisca um pouco e passa Ocon, colocando o francês entre ambos. 

Quem se destaca na corrida no momento é Bottas, fazendo sempre as voltas mais rápidas da prova de maneira consecutiva, abrindo vantagem para Vettel.

Faltando oito voltas para o fim, Ricciardo se mantém na ponta com cinco segundos de folga para Stroll, que possuia oito segundos para Bottas. Para Vettel e Hamilton a disputa é pelo pódio, mas para Bottas havia a chance real de ser segundo lugar.

Faltando seis voltas Vettel acelera tudo que pode e se aproxima de Bottas, e de quebra se afasta de Hamilton. Bottas por sua vez se aproxima de Stroll. A corrida entra na expectativa por um desfecho emocionante. Mais atrás Alonso em nono vive um pequeno drama pois o carro apresenta problemas e o piloto precisa, e muito, dos pontos.

Duas voltas para o fim é a vez de Hamilton se aproximar de Vettel. Na última volta é a vez de Bottas se aproximar de Stroll. Na última reta, Bottas se aproxima basante e no limite da linha de chegada ultrapassa Bottas. O canadense de qualquer maneira vai ao pódio mas deveria ter brigado mais pela posição nesse finzinho. 

Stroll perde a posição mas ainda assim faz história.

Ricciardo, que venceu passou quase desapercebido devido as disputas. Uma corrida confusa, brigada, controversa, divertida e emocionante até a linha de chegada, literalmente.

Ricciardo no belo cenário de Baku

O sorriso é evidente até debaixo do capacete.



Abaixo a nota dada aos pilotos pelo desempenho na prova:


1o. Ricciardo - 8,0
Errou na qualificação, teve problemas no início da corrida mas soube ter cabeça para nãos e envolver em nenhuma confusão e de quebra fez a ultrapassagem dupla mais bonita da corrida, e que no fim valeu a vitória. Se Max Verstappen é um showman, é com Ricciardo que a Red Bull se garante com os resultados. Boa vitória que dá um ânimo a equipe para o resto da temporada.

2o  Bottas - 8,5
Ficar atrás de Hamilton na qualificação não foi um demérito mas largar para lhe proteger e depois de se envolver com Kimi em um acidente desnecessário complicou a sua corrida, levou volta mas graças ao faty car pode se recuperar e voltar a disputa. O fato de ter acreditado até o fim mostrou seu valor como piloto e conseguiu um fantástico segundo lugar.

3o. Stroll - 8,5
Teria levado um nove se não tivesse perdido a segunda posição. Treinou muito bem, não se envolveu em nenhum acidente e foi seguro, talvez no fim tivesse de ter ousado um pouco mais para se amnter a frente mas como o pódio já era seguro talvez a intenção dele fosse realmente de não se comprometer e nem arriscar nada. De um início pífio, até mesmo vergonhoso, Stroll entra para a história como o novato mais jovem a conseguir um pódio na F1, e por isso é o meu piloto do dia.

4o. Vettel - 6,5
Não se qualificou muito bem mas na largada soube capitalizar as posições, sua perda de cabeça resultou em uma punição que literalmente o fez perder a corrida. Pode alegar que a punição apesar de justa foi exagerada mas o fato é que Vettel jogou fora a vitória por imprudência. Para os torcedores a rivalidade entre Vettel e Hamilton ganha um contorno ainda mais emocionante de se acompanhar pois parece que o respeito acabou.

5o. Hamilton - 7,5
Fez tudo certo na qualificação e fazia na corrida até diminuir demais a velocidade no safety car e ser levemente acertado por Vettel, o efeito cascata do ncidente resultou na bandeira vermelha e na proteção de cabeça mal colocada que lhe roubou a vitória. Hamilton errou mas seu erro não justifica a ação de Vettel, mas o fato que ali sua chance de vitória acabou.

6o. Ocon - 7,0
Mais uma excelente prova, e mais uma se estranhando com Pérez. Foi para o fim do pelotão mas foi se recuperando, capitalizando as posições e chegou em sexto, uma excelente posição. Garoto promissor.

7o Magnussen - 7,0
Muito rápido com a Haas, ficou sempre a frente de Grosjean e conseguiu um bom resultado para o campeonato e para a equipe. Foi discreto na corrida mas sempre no pelotão da frente.

8o. Sainz - 6,0
Teve a corrida complicada na largada quando se assutou demais com o carro de Kvyat, mas aos poucos foi se recuperando e chegou aos pontos.

9o. Alonso - 7,5
O espanhol sofreu tantas punições antes da corrida por conta de troca de peças que largaria em último, mas como sempre seu talento acima da média o fez galgar as posições e chegar aos pontos. O carro é sofrível mas Alonso consegue tirar leite de pedra e chegou aos pontos pela primeira vez dele e da Mclaren na temporada. O carro é do mesmo nível dos carros da Sauber que também são ruins.

10o. Wehrlein - 6,5
Capitalizou as posições graças aos acidentes e abandonos e no fim, foi na pista que disputou com Ericsson, seu companheiro de equipe o ponto, e mais um vez o alemão prevaleceu. É o tipo de piloto que já faz por merecer um carro melhor.

Daqui a duas semanas o mundo da F1 desembarca na Áustria, no sensacional circuito de Red Bull Ring.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...