domingo, 9 de julho de 2017

ROTEIRO DE SPIELBERG.

O GP da Áustria no velocíssimo circuito de Spielbierg (oficialmente chamado de Red Bull Ring) prometia grandes emoções, o ápice do duelo Hamilton x Vettel havia sido na corrida anterior, com os dois literalmente se batendo, mesmo que de leve apenas. Os olhos do mundo se voltam para a F1 novamente pois se trata de um duelo de gigantes envolvendo duas equipes tradicionais, e isso não acontece sempre.

Nos treinos livres Hamilton dominou amplamente porém teve de trocar o câmbio e foi punido com a perda de cinco posições no grid. Se para ele a corrida não será tranquila, para o espetáculo no entanto a corrida ganha e muito pois com certeza o inglês irá rapidamente para cima dos adversários para buscar a ponta e, inevitavelmente, se encontrará com Vettel.

Na qualificação Bottas faz um volta perfeita e faz a pole position, a segunda dele no ano e na carreira. Vettel até andou bem, conseguiu até ficar a frente de Hamilton no cronômetro e fechou o dia em segundo. Hamilton apesar de ter sido terceiro cai para oitavo por conta da punição e largará no meio do confusão, a única vantagem do inglês será de largar com pneus super macios enquanto os outros usaram ultra macios. Raikkonen colocou a Ferrari em terceiro lugar, Ricciardo, vencedor da corrida passada é quarto, Verstappen o quinto. O grande destaque do dia no entanto ficou na sexta posição, Romain Grosjean com a Haas. A grande decepção do dia foi a Williams que se esperava muito mais e ficou em décimo sétimo lugar com Massa e em décimo oitavo com Lance Stroll, o novo pacote aerodinâmico não funcionou e por conta disso os pneus não se aqueceram.

Antes da largada uma apreensão pairava no ar pois a previsão indicava que choveria mais para o fim do GP. Na largada em si Bottas larga bem e se mantém a frente, Vettel consegue se manter em segundo, Raikkonen larga mal e perde a posição para Ricciardo e depois para Grosjean. Max Verstappen não consegue largar e acaba ficando muito para trás e acaba sendo acertado por Alonso que também havia sido abalrroado por Kvyat. Bom para a Williams que avançaram, especialmente Massa que fechou a primeira volta em primeiro.

Momento chave da corrida, Bottas e Vettel disparam na frente.


Na volta três Raikkonen passa Grosjean da Haas, aliás o novo layout do carro da equipe americana é muito bonito. Hamilton na volta seguinte ultrapassa Perez e assume a sexta posição.

Na oitava passagem Hamilton continua ganhando posições e passa Grosjean. Uma investigação sobre a largada de Bottas cria uma certa tensão para a Mercedes mas as imagens mostram que o finlandês apenas largou muitíssimo bem. Já Kvyat sofre um drive through devido ao acidente que causou com Alonso e consequentemente a Verstappen também.

Kvyat brinca de boliche com Alonso e Verstappen.


A partir da décima volta os pneus de Hamilton começam a se mostrar melhores e o inglês vai se aproximando de Raikkonen. Na volta vinte o inglês dá a sua primeira investida mas não consegue e mostra problemas com o super aquecimento dos freios. Na volta trinta e dois, de maneira surpreendente é Hamilton que para nos boxes, antecipando a sua janela de pit stop.

Nas voltas seguintes é a vez de Ricciardo e Vettel pararem nos boxes. Raikkonen e Bottas insistem em ficar na pista, aliás o ritmo de Bottas é muito superior ao de qualquer outro piloto, a vantagem construída o faz ser o provável vencedor da corrida.

No pelotão intermediário, Magnussen quando tentava atacar Stroll tem problemas no câmbio e abandona. Ao mesmo tempo os ponteiros da corrida passam a sofrer com retardatários, e isso seria uma constante da metade final da prova pois uma pista curva com tempo de qualificação em torno de um minuto e cinco é muito curta para a F1 atual.

Na volta 41 o líder Bottas parar nos pits. Raikkonen, mesmo que temporariamente assume a liderança. A larga vantagem para Vettel dimunui mas Bottas volta em segundo. Ao contrário de seu companheiro de equipe, Hamilton vai sofrendo com o desgaste dos pneus e poucas voltas após ter feito o pit stop fica evidente que o inglês terá de fazer um segundo pit stop ou tirar o pé para economizar os pneus.

O pneu traseiro de Hamilton com a marca de bolhas.


No giro 44 Bottas reassume a ponta passando Raikkonen, o piloto da Ferrari aproveita e faz a sua parada. Com pista livre Bottas volta a ser o mais rápido da pista e caminha livremente para a vitória.

Na passagem 48 é a vez de Felipe Massa fazer a sua parada, a princípio a tática rendeu dividendos pois voltou em nono, com pneus muito mais novos e próximo a Ocon. Restava saber se o rendimento da Williams com o carro de tanque vazio se manteria.

Na volta 54 Massa finalmente chega em Ocon e começa a disputar a nona posição. Bottas se aproxima de ambos para dar uma volta. O líder acaba atrapalhando um pouco o ataque de Massa. Também nesse momento a meteorologia informa que a chuva é real mas só deve cair no finzinho do GP ou após o GP. 

Quando Massa se restabelecia atrás de Ocon, é a vez de Vettel chegar nele para aplicar uma volta, novamente o brasileiro perde contato e tem de fazer a reaproximação do adversário. 

Hamilton de maneira surpreende começa a fazer voltas rápidas, aparentemente se livrando do problema de bolhas nos pneus. Por duas voltas seguidas o inglês bate o recorde da pista e a apenas dez voltas do fim da corrida começa a perseguir Ricciardo em busca do pódio.

Na reta final da corrida, com menos de nove voltas para o fim, Vettel começa a se aproximar de Bottas, Hamilton colado em Ricciardo e uma chuvinha bem levinha começa a cair. Menos de oito voltas para o fim da corrida e o drama está formado.

O novo layout da Haas é bonito e eficiente.


Faltando quatro voltas para o fim, Vettel está a um segundo de Bottas. Hamilton também chega em Ricciardo e a chuvinha desaparece. Há duas voltas do fim Vettel finalmente abre a asa móvel mas está longe. Hamilton também abre e coloca o carro lado a lado mas Ricciardo se defende bem. Volta final, Bottas mesmo com dificuldades no final se segura e vence a prova. Vettel chega em segundo a menos de um segundo atrás. Ricciardo após o susto fica em terceiro e Hamilton em quarto. Massa fecha o dia em nono, sem conseguir passar Ocon mas que não deixa de ser um bom resultado.

A segunda vitória de Bottas no ano, comemoração mais do que justa.


Sobre a temporada é importante ressaltar que é visível o melhor ritmo das Mercedes porém a liderança é da Ferrari com Vettel a vinte pontos na frente de Hamilton (171x151).

Abaixo a nota dada aos pilotos pelo desempenho na corrida:


1o. Bottas - 9,5
Fez a pole position, largou muitíssimo bem e no fim da corrida soube administrar a vantagem para não ser assediado por Vettel.


2o. Vettel - 8,0
Fez uma boa corrida e mesmo não tendo o melhor carro do dia conseguiu dar um calorzinho em Bottas, até de maneira surpreendente pelo seu desempenho nos primeiros 3/4 da corrida.


3o. Ricciardo - 8,0
Vitorioso em Baku, e pódio novamente na Áustria, resistindo a um ataque do agressivo Lewis Hamilton. Vive uma grande fase. 


4o. Hamilton - 7,5
Fez uma boa prova mas deveria ter se qualificado um  pouco melhor, se tivesse largado em sexto ou sétimo (por conta da punição) talvez no fim tivesse chegado ao pódio.


5o. Raikkonen - 6,0
Fez uma boa corrida na sua primeira metade mas quando começou a perseguir Hamilton errou e perdeu ritmo. Tá em final de carreira, não consegue contribuir para a equipe.


6o. Grosjean - 9,0
Merece todos os aplausos do dia, fez uma grande qualificação e se manteve com o bom ritmo até o fim da prova. Ficar a frente da boa Force India foi um feito notável do francês.


7o. Pérez - 7,0
Uma boa corrida, sem brigas ou erros mas só isso.Pelo menos chegou a frente de seu companheiro de equipe.


8o. Ocon - 6,0
Fez uma corrida correta e até conseguiu resistir a Massa no fim da prova. Não foi brilhante mas eficiente.

9o. Massa - 7,5
Uma excelente largada que o colocou em condições de fazer valer a sua estratégia. Ficou apenas com um gostinho de quero mais pois colou em Ocon mas não passou.

10o. Stroll - 6,5
O garoto vai provando o seu valor, é a terceira corrida seguida nos pontos. Não é um grande piloto mas também não é tão ruim como foi dito devido ao seu início de temporada envolvido em acidentes. Pagou por ser novato e por não poder testar tanto quanto deveriam os carros da F1.





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