domingo, 14 de maio de 2017

HAMILTON PRESENTEIA SUA MAMÃE


O fantástico circo da F1 desembarca em Montmeló, para disputarem o Grande Prêmio da Espanha. O circuito é muito conhecido por todos os pilotos e equipes por se tratar de uma pista que faz parte dos testes de pré-temporada. O traçado apesar da longa reta que possui na linha de chegada/largada não oferece muitos pontos de ultrapassagem. A corrida geralmente mostra, sem surpresas, a condição de força real das equipes. Entre algumas corridas marcantes no circuito estão a de 1991, com a lendária disputa entre Senna e Mansell na reta principal e a vitória (a única) de Pastor Maldonado em 2012 pela Williams.

A LENDÁRIA DISPUTA ENTRE MANSELL E SENNA.


O fim de semana da corrida desse ano começa com o domínio da Mercedes, com ligeira vantagem em comparação com a Ferrari. A Mclaren de Alonso já no primeiro treino o deixa na mão e ele fica frustrado e irritado.
Nos treinos classificatórios as duas equipes dominam e levam a disputa até a última tentativa de volta rápida. Hamilton consegue a pole position com meio décimo de vantagem para Vettel, um pouco mais atrás Bottas e Raikkonen. Como terceira força a Red Bull se coloca na terceira fila com Verstappen e Ricciardo. A grande surpresa foi a mágica feita por Fernando Alonso, talvez realizando um dos maiores feitos de sua carreira, conseguindo um sétimo lugar com a carroça que é a Mclaren. Para se ter idéia, Vandoorne, companheiro de Alonso ficou eliminado no Q3. O brasileiro Felipe Massa fecha o dia na nona posição. O outro piloto espanhol, que surpreendeu com a grande torcida no autódromo foi Carlos Sainz, da Toro Rosso, apesar da torcida ficou apenas na décima segunda posição.


ALONSO FEZ UM TREINO MEMORÁVEL.

Na largada, Vettel avança bem para a primeira posição e tem de se preocupar com o Bottas na realidade, porém o finlândes fica encaixotado pelas Ferrari pois Raikkonen se coloca a seu lado também. Hamilton de maneira conservadora aceita a perda da posição e se preocupa apenas em ficar em segundo. Na freada da grande reta, Bottas toca em Raikkonen e o mesmo acaba se chocando com Verstappen, para o ferrarista a corrida termina com uma quebra de suspensão, Verstappen acaba ficando para trás, Já na segunda perna da curva, Massa e Alonso se tocam, ao invés de ambos ganharem posições e garantirem um bom resultado, com o toque, Alonso vai para a brita e volta em décimo primeiro, Felipe com a asa danificada tem de ir aos boxes. 
A corrida se desenrola sem muitas emoções, exceto pelo embate entre Magnussen e Sainz pela décima posição. Os dois brigam até dentro dos boxes pela posição.

Na volta 15, Sebastian Vettel para nos pits, o piloto da Ferrari tinha um pouco mais de dois segundos de vantagem para Hamilton. O inglês fica na pista e aperta seu ritmo para tentar na estratégia ganhar a posição de Vettel.
No giro 18, Alonso e Kvyat fazem um pega muito bonito pela décima quarta posição. Vettel se aproveita dos pneus mais novos e começa a perseguição a Lewis. Claramente a Mercedes exibe uma estratégia diferente para tentar superar a Ferrari.
Na passagem 22 acontece a parada de Hamilton e ele coloca pneus médios, ou seja, uma estratégia clara de duas paradas. Para sorte de Hamilton é nesse mesmo momento em que Vettel chega em Bottas.
O embate entre Bottas e Vettel dura quatro voltas, o finlândes claramente ficou na pista para fazer com que Vettel perdesse tempo. Na primeira tentativa Bottas fica a asa móvel funcionado por conta de um retartatário. Na segunda tentativa, Vettel força um pouco para cima de Bottas mas o piloto da Mercedes dá o lado de fora, e como diz o ditado "por fora nem a mãe". No terceiro intento, Vettel que não estava muito próximo apenas prepara o terreno para a quarta tentativa, Bottas ja travando pneus nos setores com mais curvas tenta bravamente resistir a Vettel. Na reta principal, com direito a "x" na reta, Vettel passa Bottas e assume a ponta. É importante ressaltar que a diferença entre Vettel e Hamilton que era de mais de sete segundos caiu drasticamente para três.

A ULTRAPASSAGEM DE VETTEL: UM DOS GRANDES MOMENTOS DA CORRIDA

Com pista limpa, Vettel começa a abrir vantagem para Lewis mas é interrompido quando Massa e Vandoorne se tocam na pista, com o a quebra da suspensão do carro da Mclaren o safety car virtual é acionado.
Na volta 37 o safety car virtual é desligado mas Hamilton se aproveita e entra nos pits e coloca o pneus macios, Vettel dá a resposta na volta seguinte e entra nos pits, quando volta os dois ficam lado a lado na saída de box e chegam a se tocar, Vettel com muito arrojo se mantém na ponta. Vettel, com pneus médio tem de se manter a frente de Hamilton a todo custo.
Na passagem 42, Valtteri Bottas abanadona, possivelmente com problemas de motor.


O ABANDONO DE BOTTAS.


Na volta 44 o momento chave da corrida acontece, com pneus mais macios, Hamilton passa Vettel e assume a ponta da corrida. Duas observações sobre a Ferrari: a equipe poderia na segunda parada ter colocado pneus médios pois já estava a frente, mas não colocou mas o erro mais grave foi ter dado duas voltas com safety car virtual e deixado para fazer a parada na volta seguinte em que o safety car virtual foi desligado. Se a Ferrari tivesse parado ali teria voltado em segundo mas com pneus mais novos e obrigaria a Mercedes a parar também e voltar a cinco, seis segundos de distância. A Mercedes não se acomoda e consegue mais uma vitória, em uma temporada equiibrada isso pode ser motivo de definição de campeonato.
Hamilton cruza em primeiro e festeja demais, o piloto sabe que a vitória após a largada seri muito complicada mas o fez, com muito talento. Vettel cruza em segundo e todo seu esforço só serve para se manter a frente no campeonato. Ricciardo, muito longe, mais de um minuto atrás cruza em terceiro e fecha o pódio.

A SUPER COMEMORAÇÃO DE LEWIS.


A próxima corrida será em quinze dias, no Principado de Mônaco, a corrida que não contará coma  presença de Fernando Alonso, que disputará as 500 Milhas de Indianápolis.

Abaixo as notas dadas aos pilotos que pontuaram.

1o. Hamilton - 9,0
Fez a pole position, largou mal mas teve cabeça para dar 29 voltas com pneus macios e conquistar a vitória.

2o. Vettel - 9,0
Não fez a pole, mas pulou a frente e fez uma grande ultrapassagem em Bottas mas perdeu a corrida na estratégia, aliás a ausência dela, só foi possível a Lewis fazer 29 voltas com pneus macios pois não estava sendo ameaçado para forçar o ritmo. Pelo menos a regularidade o mantém na ponta da tabela.

3o. Ricciardo - 7,5
Estava na corrida? Só apareceu no pódio, por conta da saída de Verstappen e Raikkonen o piloto da Red Bull correu absolutamente sozinho, ou muito atrás ou muito a frente dos outros.

4o. Pérez - 8,0
Soube capitalizar um resultado espetacular com muito talento e um pouco de sorte. A Force India se mostra como a melhor das menores e capaz de pontuar constantemente.

5o. Ocon - 7,0
O resultado foi excelente, só não foi melhor pois seu companheiro de equipe estava a sua frente, mesmo assim Ocon vai surpreendendo.

6o. Hulkenberg - 7,5
O incrível Hulk esse ano vai correndo como nunca e leva a Renault a um excelente sexto lugar.

7o. Sainz - 7,0
Correr em casa é um pressão extra mas que pode resultar em um estímulo para qualquer piloto se superar. Alonso provou isso no treino de ontem e Sainz na corrida de hoje garantiu o sorriso da torcida espanhola.

8o. Wherlein - 8,0
Quem antes da corrida em sã consciência diria que a Sauber pontuaria, e bem, nessa corrida? Wherlein mostra muita força esse ano, mais um alemão com pinta de futuro campeão. Um nota apenas: se ano passado Ericsson deu chilique pois a equipe só pontuou com Nasr, hoje ele deve estar como?

9o. Kvyat - 6,0
Foi combativo na corrida mas não fez nada além do que poderia.

10o.Grosjean - 6,0
O resultado em si não foi ruim, mas se considerar que após a largada o piloto estava mais a frente era de se esperar um resultado um pouco melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...