domingo, 9 de abril de 2017

Hamilton domina na China.



O Grande Prêmio da China foi aguardado com entusiasmo depois da corrida em Melbourne, pois finalmente uma batalha direta pelo título entre o tri-campeão Lewis Hamilton e o tetra-campeão Sebastian Vettel se desenhava para a temporada.

O fim de semana na China começa mal, com chuva e a poluição causando neblina os treinos de sexta feira foram encurtados por questões de segurança, já que os helicópteros não poderiam decolar se necessário. Outra notícia que pegou o mundo da F1 de jeito foi o fim do contrato do GP de Sepang na Malásia. O circuito que por dezenove anos fez parte da F1 não renovou com a categoria e para especialistas é um prenúncio da saída de outros países asiáticos do calendário por conta dos altos custos da categoria.

No treino classificatório o Q1 foi marcado com o acidente no minuto final de Antonio Giovinazzi, o piloto passou na última curva, pegando a grama sintética que é menos aderente, o carro destracionou e acabou saindo de frente para bater no outro lado da reta de largada. O garoto que impressionou na primeira corrida do ano começa mal seu fim de semana na China. Quem odiou o acidente foi Max Verstappen, que não conseguiu fechar a sua volta rápida por conta do acidente e ficou vergonhosamente de fora do Q2. Outro que foi mal também e acabou precocemente eliminado é o piloto da Force India, Esteban Occon. Na frente Vettel mostrava a força da Ferrari fechando essa fase em primeiro.

No Q2 nenhuma surpresa, mas a pole provisória ficou com Kimi Raikkonen, que de quebra, bateu o recorde do circuito que resistia desde 2006.

No Q3 a Mercedes reagiu e conseguiu no início da sessão superar as Ferrari, com Lewis em primeiro. Na parte final da mesma sessão Lewis consegue abaixar ainda mais seu tempo e se garante na pole position. Vettel arranca na sua última tentativa a segunda posição de Bottas e Raikkonen em quarto. Ricciardo faz seu papel e fica em quinto enuanto que o brasileiro Felipe Massa fecha os seis primeiros.

No domingo uma pequena surpresa, a pista estava molhada apesar de não estar chovendo na hora da largada e todos com exceção de Carlos Sainz largaram com pneus intermediários. Durante a volta de aquecimento era visível que em pouquissímas voltas os pilotos teriam de parar para colocar pneus de pista seca. 

A largada ocorre sem incidentes, Hamilton se mantém na ponta, seguido de Vettel, Bottas, Ricciardo e Raikkonen, o único a perder posição no pelotão da frente. Ainda na primeira volta o garoto Lance Stroll roda e ocasiona o Virtual Safety Car. Sainz paga o preço de largar com pneus para pista seca e vai para último.

A batida de Giovinazzi destruiu a Sauber.


Na segunda volta todos aproveitam o safety car para trocarem os pneus para pista seca. A pista talvez não estivesse ainda nas melhores condições mas o ganho de tempo por causa da baixa velocidade compensariam a perda de tempo.  Na volta quatro a corrida reinicia e Ricciardo começa a pressionar Bottas e Sainz que largou com pneus de pista seca pula para a sétima posição. A volta não havia se encerrado e Giovinazzi bate forte no muro, quase no mesmo local que tinha batido nos treinos. O safety car entra na pista.

A direção de prova manda os pilotos a passarem pelos boxes pois a reta principal estava com destroços do acidente, com isso os pilotos que não haviam parado se beneficiam, com a passagem nos boxes o limite de velocidade é de 80 km por hora reduzindo a diferença de tempo. Com essa loteria, Verstappen e Ricciardo se beneficiam e ganham posições importantes.

A relargada acontece na volta oito, Hamilton continua na frente, seguido por Ricciardo e Bottas. Na relargada Verstappen ultrapassa Kimi e assume a quarta posição. Raikkonen com um rendimento ruim é pressionado por Vettel.

O show de Verstappen continuou na volta 11, o piloto ultrapassa seu companheiro de equipe em um ponto que não havia asa móvel, os dividendos dessa manobra renderam pois nas voltas seguintes o piloto desgarrou do pelotão e passou a perseguir Hamilton. Mais atrás, Bottas que perdeu muito tempo nos pits começava a ganhar posições e avançava de décimo primeiro para oitavo.

Na volta 19, foi a vez de Vettel ultrapassar Raikkonen, no braço, no mesmo local que que Verstappen ultrapassou Ricciardo. Vettel logo em seguida começa a pressionar Ricciardo e, com um incrível arrojo e uma disputa sensacional, na mesmo ponto, na volta seguinte o alemão da Ferrari ultrapassa Ricciardo. A manobra com certeza foi o momento mais bonito das duas provas da temporada.


Verstappen atacando Raikkonen de surpresa.


Após uma implacável caçada Vettel fica a um segundo de Verstappen, porém o embate entre os dois não acontece pois na freada da grande reta Max erra e acaba saindo um pouco da pista e patina na grama sintética, facilitando a vida Vettel que ultrapassa. Max na volta seguinte vai para os boxes.

O impressionate embate entre Vettel e Ricciardo, melhor para o alemão.



No giro 33, Max com pneus novos vai para cima de Bottas e ultrapassa o finlândes. Na passagem seguite o calvário de Alonso na Mclaren continua, o piloto eespanhol que estava na zona de pontos abandona com problemas de homocinética. 

Na passagem 36, Hamilton vai para os boxes e volta na ponta, com bastante vantagem para Raikkonen e Vettel que já havia parado.

Na volta 44, Bottas ultrapassa Sainz e assume o sexto posto. Ricciardo começa a ameaçar Verstappen, retirando uma boa diferença por volta. Mais atrás Massa e Ocon disputam o décimo lugar de maneira ferrenha. A Force India com pneus mais novos e na zona de DRS consegue a ultrapassagem e a corrida se encaminhava para o fim.

Nas voltas finais as Red Bull se engalfinham pela disputa do pódio. Volta a volta, Ricciardo ameaçava de um lado e de outro, Max se desesperava com um retartátario que não abria passagem, e fazia com que perdesse aderência devido ao vácuo. Na última volta uma escorregada fez com que Ricciardo chegasse colado na traseira de Max mas, na freada da grande reta o piloto trava os pneus e facilita a vida de Max. Na frente Hamilton vence seguido de perto por Vettel e chega a sua 54o. vitória na carreira, ficando atrás somente de Schumacher que com 91 triunfos. Massa infelizmente abandonou com problemas bem no finzinho do GP.

A corrida não chegou a ser emocionante mas teve bons momentos, melhores do que Melbourne com certeza. Fica evidente que a Mercedes continua sendo o carro a ser batido mas a Ferrari com Vettel está muito próxima, qualquer erro, por menor que seja, mostra que Vettel estará próximo para se aproveitar e capitalizar os resultados. 

A próxima corrida será no Barein, e promete ser mais um capítulo dessa interessante disputa entre Mercedes e Ferrari, Hamilton e Vettel, Inglaterra e Alemanha.



Nota dos pilotos após a corrida:

1o. Lewis Hamilton - 9,5
Fez uma corrida segura, mas contou com a sorte com a entrada do segundo safety car. De fato, além de excepcional piloto, ter o melhor carro ainda conta com esse fator tão importante.

2o. Sebatian Vettel - 9,5
Largou em segundo, se defendeu bem na largada e arriscou na estratégia mas no infortúnio ficou mais para trás no grid e ainda assim se recuperou muitíssimo bem. Deu um tremendo show e se mantém empatado com Hamilton na tabela de pontos.


3o. Max Verstappen - 9,0
O que falar de um piloto que larga em décimo sétimo e fica entre os primeiros colocados? O garoto é excepcional e foi talvez o grande destaque da corrida.

4o. Daniel Ricciardo - 9,0
Daniel fez uma boa largada e com inteligência, apesar de não ter o mesmo brilhantismo de Max, consegue resultados muito bons.

5o. Kimi Raikkonen - 7,0
Kimi largou em quinto se manteve no bolo na largada, foi para terceiro depois das entradas do safety car e gradualmente foi perdendo espaço para seus adversários e ficou apenas em quinto

6o. Valtteri Bottas - 6,5
Tinha tudo para fazer uma boa corrida mas foi atrapalhado pelo safety car e teve de se recuperar na corrida, mas não fez nada além do mínimo esperado.

7o. Carlos Sainz - 8,0
"Quem não arrisca não petisca", com essa mentalidade o piloto da Toro Rosso arriscou uma tática ousada e colheu os frutos pois em condições normais não teria como chegar entre os sete primeiros. A tática de largar com pneus de pista seca fez com que tivesse uma parada a menos do que os adversários.

8o. Kevin Magnussen - 7,0
 A Renault com certeza evoluiu do ano passado para esse ano mas o bom trabalho de Magnussen foi essencial para chegar na zona de pontos.

9o. Sergio Perez - 6,0
Em um circuito de longas retas era de se esperar que a Force India tivesse um desempenho capaz de figurar com facilidade na zona de pontos, Pérez fez uma corrida correta, sem erros e fica na zona de pontos.

10o. Esteban Ocon - 6,5
Para um piloto iniciante, na sua segunda temporada, a primeira em uma equipe média os resultados de Ocon chamam a atenção. É um piloto seguro, que não erra e ficou a frente de Grosjean e Massa, que estavam no páreo para essa décima posição.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...