domingo, 16 de abril de 2017

FERRARI, A SULTADESA DO DESERTO

    A corrida no deserto do Barein sempre é marcada por boas disputas por conta das suas longas retas e freadas intensas. A expectativa do confronto Hamilton x Vettel só aumentava principalmente depois do show de Vettel na China.
   No treino classificatório algumas surpresas já no Q3. Sainz, Magnussen, Vandoorne, Ericsson e Pérez, com exceção de Sainz que teve problemas na volta rápida e acabou nem a completando por problemas mecânicos os outros foram eliminados vendos eus companheiros de equipe avançarem, uma derrota acachapante. Destaque para Wehrlein que retorna as pistas após seu acidente na Corrida dos Campeões e avança bem para o Q2. Outro destaque é Alonso, que faz milagre e avança com essa carroça que é a Mclaren, aliás todas as atenções do fim de semana foram focadas em Alonso após o seu anúncio que não correrá em Mônaco para poder disputar as 500 Milhas de Indianápolis. O piloto foi muito contestado pela mídia e pelos colegas mas, particulamente falando, é sensacional para o esporte.
    No Q2, a disputa pela pole position se mostrou mais acirrada, Hamilton, Bottas e Vettel estavam separados por menos de um décimo. Mas o grande destaque desse Q2 ficou com a Renault, que conseguiu colocar quatro carros no Q3. Massa, Hulkenberg, Grosjean, Ricciardo, Verstappen, Palmer além das duas Ferrari e das duas Mercedes avançaram sem problemas. 
    No Q3 a disputa pela pole position começa a se desenhar entre Bottas e Hamilton, mesmo muito próxima a Ferrari não consegue em volta rápida acompanhar o ritmo das Mercedes. Na primeira tentativa a diferença entre Hamilton e Bottas foi de meio décimo. Na sua segunda tentativa de volta rápida Bottas consegue cravar a pole position, Hamilton não consegue melhorar a sua segunda tentativa e teve de se contentar com a segunda posição, em terceiro ficou Vettel que estranhamene ficou a quase meio segundo do pole, em quarto Ricciardo, em quinto Raikkonnen, em sexto Verstappen, que acaba decepcionando um pouco, em sétimo Hulkenberg que parece recuperar a melhor forma, Felipe Massa fecha o dia em oitavo, Grosjean em nono e Palmer em décimo.
      Para a corrida a largada poderá ser fundamental, uma largada ruim de Bottas ajuda Hamilton pois fecha Vettel mas em contrapartida arruina as suas chances de vitória.

    No domingo antes da corrida uma surpresa, Vandoorne por problemas no carro está fora da corrida. Na largada, Bottas se mantém firme na frente, Vettel se aproveita do traçado mais limpo e assume a segunda posição, Hamilton cai para terceiro, Verstappen se recupera e na largada ganha posições e assuem o quarto posto, Ricciardo fica em quinto, Massa pula para sexto e Raikkonen em sétimo.
    Nas primeiras voltas Vettel pressiona Bottas mas na reta não consegue a ultrapassagem. Hamilton se aproveita da situação e se aproxima. Mais atrás Raikkonen pressiona Felipe Massa.

Vettel se coloca entre as Mercedes estrategicamente.

    Essa nova Fórmula 1 propricia claramente ue os carros andem mais próximos, por mais tempo devido aos pneus mais largos em compensação, as ultrapassagens por causa da carga aerodinâmica ficaram inviáveis na reta, somente nas freadas a possibilidade de ultrapassar o adversário se torna possível.

    Na sétima volta é visível a formação do "trem do Bottas", as Red Bull colam nos ponteiros e formam uma fial indiana interessante. Já na oitava passagem, Raikkonen ultrapassa finalmente Felipe Massa e, rapidamente, vai se aproximando do pelotão.
      No nono giro, Kevin Magnussen abandona com problemas. Stroll é o primeiro a parar nos pits. Na décima primeira passagem Vettel para nos boxes. A Ferrari tenta na tática da antecipação vencer a corrida com duas paradas. Verstappen para na volta seguinte mas assim que sai dos boxes abandona com problemas nos freios.
       Na volta treze o safety car é acionado, Sainz vem por dentro na saída dos boxes e acerta em cheio o carro de Stroll, os pilotos param nos pits, Hamilton reduz sua velocidade para dar tempo de Bottas parar nos boxes e prejudica Ricciardo. Voltas depois o piloto sofre uma punição de 5 segundos.
     
Stroll além de frsco é azarado, sem culpa no acidente.

   
      A relargada na volta 17 foi sensacional. Bottas coloca lado a lado com Vettel mas o piloto da Ferrari com muito arrojo se segura na ponta. Hamilton ensadecido ultrapassa Ricciardo, Ricciardo inclusive se perde por conta do pneu macio, que demora um pouco a mais para aquecer e acaba sendo ultrapassado por Massa e Raikkonen. No pelotão intermediário uma briga espetacular entre Alonso, Palmer, Kvyat pela décima primeira posição. é uma pena ver Alonso disputando migalhas, com tanto a oferecer.
     Na volta 26, Bottas vergonhosamente abre para Hamilton, de maneira clara e cristalina. Se a expectativa de um trio combatendo pelas vitórias, depois desse fato fica claro que o favoritismo de Hamilton só aumenta com a ajuda de um fiel escudeiro. Raikkone  ultrapassa Massa e assume o quinto posto. No pelotão intermediário, Alonso é ultrapassado por Kvyat e Palmer, os dois por sua vez se engancham e Palmer perde uma das aletas do bico do carro. Voltas depois Palmer perde as posições para Kvyat e Alonso, que faz uma ultrapassagem belíssima.
      Na volta 32 Bottas para nos pits. Na 33 é a vez de Vettel e Hamilton assume a ponta. Nessa mesma volta Bottas faz a volta mais rápida e ultrapassa Massa mas ainda está um pouco longe de Vettel e tem Ricciardo no meio do caminho. A dúvida que pairava no ar era a seguinte: Hamilton conseguirá ir até o fim? Se sim, terá pneus em bom estado para não perder tempo?
       Na volta 35 Vettel passa por Raikkonen, mas nesse caso o finlândes já está com os pneus no bagaço.E nesse momento Vettel faz a volta mais rápida da corrida. A diferença é de 14 segundos, fora a punição de Hamilton.
         Na passagem 37, Bottas passa por Ricciardo mas está a seis longos segundos de Vettel, a equipe Mercedes por rádio sinaliza ao finlândes que Hamilton pararia mais uma vez. Já no giro 39 é a vez de Ricciardo parar nos boxes, com isso ficava claro que a Mercedes não estava blefando e que Hamilton pararia mais uma vez. A diferença entre Vettel e Hamilton que caia um segundo por volta chegava a menos de dez segundos, fora a punição, a vitória se encaminhava para a Ferrari.
       Na 42 volta Hamilton acaba com as expectativas e para nos boxes, cumpre a punição e volta em terceiro. Rapidamente o inglês se aproxima de seu companheiro de equipe e faz a ultrapassagem, porém sem nenhuma resistência.
       A corrida se encaminhava para uma caçada implacável de Hamilton a Vettel, agora era o inglês que tirava mais de um segundo por volta, o bom ritmo do início ao fim do stint se dá ao acerto da equipe em colocar os pneus macios ao invés dos super macios. A diferença de mais de vinte segundos a seis volta do fim é reduzida  a apenas dez.
   
Vettel curtindo com a equipe esse triunfo impressionante.

        Vettel negocia bem com os retardatários e consegue até mesmo abrir preciosos décimos para Hamilton em algumas voltas. Nos três giros finais, o alemão apenas controlou a diferença e rumou para a sua segunda vitória no ano e a quadragésima quarta na carreira. Ainda na corrida, Alonso a duas voltas do fim tem problemas no carro quando estava em décimo segundo e abandona. Bottas completa o pódio, seguido por Raikkonen, Ricciardo e Felipe Massa em sexto. A prova do Bahrein pode não ter sido maravilhosa mas foi disputada e teve tensão, algo essencial para o divertimento do espectador.


A alegria exuberante de Vettel, o cabisbaixo Bottas e o sorriso tímido de Hamilton.

Abaixo seguem as notas dadas ao pilotos pela performace na corrida:

1o. Vettel - 9,0
Se no treino não conseguiu ficar a frente dos rivais, na corrida largou bem, antecipou inteligentemente a parada e soube controlar a distânca para o rival. Corrida exuberante e finalmente mostrando seus atributos como detentor de quatro títulos mundiais.

2o. Hamilton - 8,0
No treino perdeu a pole por milésimos para Bottas, largou no lado sujo o que explica ter perdido o segundo lugar na largada mas na corrida em si não fez muito, ultrapassou Ricciardo om arrojo, andou forte caçando Vettel mas errou ao deter o Ricciardo nos boxes por conta de seua parada, e desnecessário pois perdeu a posição do mesmo jeito. No fim os cinco segundos fizeram falta

3o. Bottas - 7,0
A pole position foi lindamente conquistada, soube segurar a ponta na largada e no início de corrida quando não tinha os melhores pneus da pista. Na relargada após o safety car ficou lado a lado com Vettel, fazia uma corridaça, mas abriu facilmente para Hamilton por duas vezes, de maneira mais acintosa na primeira. Se acomodou na terceira etapa do campeonato a ser coadjuvante. Imagino o seguinte. N apróxima corrid Hamilton quebra e ele ganha, ele ficaria a frente do campeonato e ele seria o rival mais próximo de Vettel, assim o próprio Bottas se sabota.

4o. Raikkonen - 7,5
Muito discreto na qualificação e na largada também, mas fez uma corrida combativa e conseguiu o quarto lugar.

5o. Ricciardo - 7,0
Se mostra mais instável essa temporada. Qualificou-se bem, mas largou mal, se recuperou na corrida e na relargada perdeu três posições em uma volta, depois teve de se recuperar de novo. Para um piloto que foi capaz de bater em Sebastian Vettel quando eram companheiros de equipe, o australiano está devendo.

6o. Massa - 7,5
No treino ficou um pouco abaixo do esperado mas na corrida conseguiu o que era possível, um sexto lugar por conta do abandono de Verstappen. Tem sido consistente e vai carregando a Williams nas costas. Sorte da equipe que ele não se aposentou.

7o. Pérez - 7,5
Se no treino a Force Indía não fez por onde, na corrida Perez conseguiu preciosos pontos com uma corrida segura e rápida.

8o. Grosjean - 7,5
Ao ir ao Q3 o piloto da Haas cantou "Parabéns para você" em sua própria homenagem e ao feito fantástico de avançar com um carro limitado. Na corrida foi combativo, e mesmo reclamando da falta de potência fechou o dia em oitavo. Precisos pontos para a equipe americana e o francês mostra que tem futuro na F1 se continuar a guiar assim.

9o. Hulkenberg - 7,0
Fez uma volta fantástica no Q3, largando em sétimo, foi combativo na corrida e fechou o dia com a sua Renault em nono. Um bom resultado, pois se comparar com Palmer que chegou 13o., contando com o Alonso abandonando no fim, significa que a diferença entre os pilotos é brutal. Com certeza o incrível Hulk merecia um carro de ponta, há anos o faz por merecer.

10o. Ocon - 7,0
O último na volta do líder, o último a pontuar, o francês vem se mostrando excelente piloto mesmo com pouca rodagem e experiência.


        Para finalizar vamos especular algumas pergutnas e resposta sobre a atual temporada.
     É possível prever após três corridas uma disputa pelo título somente entre esses dois pilotos (Vettel e Hamilton)? Sim, é possível.
        A Ferrari é melhor do que a Mercedes? Não, sobretudo nos treinos?
       Porque a Ferrari está a frente? Vários fatores, início de temporada, as equipes estão entendendo os novos carros, as estratégias de corridas da Ferrari foram melhores duas vezes, a da Mercedes apenas uma e Vettel em uma fase mágica, até melhor do que a do Hamilton que é também um piloto fora de série.
    A temporada será toda assim? Parece que sim, mas principalmente após a Espanha os carros tendem a melhorarem, aí o equilíbrio pode pender para um lado ou para o outro. Mas o que interessa mesmo é essa disputa animal, entre um tetracampeão e um tricampeão, pelo campeonato de 2017.

       Que venha Sochi na Rússia.

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