domingo, 26 de março de 2017

A VOLTA DA FERRARI, A VOLTA DE VETTEL


    Mais uma temporada se inicia, o palco é a simpática pista de Melbourne na Austrália, as condições eram as melhores possíveis. A primeira largada é abortada por causa de posicionamento errado dos carros no meio do pelotão, melhor para Ricciardo que corria contra o tempo para conseguir largar dos boxes.
   Na largada para valer os pilotos se respeitam e passam a primeira curva sem incidentes.Felipe Massa larga muito bem e por fora consegue ganhar uma posição. Vettel mesmo largando por fora, na parte suja da pista consegue se manter em segundo e depois começa a se aproximar da Mercedes de Hamilton. No meio da volta Magnussen e Ericsson se tocam e vão para a brita. Apenas na segunda volta da corrida é que Ricciardo consegue largar, com a corrida completamente comprometida. 

Acidente entre Magnussen e Ericsson.


   Na volta cinco, Vettel continua próximo de Hamilton mas a grande pressão aerodinâmica causa muita turbulência para o carro de trás fazendo com que a ultrapassagem se torne mais difícil do que antes, mesmo com todos os recursos. Bottas se estabiliza em terceiro e em quarto, distante dos líderes está Kimi Raikkonen.
   Na volta dez a transmissão de TV pega a câmera do cockpit de Vettel, e é evidente o esforço do piloto com esse modelo de carro mais robusto. A vantagem de Hamilton para Vettel se estabiliza nos dois segundos. A corrida fica em compasso de espera.

   Já na volta treze, Palmer é o primeiro piloto a ter problemas e justamente com freios, ficando mais lento. Lance Stroll começa a atacar o outro novato Giovinazzi, a preocupação de todos era de que ambos se encontrassem na pista e batessem. 

   Na volta catorze o motor da Haas de Romain Grosjean se entrega e o surpreendente desempenho acaba de maneira melancólica. Alonso mesmo com todas as dificuldades da Mclaren assume a décima posição.
    Na volta dezessete, Vettel começa a se aproximar mais intensamente de Hamilton e o piloto inglês entra nos pits e coloca os pneus Macios, ou seja, o mais duro do fim de semana. Vettel permanece na pista mesmo nas voltas seguintes.
    Na volta vinte Sainz e Perez fazem um pega incrível, e o mexicano consegue grande ultrapassagem. Na mesma volta Massa para nos pits. Hamilton com pneus novos cola em Verstappen.
    Na volta 23, Vettel para nos pits e volta exatamente a frente de Verstappen e Hamilton. O jovem piloto holandês até coloca o carro lado a lado mas Vettel prevalece.
   Na volta 25, Marcus Ericsson abandona com a quebra do motor.  Hamilton se desespera por ficar atrás de Verstappen por dois motivos: Primeiro: Ficando atrás de um carro mais lento se perde tempo evidentemente. Segundo: A pressão aerodinâmica faz os pneus de quem vem atrás se desgastarem mais.  
    Após as paradas a diferença entre Vettel para Hamilton era de aproximadamente seis segundos. Quem começava a voar baixo mas claramente vinha para uma estratégia de duas paradas era Bottas. 
    Na volta 29, Ricciardo abandona e termina com seu fim de semana sofrível. Pelo menos o público pode ficar perto de seu ídolo e tirar fotos.
    A partir da volta 30 os pilotos da frente começam a pegar tráfego, nessa disputa Bottas se aproxima de Hamilton. No giro 37, Vettel tinha mais de sete segundo de frente para Hamilton, e o inglês tinha um pouco mais de três para o finlandês Bottas. Nesse momento fica evidente que a disputa pelo segundo lugar é mais intensa do que pela vitória, melhor para a Ferrari.
    Faltando quinze voltas, Bottas continua forçando Hamilton a correr mais. Verstappen se aproxima de Raikkonen e a briga entre eles começa. Lance Stroll sai da pista, se perde no traçado, perde muito tempo passeando na grana e depois abandona.
     Na quinquagésima passagem. Raikkonen consegue suportar a pressão de Verstappen fazendo uma sequência de voltas rápidas. Hamilton e Bottas ficam ainda mais próximos devido aos retardatários, aliás, pilotos do pelotão intermediário que estavam entre os dez primeiros. Na mesma volta Magnussen abandona com o carro da Haas, péssimo fim de semana para a equipe.
    Faltando cinco voltas para o fim, Alonso é ultrapassado na reta por Hulkenberg e Ocon, o piloto da Mclaren tem problemas da suspensão e depois abandona.
    
Momento bonito na corrida e de sofrimento para Alonso.

   As últimas voltas foram um passeio para Vettel, para que pudesse curtir esse momento tão importante, esse retorno da mais tradicional equipe ao topo da tabela de pontos após quatro anos. O resultado faz uma multidão em Albert Park ir a loucura. Abaixo o resultado oficial final da corrida.




Como de costume o blog pontua o desempenho dos dez primeiros da prova. As notas seguem abaixo.

Primeiro colocado: Sebastian Vettel - 9,5
Fez um excelente treino fazendo o segundo tempo, largou bem se mantendo em segundo e mais, se manteve próximo de Hamilton. Na estratégia e com um excelente ritmo de prova consegue a vitória, justa. A Ferrari voltou.

 Segundo colocado: Lewis Hamilton - 9,0
Fez tudo certo na qualificação e na largada, mas se precipitou um pouco ao antecipar a parada, quando voltou ficou atrás de Verstappen comprometendo a sua corrida.

Terceiro colocado: Valtteri Bottas - 8,5
Se no treino foi discreto na corrida se mostrou seguro e com um ritmo de corrida muito bom, fazendo tudo certo na estréia e garantindo um pódio. Pode dar trabalho para Lewis.

Quarto colocado: Kimi Raikkonen - 7,0
Fez um treino discreto, mas largou bem se mantendo em quarto e quando exigido soube resistir aos ataques de Verstappen. Pela vitória de Vettel, Raikkonen passará a ser mais exigido.

Quinto colocado: Max Verstappen - 7,5
Fez tudo o que podia e se esperava, a Red Bull não tem um carro tão bom quanto as Ferrari e nem a Mercedes mas está bem a frente dos outros.

Sexto colocado:Felipe Massa - 8,0
Se não fosse a vitória de Vettel, talvez, Massa fosse o piloto do dia, conseguindo um excelente resultado com a Williams. O carro é razoável mas o trabalho dele foi muito bom garantindo pontos a equipe de Grove. Talvez Lance Stroll devesse aceitar Massa como seu tutor, teria muito a aprender.

Sétimo colocado: Sergio Perez - 7,5
Perez começou a prova de maneira bem discreta mas subiu de produção ao longo do GP e fechou o dia em uma boa sétima posição.

Oitavo colocado: Carlos Sainz - 7,5
A Toro Rosso conseguiu fazer um carro bastante razoável e conta com dois pilotos de um bom nível técnico, prova disso é que ambos chegaram em oitavo e em nono respectivamente. Com um pouco mais de ritmo e parando um pouquinho mais cedo o espanhol poderia ter chegado um pouquinho se mais a frente.

Nono colocado: Danill Kvyat - 7,0
Fez seu trabalho direitinho, pontuou mas perdeu a batalha interna contra Sainz.

Décimo colocado: Esteban Ocon - 7,0
Estrear na F1 não é fácil, mas Ocon se portou bem na corrida e fechou o dia em décimo, ganhando um precioso ponto.     

A chegada triunfante de Vettel.


Uma única prova não pode ser parâmetro para a temporada inteira mas com certeza o resultado mostra que esse ano teremos uma disputa mais acirrada na ponta e as ultrapassagens serão mais escassas.  A próxima corrida acontece em duas semana na quente e úmida pista de Sepang na Malásia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...