domingo, 19 de março de 2017

TEMPORADA 2017 DA F1 - Parte 1

Mais uma temporada da F1 se inicia, esse ano com expectativas elevadas por causa das várias mudanças técnicas.  Visivelmente os carros tem duas mudanças significativas, a primeira é o retorno das barbatanas na parte traseira dos bólidos, com certeza a aerodinâmica dos carros será alterada e podemos ter algumas equipes capazes de diminuir a diferença de tempo da Mercedes, a equipe atual tri-campeã da categoria. A outra mudança que, com certeza, chama ainda mais a atenção são os pneus mais largos. Esses pneus ajudam no downforce do carro, os mantendo mais "presos" ao chão e consequentemente os carros ficam mais estáveis e rápidos. Outra característica desses novos pneus é a durabilidade, em algumas corridas seria possível correr sem fazer a parada de box se não houvesse a obrigatoriedade do uso de dois compostos. Veremos muitas corridas com uma ou duas corridas no máximo.

E sobre as equipes e pilotos, o que podemos esperar sobre elas? Vamos analisar as equipes agora.

Mercedes GP - Motor: Mercedes - Pilotos: Lewis Hamilton e Valtteri Bottas.

Lewis Hamilton e Valtteri Bottas.

A Mercedes com linhas mais brilhantes, no estilo "Tron".


A equipe Mercedes com absoluta certeza tem o melhor motor do grid, além disso tem um carro com uma excelente aerodinâmica, consumindo pouco combustível e gasto dos pneus. Falar dos pilotos é fácil, Lewis é certamente o melhor piloto do grid atualmente, mesmo perdendo ano passado para Rosberg, o inglês invariavelmente consegue tirar o melhor do carro. Bottas herdou essa vaga e tem como objetivo primeiro conseguir pódios e acompanhar de perto seu companheiro. Tem muita gente torcendo contra o finlandês para "roubar" essa vaga, essa pressão é a única coisa negativa para a equipe. Pouco em vista dos atritos que aconteciam entre Rosberg e Hamilton.

Scuderia Ferrari - Motor: Ferrari - Pilotos: Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen.

Raikkonen e Vettel, cinco títulos mundiais ao todo.
A Ferrari e suas cores tradicionais.

De todas as equipes a que mais empolgou nessa pré-temporada foi a Ferrari. Fazendo constantemente nos treinos os tempos mais rápidos inclusive usando compostos mais duros, a equipe de Maranello parece ter acertado a mão nesse carro e pode, quem sabe, surpreender a Mercedes. Os pilotos da equipe são extremamente competentes, diferenciados, ex-campeões do mundo e não nutrem a princípio uma rivalidade interna. Vettel esteve abaixo da média ano passado mas com certeza é a aposta principal da equipe para chegar ao topo de novo. Kimi não é o mesmo dos seus áureos tempos, mas ainda tem lenha para queimar e pode surpreender se tiver oportunidade.

Red Bull Racing - Motor: Tag Heuer (Renault) - Pilotos: Daniel Ricciardo e Max Verstappen


Os promissores Max Verstappen e Daniel Ricciardo.
O carro com tons mais escuros exibe uma beleza ímpar.

A equipe das latinhas energéticas foi discreta nessa pré-temporada, mas é conhecida por seus carros primarem na aerodinâmica, fora esse fato a dupla de pilotos talvez seja a mais promissora do grid, pois ambos tem gana de vitória, arrojo e se tiverem um carro competitivo poderão disputar o título. O ponto fraco da equipe entretanto é o motor, aliás, por problemas com a relação entre RBR e Renault a equipe austríaca nem usa o nome da montadora francesa oficialmente. Se a Renault conseguir entregar um motor competitivo, pode ser que a Red Bull possa disputar o título também.


Force India - Motor: Mercedes - Pilotos: Sergio Pérez e Sebastian Occon

Sebastian Occon e Sergio Pérez.

O tão falado carro rosa.

A simpática equipe indiana em nenhum momento na pré temporada havia se destacado pela sua velocidade ou rendimento, chegou a apresentar o carro da temporada, muito parecido com o do ano anterior mas causou um alvoroço com o carro "rosa", para destacar um de seus patrocinadores. O motor Mercedes com certeza ajuda o carro em circuitos de alta velocidade mas falta muito para ser uma equipe capaz de brigar por pódios. dos pilotos a esperança de pontos reside em Sergio Pérez, o mexicano voador, que apesar de inconstante, quando está inspirado corre muitíssimo bem. Já Occon é uma incógnita, levado à equipe por causa da Mercedes, correu ano passado na Manor e não mostrou absolutamente nada. A expectativa da equipe seria de ficar entre as cinco melhores no ano.




Equipe: Williams - Motor: Mercedes - Pilotos: Felipe Massa e Lance Stroll


Felipe Massa e Lance Stroll.

Carro muito similar ao 2016 esteticamente, mas com um potencial bem maior.


Além da Ferrari, outra equipe aparentemente feliz com a pré temporada é a Williams. Se no início do ano tudo parecia complicado com a aposentadoria do Massa e com o assédio da Mercedes em cima de Bottas, tudo mudou como um passe de mágica. Primeiro, Massa aceita regressar a a categoria, sendo um piloto experiente, não faz besteira, pode não ser tão rápido como era mas conseguiu surpreender se adequando a esse novo modelo de carro e pneus. A parceria com a Mercedes rendeu frutos pois a equipe, apesar de ter cedido Bottas, ganhou motores Mercedes para a temporada sem custo e de quebra abriu vaga para Lance Stroll e seus caminhões de dinheiro aportarem em Grove. Se por um lado o piloto é inexperiente e aparentemente um pouco arrogante, por outro o grande problema da Williams é dinheiro e isso parece ter sido solucionado essa temporada. Quem sabe a Williams consiga surpreender esse ano, se trata da última equipe "garagista" da categoria, sem um grande grupo ou montadora mandando e desmandando em tudo.



Como puderam percebe o blog deu uma pausa nos posts sobre os Templos Sagrados da F1, mas por um motivo justo, de apresentar os carros e pilotos para a temporada 2017. Amanhã sairá a segunda parte da Temporada 2017 da F1 pois a temporada já começa dia 26 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...