sábado, 25 de março de 2017

MELBOURNE - O TREINO DECISIVO.

A nova temporada da F1 se inicia em Melbourne, na Austrália, repleta de expectativas sobre o desempenho dos novos carros e na relação de forças entre as equipes. Os treinos livre esfriaram um pouco os ânimos, com resultados não muito satisfatórios.

Os treinos livres mostraram que realmente os carros estão muito mais rápidos, Hamilton fechou o treino abaixo do tempo de 2011, que era o recorde da pista. A relação entre Mercedes e Ferrari decepcionou pois os carros prateados pareciam muito mais rápidos. A única notícia digna de nota é que Pascal Wehrlein não apresentou condições físicas adequadas para correr, o preço das novas exigências dos carros, sendo trocado elo italiano Antonio Giovinazzi. A Sauber começa com problemas em um ambiente conturbado,

No treino classificatório, nenhuma grande surpresa no Q1, os pilotos Lance Stroll, Jolyon Palmer, Vandoorne, Kevin Magnussen e Giovinazzi foram limados da disputa. Curioso é perceber que houve uma grande variedade de equipes presentes, mostrando claramente o desnível técnico entre primeiro e segundo pilotos nas equipes menores. Por exemplo, enquanto Palmer ficou em vigésimo seu companheiro de equipe Nico Hulkenberg fechou a sessão em quinto.

No Q2, a ameaça de chuva pairava no ar mas a sessão transcorreu sem nenhuma gota de chuva. Chamava a atenção durante a transmissão um novo mapa de velocidade, mostrando não somente o desempenho do piloto nos 3 setores da pista, mas em 30 pontos de aferição ao longo do circuito, mostrando de maneira mais completa o desempenho do piloto. Sobre o Q2 propriamente dito Alonso sofria com a Mclaren, a vibração do carro era tão intensa que interferia no desempenho de diversos componentes de seu bólido, inclusive o motor. Marcus Ericsson se conformava em ficar na décima quinta posição, sendo esta p limite para a Sauber. A Ferrari e Red Bull começavam a acentuar a disputa pela segunda fila da corrida, com vantagem para a equipe italiana. Ao fim do Q2, além de Ericsson e Alonso são eliminados Esteban Ocon, Hulkenberg e Sérgio Pérez. A pole provisória ficou com Bottas seguido por Hamilton.


No intervalo que antecedia o Q3, a pista começava a molhar com a chuva fina que caia. os pilotos rapidamente iam para as pistas. Hamilton fechava a sua volta e tomava para sia a pole position, Vettel por apenas dois milésimos supera Bottas e fica em segundo. A briga ficava interessante quando Ricciardo roda e bate no muro de pneus, causando bandeira vermelha na pista. O desapontamento é geral, do piloto que corria em casa, da equipe que esperava um melhor posicionamento e da torcida que lotava o circuito. Depois de um pouco mais de dez minutos o treino recomeçava com oito minutos no cronômetro e pista seca, pelo pouco tempo que resta os pilotos que não haviam marcado tempo partiriam para apenas um tentativa de volta rápida. 

No vídeo abaixo o acidente de Ricciardo.



O fim do treino é agitado, Bottas por alguns segundos fica na pole, mas Hamilton rouba o doce na boca da criança e depois Vettel também o ultrapassa. Raikkonen decepciona e fica em quarto mas muito distante. Max Verstappen fica em quinto com a sua Red Bull. A surpresa do dia Romain Grosjean é o sexto colocado, excelente posição para a Haas. Em sétimo o brasileiro Felipe Massa, em oitavo Carlos Sainz, em nono Kvyat e em décimo sem tempo Ricciardo.

Hamilton na frente novamente, quem pega?

Sobre o treino algumas considerações, a Ferrari está abaixo sim da Mercedes mas bem mais próxima do que no ano passado.E por falar em Mercedes, Hamilton confirma seu favoritismo e conquista a sua sexta pole position na Austrália, se igualando a Senna nessa estatística. 

Domingo a corrida acontece às duas da manhã, com transmissão da Rede Globo e vt completo no Sportv 2 ás dez da manhã. Vale a pena conferir esses nossos carros e todos contra a Mercedes. 





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