terça-feira, 24 de janeiro de 2017

TEMPLOS SAGRADOS DO AUTOMOBILISMO - ESTORIL

   Seguindo com a matéria Templos Sagrados do Automobilismo, vamos cruzar oceanos, ir para o Velho Mundo, mais precisamente na "terrinha". 
   Portugal nunca foi celeiro de grandes pilotos para a Fórmula 1, o maior destaque na categoria foi o piloto Thiago Vagaroso Monteiro. O piloto com nome próprio para piadas, foi responsável pelo único pódio de Portugal na categoria, no GP de Indianápolis, em muito, graças ao boicote das equipes que utilizavam pneus Michelin, essa corrida ocorreu com apenas seis carros.
   Apesar de tudo isso, Portugal esteve no cenário máximo do automobilismo por anos graças ao seu belíssimo e desafiador circuito de Estoril. O autódromo é citado por pilotos que por lá competiram como completo pois possui curvas de alta e baixa, uma longa reta, subidas e descidas, enfim para correr bem lá é preciso ser um piloto completo.
Imagem aérea do circuito de Estoril.

   O circuito famoso por abrigar corridas de carros e motos, foi palco da F1 entre os anos de 1984 e 1996. A seletiva pista portuguesa possui várias histórias interessantes a serem mencionadas, não só na F1 mas como na Moto GP por exemplo. A primeira dessas curiosidades é falar dos vários pilotos que por lá foram sagrados campeões. O austríaco Nikki Lauda, em 1984, foi Tricampeão da temporada por apenas 0,5 (meio) ponto de vantagem sobre Alain Prost, então companheiro de equipe na Mclaren. Mas Prost também sentiu o gostinho do triunfo na pista portuguesa ao ser Tetracampeão em 1993, pilotando o "carro de outro mundo" que era a Williams Renault. 
Prost comemorando seu Tetracampeonato.

 
No pódio de 1994: O vencedor Prost, o segundo colocado mas campeão do mundo Nikki Lauda e em terceiro Ayrton Senna com a modesta Toleman.

   Para os brasileiros a pista é extremamente especial, foi nesse circuito que Ayrton Senna conquistou, na Lotus, a sua primeira pole position e a sua primeira vitória na F1. Na corrida, sob uma intensa chuva e frio o piloto mostrou todo seu talento como piloto e mostrou o porque de ser chamado de "Rei da chuva". Vale ressaltar que a Lotus vinha a três anos sem vencer na categoria e Senna foi contratado especialmente pela corrida fantástica que fez em Mônaco no ano anterior. Abaixo um vídeo com a corrida na íntegra. Perceba que a larga vantagem, quase absurda que Senna obtém em relação aos outros adversários.


   Hoje, Portugal possui além de Estoril, um outro circuito em Algarve, mais moderno e muito bom, que há uns anos atrás quase entrou no calendário da F1 mas a crise econômica portuguesa faz com que nenhum dos circuitos tenha chance de entrar na categoria. Ruim para a F1, pior ainda para os portugueses. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...