quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Templos Sagrados do Automobilismo - JEREZ


   A belíssima região de Jerez de La Frontera na Espanha é conhecida pela exuberância do campo e dos famosos vinhedos. Jerez por muitos anos foi o local escolhido pelas equipes de Fórmula 1 fazerem testes na pré temporada, entretanto, nos últimos anos o local foi preterido por causa do circuito da Catalunya que já faz parte do calendário da categoria máxima do automobilismo como sede do Gran Prix da Espanha. 
   Mas nem por isso Jerez ficou largado, pelo contrário, várias categorias menores de Fórmula correm por lá e além disso o circuito abriga o GP da Espanha de Motovelocidade, com tantos espanhóis na categoria, como Jorge Lorenzo, Marc Marquez e Dani Pedroza, é possível presumir que a etapa é um sucesso.
   A história de Jerez todavia é ainda mais antiga, e o circuito abrigou as etapas do GP da Europa na Fórmula 1 nos anos de 1986 à 1990, 1994 e 1997. Porque GP da Europa? Oficialmente a Fórmula 1 vende a exclusividade de sua marca a um país, entretanto existem em certos momentos, países que se dispõem a a ter mais de uma etapa mas não podem colocar oficialmente o nome de seu país na outra etapa. Isso é muito comum no mundo da F1, por exemplo, Dijon Prenois que é na França foi tarjado como GP da Suíça pois a França já tinha uma etapa no calendário. Nurburgring já foi chamado de GP de Luxemburgo e também de GP da Europa apesar de pertencer a Alemanha. A própria Espanha teve o GP do Mediterrâneo no circuito de rua de Valência e ao mesmo tempo tinha a sua etapa, chamada de GP da Espanha na Catalunya. E vários outros casos poderiam ser citados.
   Mas voltando a história da F1 em Jerez, os maiores vencedores do circuito são Senna e Prost, cada um com duas vitórias. Aliás é com Senna em 1986, justo na primeira vez do circuito na categoria, que aconteceu aquela que por anos foi a chegada mais dramática e apertada da F1. Senna pela Lotus largava na pole e fica a frente na corrida até a 40a. volta quando Mansell o ultrapassa e abre. Aquela que seria uma vitória fácil do piloto da Williams vira um drama pois um pedaço de metal se agarra ao carro do inglês, danificando a aerodinâmica do carro e seus pneus. Mansell a dez voltas do fim faz seu pit stop e volta de maneira alucinada, tirando rapidamente a diferença para Prost e ultrapassando o francês. Nas últimas quatro voltas o inglês da Williams começa a caçar Senna, na metade final da última volta Mansell fica muito próximo do brasileiro e com o vácuo abre na reta final para tentar a ultrapassagem. Por apenas 0,014 centésimos de segundos o brasileiro obtém a vitória, o curioso que nenhum dos dois comemorou a vitória até o anúncio oficial.
   O vídeo abaixo mostra o fim dramático da corrida.
   

A imagem prova o quão apertada a chegada aconteceu.

   O GP de 1997 foi o último no circuito que apresentava um boa combinação de velocidade e técnica, o privilégio de ser o derradeiro vencedor coube ao finlandês Mika Hakkinen. Mas longe de ser um GP simples, essa última etapa em Jerez, que também era a última da temporada, foi marcante desde o treino qualificatório, no qual três pilotos fizeram exatamente o mesmo tempo, na ocasião o canadense da Williams Jacques Villeneuve e os alemães Michael Schumacher e Hein-Harald Frentzen cravaram 1:21,072, o regulamento na época previa que o primeiro que fazia o tempo ficaria a frente, melhor para Villeneuve que fez a pole position. A corrida teve uma polêmica gigantesca na atitude de Schumacher de tentar jogar o carro em cima de Villeneuve na volta 47 e tentar impedir a ultrapassagem do canadense. Pior para o alemão que ficou agarrado na brita e abandonou enquanto Villeneuve seguia na prova e conquistava seu único título na F1. Schumacher após a corrida foi desclassificado da temporada, tendo seus pontos retirados. Se com Hill em Adelaide o acidente deu margem a dúvidas, em Jerez o piloto foi tachado de "Dick Vigarista" e teve de conviver por muitos anos com essa alcunha de piloto desonesto. Hakkinen e Coulthard fizeram a dobradinha da Mclaren e mostravam que a escuderia inglesa seria a força a ser batida nos anos seguintes.
   
Uma imagem diz mais do que mil palavras.
   Já o vídeo mostra a sequência completa do acidente.

  Jerez com certeza propiciou aos entusiastas do automobilismo grandes e preciosos momentos marcantes. Com certeza Jerez entra nessa lista como um saudoso circuito da F1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...