segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

TEMPLOS SAGRADOS DO AUTOMOBILISMO - ADELAIDE


   Seguindo com a matéria Templos Sagrados do Automobilismo, hoje continuaremos no lado Oriental do planeta, pois falaremos de Adelaide, circuito de rua situado na Austrália.
   O traçado que fez parte do calendário da F1 entre os anos de 1985 até 1995, situa-se nas ruas de East Parklands e teve por diversas vezes o privilégio de encerrar as temporadas de F1. Em suas ruas de curvas fechadas mas com retas largas e compridas, a categoria máxima do automobilismo mundial teve vários momentos históricos a serem contados por toda a extensão de seus 3.780 metros.
   
Imagem da largada em Adelaide em 1994.

   Em 1986 a corrida final da temporada foi palco do embate derradeiro entre o leão Nigel Mansell e Alain Prost pelo título do ano, melhor para o francês que viu seu adversário abandonar por conta de um pneu furado.

O fatídico momento de Mansell em Adelaide

   Em 1989 a categoria presenciou a última corrida dos motores Turbo, a vitória ficou com Prost, que na época havia se sagrado campeão de maneira polêmica na corrida anterior quando se chocou com Senna na chicane em Suzuka e o brasileiro mesmo vencendo foi desclassificado.
   Em 1993 o circuito australiano foi palco da última vitória de Ayrton Senna, que viria a morrer no ano seguinte.
A última vez que Senna ergueu a bandeira do Brasil nas comemorações.

   O ponto mais alto de todas essas corridas porém ocorreu 1994, quando o então piloto sensação Michael Schumacher da Bennetton liderava a corrida e bateu, desesperado o alemão retornou a corrida e propositalmente jogou seu carro contra Damon Hill da Williams. Hill depois de abarroado ainda tentou ficar na corrida mas não conseguiu. Schumacher então de maneira extremamente polêmica conquistou seu primeiro dos sete títulos mundias que obteve na F1. O ponto mais emocionante dessa corrida foi a despedida de Nigel Mansell da F1, com direito a vitória na Austrália.

Abaixo está o vídeo com imagens do acidente entre Schumacher e Hill. Tirem as próprias conclusões com as imagens.




   Na última corrida do Circo da F1 na Austrália foi marcada pelo gravíssimo acidente do então jovem e promissor piloto finlandês Mika Hakkinen. O acidente obrigou o piloto a passar por uma grave cirurgia e quase o afastou definitivamente das pistas.
   Adelaide acabou sendo substituída por Melbourne, a corrida na Oceania deixou de encerrar a temporada para passar a abrir o ano da categoria máxima do automobilismo. Mesmo Melbourne sendo uma pista que propicia historicamente boas corridas é impossível não ter saudades das ruas de Adelaide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...