domingo, 22 de janeiro de 2017

TEMPLOS SAGRADOS DO AUTOMOBILISMO - FUJI


    Depois de um ano sabático a Radio Paddock Brasil regressa tentando preencher um vazio cada vez maior no fascinante mundo do automobilismo: trazer bons comentários e boas reportagens sobre o esporte a motor. Para coroar esse retorno começaremos uma série de pequenas reportagens e curiosidades sobre os gloriosos circuitos que infelizmente não fazem parte do atual circo da Fórmula 1.
    Pare e pense em circuitos bacanas, que não fazem parte do calendário da Fórmula 1 atual, circuitos com história, bons traçados, mas que foram preteridos nessa busca incessante de Bernie Ecclestone por lucro, deixando a paixão e a história do esporte relegados a segundo plano. 
    Para citar alguns podemos podemos falar sobre Jerez de La Frontera, Imola, Paul Ricard, Magny Cours, Aintree, Oscar Gálvez, Watkins Glen, Adelaide, Nivelles, Hockenheim, Nurburgring, Brands Hatch, Zandvoort e Indianápolis. Além desses circuitos existem outros com pouca história e tradição mas que merecem destaque e no momento oportuno serão mencionados.
    A matéria começa falando de Fuji, circuito japonês situado em Shizuoka no Japão. O Fuji International Speedway leva esse nome pois se localiza bem aos pés do monte Fuji, a parte Speedway do nome se dá pois o traçado inicialmente era idealizado como um circuito oval, porém devido a falta de recursos apenas uma das curvas ficou prova e foi utilizada. 
Circuito de Fuji, ao fundo o famoso Monte Fuji.
    
Os entusiasta de automobilismo que se divertiam nos simuladores antigos que existiam nos fliperamas vão se lembrar que uma das pistas utilizadas era o de Fuji. Nas cabines onde os fãs se sentiam como Senna ou Piquet devem se lembrar que qualquer batida como o carro resultava em uma explosão.

Um dos primeiros simuladores possuia o circuito de Fuji como destaque.

    O traçado japonês porém ficou marcado em 1976 pela corrida épica em que James Hunt e Niki Lauda disputaram o título. Lauda ainda se recuperando dos ferimentos de seu trágico acidente em Nurburgring chegou ao Japão na liderança do campeonato por apenas três pontos a frente de Hunt. Niki entretanto abandonou a prova logo no início pois percebia que a corrida não apresentava boas condições de segurança devido ao temporal que caia. Hunt continuou na prova, liderou por várias voltas mas no fim seus pneus apresentaram um desgaste acentuado e teve de parar nos boxes. Tendo poucas voltas para se recuperar, Hunt em um ritmo alucinado foi ultrapassando seus adversários e conseguiu chegar em terceiro, sendo campeão do mundo por apenas um ponto a frente de Lauda, que acompanhou o restante da prova dos boxes, alheiro a tudo isso Mario Andretti venceu a prova. Detalhes dessa história estão contadas no livro Shunt de Tom Rubython e no filme Rush. Um pequeno trecho desse filme sensacional segue abaixo.

A disputa entre Lauda e Hunt virou um filme recentemente.



    O autódromo japonês saiu do calendário em 1977, mas regressou brevemente nos anos de 2007 e 2008. Restaurado e patrocinado pela Toyota (que então possuía uma equipe oficial na F1), o traçado japonês recebeu a categoria substituindo o glorioso templo de Suzuka. Mas a mudança não durou muito, pois a Toyota abandonou a categoria, e logicamente, investir na corrida não seria um bom negócio. Já a Honda, sua arqui-rival no cenário automobilístico japonês na época, patrocinava uma equipe na F1, e de quebra era detentora do circuito de Suzuka. Com certeza a Honda deve ter ficado bastante alegre com a decisão da Toyota naquela época.
    Atualmente a pista só é utilizada para categorias japonesas e para o campeonato de Endurance da FIA, mas com certeza foi um palco marcante (mesmo que brevemente) para a Fórmula 1. Poucos circuitos são responsáveis diretos para o sucesso de Games, Livros e Filmes. O circuito de Fuji foi e estará para sempre marcado como um dos mais desafiadores circuitos em que a categoria já esteve.
O circuito hoje em dia, o clima instável é marca indelével do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...