domingo, 21 de junho de 2015

Rosberg volta a vencer

Três pilotos que usam motores Mercedes nas três primeiras posições.


O Grande Prêmio da Áustria é realizada no belíssimo circuito de A1 Ring na pequena cidade de Spilberg, o traçado possui excelentes pontos de ultrapassagem e por ser um circuito de pequena extensão qualquer erro nos treinos pode ser fatal.
No sábado a pista começou molhada mas foi secando durante o Q1, quem se deu mal foi Raikkonen que não conseguiu abrir a sua volta e largou no fim do grid. No Q2 a surpresa foi o bom desempenho de Felipe Nasr que avançou de fase. No Q3, a briga pela pole position foi intensa, Rosberg e Hamilton travando seu duelo particular pela posição de honra. Na última tentativa de Hamilton no minuto final de treino o inglês erra, roda e perde a oportunidade de melhorar o tempo. Rosberg quer vinha voando nos dois primeiros setores, pronto para abocanhar a pole erra na última curva e vai parar na caixa de brita, um fim de treino melancólico para as Mercedes, menos mal que os carros são muito mais rápidos do que os demais e não foram ameaçados por ninguém. Para Hamilton o resultado significa a sétima pole em oito disputadas, um número impressionante. A outra surpresa do treino foi o bom desempenho de Nico Hulkenberg que fechou o dia em quinto, talvez motivado pelo excelente desempenho que teve nas 24 Horas de Le Mans.
No domingo, tempo bom, temperatura amena, ideal para a corrida. Na largada Hamilton traciona mal, Rosberg mesmo do lado sujo da pista arranca melhor e pula para a ponta. Determinado a recuperar a primeira posição Hamilton pressiona Rosberg por meia volta e dava pinta de quem ia conseguir o intento mas lá na turma do fundão Raikkonen e Alonso se enroscam e batem forte no muro. O acidente talvez ocasionado talvez por um toque de algum piloto em Raikkonen acaba por determinar a entrada do safety car.


Brincadeira do dia: Onde está Raikkonen?

Quando a relargada acontece na volta 7 os oito primeiros eram: Rosberg, Hamilton, Vettel, Massa, Hulkenberg, Verstappen, Bottas e Nasr. Rosberg consegue relargar bem e começa a abrir vantagem para Hamilton. No pelotão intermediário boas brigas aconteciam, Pérez, Grosjean e Maldonado faziam um bom pega, assim como Hulkenberg, Verstapeen e Bottas. Quem decepcionava era a Red Bull muito ao fundo do pelotão, pelo menos Ricciardo arriscava uma estratégia diferente largando com pneus macios enquanto que os outros largavam de pneus super macios.
Antes da primeira rodada de pit stop, Hamilton que chegou a estar mais de cinco segundos atrás de Rosberg começa a tirar a diferença e a leva para a casa dos dois segundos. Rosberg por estar na frente para primeiro e quando Hamilton faz seu pit ele retoma a posição e consegue abrir uma vantagem um pouco maior mas o grande prejuízo do inglês foi que na saída dos boxes ele avança pela linha branca de segurança na saída dos pits e recebe uma punição de cinco segundos. Visivelmente Hamilton desistiu da vitória após receber a notícia. Outro que se deu mal na parada de pit stop foi Vettel, que teve problemas na colocação da roda e perdeu mais de treze segundos na parada, a vantagem de mais de cinco segundos para Massa foi perdida junto com a posição.
Na parte final da prova, Nasr sofre com o desempenho mais fraco do carro, perde posição para Verstappen, Pérez e por fim para Ricciardo, que o retira da zona de pontos. Na frente Vettel pulveriza a diferença para Felipe Massa e faltando seis voltas para o fim o alemão da Ferrari já podia abrir a asa móvel, o famoso DRS. Felipe com muita determinação e inteligência conseguiu segurar a Ferrari que estava mais rápida e colocou-se com méritos no pódio. Rosberg mesmo com problemas na últimas duas voltas chega a frente sem muita dificuldade.
A corrida não foi ruim mas não foi emocionante como poderia ser, Red Bull e Mclaren fazem falta a disputa.

Abaixo a nota dada aos pilotos pelo desempenho na corrida.

1o. Rosberg - 8,5
Errou no treino mas acertou na largada, segurou o ímpeto de Hamilton na primeira volta e soube administrar a corrida após o safety car, imprimindo um bom ritmo.

2o. Hamilton - 7,0
Fez a pole position mas por pouco não a jogou fora, largou mal e para finalizar levou uma punição por conta de um erro tolo. Desempenho muito aquém do atual campeão.

3o. Massa - 8,0
Fez o quarto lugar no grid, a frente de Bottas, largou bem e fez o que o carro permitia, no final da corrida soube se defender muito bem de Vettel. Massa no dia em que chegou aos mil pontos na carreira foi levado ao pódio pela quadragésima vez na carreira. Bonito de ver.

4o. Vettel - 8,0
Foi o primeiro dos "normais" nos treinos, seguia tranquilo para o pódio mas uma "porca maldita" o atraso nos pits, Vettel soube manter a calma, tirou a vantagem que Massa abriu mas não conseguiu a ultrapassagem.

5o. Bottas - 7,0
Um treino e uma corrida consistentes mas não foi brilhante em momento algum.

6o. Hulkenberg - 7,0
O carro ajudou na Áustria mas a motivação pós Le Mans foi visível no desempenho do alemão de pé pesado. Foi muito bem no treino e na corrida.

7o. Maldonado - 6,5
Décimo no treino mas foi bem na estratégia adotada e conseguiu avançar do meio da corrida em diante.

8o. Verstappen - 6,0
Foi bem no treino, e muito combativo na corrida se mostrando um piloto osso duro de roer. 

9o. Pérez - 5,5
Fez um treino fraco mas conseguiu se recuperar na corrida e avançou o suficiente para chegar aos pontos.

10o. Ricciardo - 5,0
Desolado antes da corrida, desolado após a corrida. A Red Bull não fez um carro bom, tanto que os carros da Toro Rosso andam tão bem quanto os carros da equipe principal. Ricciardo tentou uma estratégia diferente mas só conseguiu um pontinho na corrida da terra Red Bull.

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