segunda-feira, 8 de junho de 2015

Fim de Tabu.

Mais um troféu para a vasta coleção.


Pela primeira vez na história a Mercedes com a equipe própria vence o Grande Prêmio do Canadá. Montreal que tem como peculiar característica fortes freadas que são bons pontos de ultrapassagem, coisa rara hoje em dia na F1.
O treino qualificatório foi o principal responsável pela boa corrida em Montreal pois os carros de Massa e Vettel apresentaram problemas e ambos tiveram de largar no pelotão do fundo, sabendo que os carros de ambos apresentam bom rendimento em Montreal era de se esperar a recuperação dos dois. De mais Hamilton garantiu a pole position, a sexta em sete provas na temporada.
Na largada havia a expectativa de algum acidente na primeira curva mas nada aconteceu, Hamilton fechou a porta de Rosberg, Raikkonen conseguiu se manter a frente de Bottas, e Alonso pulou para décimo primeiro e só.
O show a parte de Massa e Vettel durou sete voltas, o piloto da Ferrari se viu agarrado atrás de Massa e Pérez e preferiu antecipar o pit stop. Massa preferiu esticar bastante a primeira parada mas devido o bom rendimento da Ferrari era de se esperar que mesmo fazendo duas paradas Vettel no fim fosse prevalecer.
Após a primeira parada Rosberg apertou um pouco Hamilton mas nunca esboçou uma tentativa de ultrapassagem. Raikkonen rodou sozinho no grampo e perdeu a terceira posição para Bottas. Vettel forçou para cima de Hulkenberg mas não chegou a tocar no carro do alemão que se assustou e rodou, pertinho do muro dos campeões que fica na reta de largada\chegada. Ao meu ver Vettel era passível de punição devido aos critérios adotados pelos comissários não pelo incidente em si.
No fim da prova Felipe Massa apertou o ritmo, se aproveitou do fato de estar com os pneus super macios e ultrapassou Pastor Maldonado chegando em sexto, posição satisfatória pelo carro que tinha. 
Hamilton cruzou em primeiro, voltando a abrir boa vantagem na tabela para Rosberg.

Abaixo a nota dada aos pilotos após o GP da Canadá.

1o. Hamilton - 9,5
Pole position e vitória, não foi uma vitória folgada ma também não foi apertada. Soube largar fechando bem Rosberg e conteve uma distância segura para o companheiro de equipe.

2o. Rosberg - 8,0
Fez um treino ruim segundo ele próprio definiu, ficando bem atrás em termos de tempo para seu companheiro de equipe. Na corrida até teve um bom ritmo e incomodou um pouco Hamilton mas não arrumou nada.

3o. Bottas - 9,0
Pódio merecido, vem fazendo um excelente trabalho na Williams e quando Raikkonen vacilou ele se aproveitou para passar e soube se manter a frente de um carro um pouco mais rápido e equilibrado.

4o. Raikkonen - 6,0
Fez a sua parte no treino ficando em terceiro mas na corrida errou sozinho no grampo e perdeu um pódio certo para Bottas. Um erro tolo de um piloto já em decadência.

5o. Vettel - 8,5
Largou em décimo oitavo por causa de problemas no carro no treino classificatório mas na corrida foi arrojado, arriscou na estratégia e mereceu chegar em quinto, só não foi mais para cima na tabela pois os carros a frente eram equivalentes. Forçou a barra para cima de Hulkenberg e merecia uma punição pelos critérios que são adotados pelos comissários.

6o. Massa - 8,0
Outro que largou muito atrás, fez uma excelente corrida de recuperação e chegou na posição que o carro permitia em condições normais.

7o. Maldonado - 7,5
Pontuou pela primeira vez no ano, fez uma corrida correta, combativo o tempo inteiro e chegou a frente até de onde o carro permitia.

8o. Hulkenberg - 7,0
Fez uma boa corrida, foi bastante combativo mas o entrevero com Vettel (com uma parcela de cukpa própria) lhe tirou as chances de chegar entre os seis primeiros.

9o. Kvyat - 6,5
O carro da Red Bull não é tão ruim mas os pilotos parecem apáticos e decepcionados com os resultados, Kvyat pelo menos chegou aos pontos e a frente de seu companheiro Ricciardo e das equipes satélites. O motor Renault não está ajudando de fato.

10o. Grosjean - 5,0
Pontinho precioso para a equipe Lotus mas o erro dele quando colidiu estupidamente com Stevens foi absurdo, erro de amador, poderia ter jogado esse pontinho fora e com certeza jogou o nono lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...