domingo, 28 de junho de 2015

NELSINHO SE REDIME - PIQUET REDEMPTION

A BANDEIRADA E O TÍTULO MERECIDO.


A Fórmula E é considerada por muitos a categoria do futuro, quiçá substituindo a Fórmula 1 como a maior categoria de monoposto do mundo. Não compartilho com essa ideia mas acho que a Fórmula E tem muito mais a oferecer e pode sim se tornar uma categoria concorrente como era a Indy na época da CART, talvez até mais. A categoria tem vantagens visíveis, é mais descontraída, tem DJ tocando antes e depois das corridas, o povo fica mais perto dos carros e dos pilotos, os circuitos urbanos dão visibilidade maior para aqueles que não conhecem a categoria, tem bons pilotos, boas marcas esportivas e por fim o viés ecológico com carros elétricos. Como fato ruim alguns circuitos urbanos não são capazes de trazerem emoções as provas, não oferecem ultrapassagens esse circuito de Londres é a prova disso.
Mas é inegável o sucesso da categoria já em seu ano de estréia.
Na corrida final três pilotos disputavam o título, Nelsinho Piquet com cinco pontos a frente de Sébastien Buemi e catorze a frente de Lucas de Grassi. No treino qualificatório para a décima primeira (e última) prova, Piquet faz parte do primeiro grupo que entra com a pista ainda molhada e se classifica em décimo sexto. Di Grassi entra no segundo grupo e faz o décimo primeiro tempo, já Buemi entra no terceiro grupo, com a pista quase seca e consegue o sexto tempo, que não chega a ser um bom tempo pois no dia anterior ele havia ganho a vigésima primeira etapa do campeonato nesse mesmo circuito mas pelo menos largaria já sendo o campeão se as posições ficassem daquele jeito.
Na largada Piquet ganhou quatro posições e se colocou atrás de seu companheiro de equipe, Di Grassi avançou duas posições e Buemi se enroscou com Sam Bird e quase perde o bico do carro e permanece em sexto.
Piquet parte para a estratégia de economizar energia e tentar avançar no fim da prova ou esperar um safety car. Buemi fazia uma corrida conservadora já que o resultado lhe dava o título e mesmo assim chegou ao quinto lugar, Di Grassi avançava rapidamente e logo chegou a sétima posição. Após os pit stop, Piquet estava em décimo primeiro mas longe dos rivais, Buemi que estava em quinto erra sozinho e perde uma posição para Bruno Senna.
O safety car entra na pista faltando dez voltas, Nelsinho na relargada está próximo de Turvey, seu companheiro de equipe que estava em nono, a equipe pede e Turvey abre caminho, mas isso ainda era insuficiente para o título, Piquet conta com um carro mais veloz e um erro de Duran para pular para oitavo. Buemi começa então nas voltas finais um ataque impressionante sobre Bruno Senna, o brasileiro se perdesse a posição daria o título ao suíço mas o brasileiro segurou bravamente Buemi e chegou a frente na linha de chegada, quem diria que um Senna ajudaria tanto um Piquet.
Na frente Sarrazin e Bird disputavam a vitória, curva a curva, os dois chegaram a se tocar e Sarrazin corta caminho para permanecer a frente de Bird, ao fim da prova Sarrazin é punido e a vitória cai no colo de Bird, piloto da casa. As contas são refeitas mas mesmo Buemi, Di Grassi e Piquet ganhando uma posição o título ainda permanece com Piquet.
Parabéns também a Di Grassi que talvez tenha sido o mais regular dos três postulantes e se não fosse a desclassificação após a vitória na Alemanha ele teria sido o campeão.

A redenção do piloto brasileiro após o famoso CINGAPURAGATE, e uma boa passagem pela Nascar.
Abaixo a tabela de pontos após os 11 ePrix.

After Round 11

POSNODRIVERTEAM 
R1
 
R2
 
R3
 
R4
 
R5
 
R6
 
R7
 
R8
 
R9
 
R10
 
R11
TOTAL
0199Nelson PiquetNEXTEV TCR
4
DNF
18
15
12 FL
25
15
14 FL
25
10
6
144
029Sébastien Buemie.dams Renault
DNF
15
25
DNF P
0
12
28 P
18
FL
28 P
10
143
0311Lucas di GrassiAudi Sport ABT
25
18
15
DNF
2
15
18
EXC
18
14 FL
8
133
047Jerome D'AmbrosioDragon Racing
8
10
4
0
12
8
10
25
0
18
18
113
052Sam BirdVirgin Racing
15
25
DNF
FL
4
DNF
12
4
DNF
8
27 FL
103
068Nicolas Proste.dams Renault
P
15 P
6
18
25
FL
8
1
4
6
1
88
0727Jean-Eric VergneAndretti--
P
8
P
18
FL
6
15 P
15
0
70
0855Antonio Felix da CostaAmlin Aguri-
4
DNF
25
8
6
2
0
6
--
51
096Loic DuvalDragon Racing----
6
2
DNF
15
0
4
15
42
1021Bruno SennaMahindra Racing
DNF
0
8
10
DNF
10
DNF
0
0
0
12
40



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...