domingo, 15 de março de 2015

MAIS DO MESMO.

Bela estréia de Nasr na F1.
A temporada 2015 da Fórmula 1 este ano tem mais emoção fora das pistas do que dentro. Porquê? Vamos enumerar os fatos: Van der Garde consegue na justiça uma vaga na Sauber, a equipe suíça chegou a ficar de fora do primeiro treino oficial por conta disso, somente com um acordo firmado entre a Sauber e Van der Garde intermediado por Bernie Ecclestone é que impediu a equipe de Peter Sauber de ficar de fora da corrida. Fato 2, a melancólica Mclaren, depois do acidente de Alonso (envolto em uma explicação quase absurda) que deixou o piloto de fora da primeira etapa do mundial, (diga-se de passagem o bi campeão não perdeu absolutamente nada). Fato 3, a Marussia Manor, que foi para a corrida mas não correu. Incrível as coisas que acontecerem pré corrida mas na pista poucas surpresas.
O treino oficial foi dominado amplamente pelas Mercedes, com Hamilton em primeiro e Rosberg em segundo. A boa briga pelo terceiro posto ficou a cargo da Williams com um carro tão bom quanto do ano passado e a Ferrari, extremamente competitiva. A Red Bull decepcionou um pouco assim como a Force India, enquanto que a Sauber foi muito bem mesmo com os problemas fora da pista. Já a Mclaren foi o vexame do fim de semana com tempos de volta vergonhosas. 
A largada do Grande Prêmio da Austrália em Melbourne foi bem vazio, as Marussias não largaram, Bottas que largaria em sexto com problemas na coluna não largou, os carros de Magnussen e de Kvyat com problemas na volta de apresentação nem chegaram a ir ao grid.
A largada ocorreu com Massa em terceiro e dividindo a curva com as Ferraris, Raikkonen fica espremido e acaba tocando em Felipe Nasr, um dos estreantes do ano, Nasr por sua vez largou muito bem pulando de nono para sexto mas acabou tocando na Lotus do Pastor Maldonado, o venezuelano bate forte no muro e abandona. 
Na relargada, Massa sustenta a terceira posição e permanece a frente da Ferrari de Vettel, Nasr muito bem na prova, muito seguro, passa Sainz Jr., outro estreante e assume a quinta posição. Nasr ganhou destaque na transmissão pois se sustentava a frente de Raikkonen e Ricciardo até a primeira rodada de pit stop. Com uma estratégia diferente, Raikkonen arrisca parar duas vezes e consegue passar Ricciardo e Nasr porém após o segundo pit stop a Ferrari erra, não coloca o pneu traseiro direito no lugar e o finlandês abanadona a  prova após a saída dos boxes. Lá na frente Hamilton administrava a corrida com Rosberg sempre muito próximo a ele. 
Por fim a corrida vazia termina sem surpresas e mostra que o ano não terá outros protagonistas senão Hamilton e Rosberg e o Oscar de coadjuvante vai para Jenson Button que mesmo com um carro medíocre fez um esforço lindo para segurar Pérez, porém não conseguiu.

Abaixo as notas aos pilotos:

10,0 - Hamilton - Venceu e já podemos garantir que é o grande favorito ao título.

9,0 - Rosberg - Mesmo sendo a primeira prova do ano parece que 2014 não terminou para ele.

8,5 - Vettel - Um pódio com essa Ferrari valeu muito para o alemão, se a equipe italiana lhe der um carro bom pode ser que essa cena se repita várias outras vezes.

8,0 - Massa - Terceiro no grid, quarto no fim da prova, um bom fim de semana, acredito que os duelos com Vettel voltarão a acontecer.

8,0 - Nasr -  Foi o destaque da prova, correu melhor do que Carlos Sainz Jr., Max Verstappen e Marcus Ericsson que também estreavam. Soube lidar bem com os ataques de Ricciardo e conseguiu um excelente resultado. Primeiro brasileiro a estrear com pontos na F1, aliás foi também o melhor estreante brasileiro. Mas para por aí, dizer que Nasr é um fora de série seria um exagero descomunal.

6,5 - Ricciardo - Não errou na corrida mas também não fez nada brilhante.

7,0 - Hulkenberg - Chegar em sétimo com o carro da Force India desse ano foi um feito, pode até ter sido a melhor posição da equipe no ano, sem exageros.

6,5 - Ericsson - Estreou bem mas longe do excelente desempenho de seu companheiro de equipe.

6,0 - Sainz Jr. - Outro estreante, teve problemas mas chegou ao fim da corrida de estréia.

5,0 - Pérez - Se esforçou de maneira surpreendente para deixar a carroça da Mclaren para trás, se considerarmos que Button tinha um carro muito mais lento, Pérez foi o último da prova "normal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...