domingo, 29 de março de 2015

GRAZIE VETTEL


Resultado surpreendente e simbólico.

Será que teremos um campeonato entre Ferrari e Mercedes?


A corrida da Malásia de F1 foi boa, bastante movimentada, com boas disputas e um final surpreendente.
O treino de definição do grid foi um pouco embaralhado no final do Q2 por conta da chuva, Raikkonen que vinha muito bem nos treinos acabou limado da disputa e abriu espaço para Vettel brilhar.
No Q3, todos fizeram suas voltas mais rápidas com pneus intermediários, a pista nos minutos finais estava bem seca, talvez com mais cinco minutos alguém pudesse arriscar um pneu de pista seca. Hamilton alheiro a tudo e a todos cravou a pole position, Rosberg que estava bem atrás de seu companheiro foi surpreendido pelo belíssimo tempo de volta de Vettel que colocou a sua Ferrari entre as duas Mercedes. Felipe Massa ficou com o sétimo tempo e Nasr com problemas no carro ficou em décimo sexto mas viu seu companheiro Ericsson largar em nono.
A largada não teve alterações entre os primeiros, Massa é que conseguiu pular para sexto, lá atrás no pelotão da confusão, Maldonado é tocado e tem um pneu furado. Nasr pula para o décimo terceiro lugar atrás de Raikkonen. 
Ao fim da primeira volta Nasr se precipita um pouco e toca no pneu de Raikkonen, o finlandês teve de dar praticamente uma volta inteira até parar nos boxes, Nasr perdeu uma aleta na frente do carro e também teve de parar nos boxes.
Na frente Vettel surpreendia se mantendo perto de Hamilton e a frente de Rosberg porém não parecia que ameaçaria o inglês da Mercedes mas tudo iria mudar na quarta volta, quando Ericsson, sozinho perde o ponto de freada no fim da reta e para na caixa de brita, o safety car é acionado, bom para Raikkonen e Nasr que já haviam parado.
Confesso que durante a transmissão xinguei Rosberg de "alguma coisa" covarde, pois quando Hamilton parou nos boxes era a hora de alguém tentar alguma coisa diferente para ganhar a prova, como Rosberg tinha um carro igual e tinha um bom ritmo seria ele a escolha correta para isso, mas não ele não só parou nos boxes como teve de esperar Hamilton sair para depois ele ter de fazer a parada, perdendo um tempo preciso. Na frente nem todos pararam, o mais notório era Vettel, adotando a estratégia de vencer ou ser terceiro, pois segundo lugar não adianta nada.
Na relargada Hamilton saia em sétimo tendo de passar vários carros para chegar até Vettel, para a Ferrari a estratégia estava clara, eles teriam de chagar com esse jogo de pneu até a volta quinze pelos para fazer um pit stop a menos do que as Mercedes, Hamilton foi abrindo caminho e na décima volta já era o segundo, mas Vettel abriu o que pode, mais de nove segundos, diferença que ele teria de administrar até a sua parada. As voltas foram passando e a diferença entre Vettel e Hamilton caia muito pouco a cada volta, Vettel esticando o máximo sua parada faz seu pit stop na volta dezoito, com certeza iria para duas paradas.
Quando volta dos boxes, Vettel vem logo a frente de Rosberg, ou seja, era segundo colocado de fato e Rosberg percebia que estava com problemas pois tinha uma parada a mais a fazer.
Dai para o fim foi Hamilton tentando ao máximo tirar a diferença e Vettel a controlando, a última cartada da Mercedes não funcionou pois no último pit stop Hamilton ao invés de colocar pneus macios, ele acabou colocando os duros, o mesmo tipo de pneu que Vettel tinha naquele momento. Em grande recuperação Raikkonen chegava em quarto, Massa e Bottas fizeram um duelo limpo e bonito nas últimas voltas pelo quinto lugar, melhor para Bottas. Lá trás no fim do pelotão a Force India dava show, só que de horrores, Kvyat e Grosjean foram vítimas de Pérez e Hulkenberg. Nasr com problemas teve de fazer quatro paradas e deu adeus a qualquer bom resultado. Bem mais lá trás Alonso e até vinha fazendo uma prova digna com a Mclaren Honda mas a equipe pediu para ele parar pois detectou problemas, Button abandonou com problemas voltas depois. A equipe pena nesse início de trabalho mas com certeza evoluiu um pouco de um ano para outro.

Abaixo a nota dada ao pilotos após o Grande Prêmio da Malásia em Sepang.

1o. Vettel - Ferrari - 9,5
A vitória de Vettel foi espetacular, construída graças a evolução da Ferrari já na segunda prova, a estratégia audaciosa e o excelente desempenho do alemão. A vitória foi simbólica, um alemão ganhando pela italiana Ferrari remetendo ao passado glorioso de Schumacher e a equipe de Maranello. Vettel venceu quatro campeonatos mas para muitos, inclusive a mim, ele ainda teria de provar que era tão bom para tanto, hoje ele deu mais um passo nessa direção mas a estrada é longa.

2o. Hamilton - Mercedes - 9,0
Fez a pole, e talvez a estratégia naquele momento da prova fosse a correta mas para o azar de Lewis muitos outros pilotos adotaram a mesma estratégia de Vettel que pode abrir uma larga vantagem e soube administrá-la muito bem ao longo da corrida. De consolo o inglês sabe que tem o melhor carro ainda.

3o. Rosberg - Mercedes - 7,0
Acusou o golpe do ano passado e seu desempenho na pista é de um segundo piloto e não de um postulante ao título. Não arriscou nada diferente na estratégia e em nenhum momento ameaçou Lewis ao até mesmo Vettel.

4o. Raikkonen - Ferrari - 8,0
Se a vitória não fosse de Vettel, o Raikkonen teria sido o nome da prova. Não qualificou bem por causa da chuva mas vinha para se recuperar até ser tocado por Nasr e ter um pneu furado, para azar dele o pneu furou justo na última curva da primeira volta, ou seja o finlandês teve de dar uma volta inteira com o pneu furado. Para sorte de Kimi o safety car o colocou na volta do líder porém muito atrás do pelotão. Sua corrida impressionou e mesmo uma Ferrari consistente.

5o.  Bottas - Williams - 7,5
Se qualificou atrás de Massa, ficou atrás a corrida praticamente toda mas no fim estava mais rápido e foi arrojado para passar o companheiro de equipe.

6o. Massa -  Williams - 6,5
Fez uma boa corrida no fim perdeu muito desempenho e a colocação para Bottas. O que irrita é o piloto sempre culpar alguém pelo seu fracasso, o.k. que a Williams fez um pit stop de cinco segundo para ele mas mesmo assim foram apenas dois segundos a mais do que a média e ele ainda voltou a frente de Bottas com razoável diferença. Perdeu na pista a posição pois não soube cuidar dos pneus.

7o. Max Versttapen - Toro Rosso - 8,0
Fez um excelente corrida, chegando a frente dos pilotos da equipe principal e também de seu companheiro de equipe. Mostra que tem muito talento, muito mais do que seu pai.

8o. Carlos Sainz Jr. - Toro Rosso - 7,0
Fez uma corrida muito boa, no mesmo ritmo de seu companheiro de equipe apesar de ter perdido a posição para Versttapen, Sainz se mostra muito constante e não se mete em confusões, ao mesmo por enquanto.

9o. Kvyat - Red Bull - 6,0
Hulkenberg quase lhe tirou da prova mas Kvyat sobreviveu a rodada, superou Ricciardo e marcou preciosos pontos. A Red Bull acusa a Renault de ter feito um motor ruim e fraco, mas o que pesa contra o carro é o fato da Toro Rosso que é uma equipe satélite ter chegado a frente dos carros da Red Bull em condições normais e de igualdade. O problema da RBR é muito mais sério do que sonha a nossa vã filosofia.

10o. Ricciardo - Red Bull - 5,0
Brigou com todo mundo mas o carro não ajudou e no fim parecia apático, o décimo lugar só acresce um ponto a um piloto que deveria sonhar em chegar entre os seis primeiros pelo menos.


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