domingo, 20 de abril de 2014

A Trinca de Lewis

Hamilton está impossível e conquista a terceira vitória seguida.


O Grande Prêmio da China começou mais movimentado do lado de dentro do paddock do que do lado de fora nas pistas. Com a entrada de Matiacci no comando técnico da Ferrari no lugar de Domenicalli a equipe de Maranello praticamente diz adeus ao ano e se foca na temporada que vem. A bem da verdade Stefano Domenicalli perdeu o rumo da bicicleta na equipe e não conseguiu em nenhum momento colocar a Ferrari como grande força de um campeonato, se a equipe pelo menos ganhou provas e disputou alguns títulos foi única e exclusivamente ao talento de Alonso, um piloto muito acima da média.
No treino classificatório, mesmo debaixo de chuva, Hamilton cravou a terceira pole dele no ano e a quarta da equipe na temporada. Rosberg sentiu a pressão do companheiro de equipe e nas duas últimas tentativas de cravar a pole o alemão errou e finalizou o treino em quarto apenas. Rosberg pode estar dando adeus a liderança do campeonato nessa prova, vai ter que remar muito para superar Hamilton. As Red Bull se destacaram, com Ricciardo em segundo e Vettel em terceiro, vale mencionar que esse resultado já mostra uma melhora de performace de Vettel no ano mas ainda muito aquém do que ele próprio é capaz. A Ferrari de Alonso apesar de liderar um dos treinos livres finalizou o classificatório em quinto, nada ruim o resultado mas a expectativa era de estar  mais próximo dos carros da Red Bull e da Mercedes. Felipe Massa fecha a terceira fila, novamente a frente de Bottas, com um porém negativo, a chuva novamente atrapalha o desempenho dele e do carro da Williams, em tempo seco Felipe pode quem sabe andar melhor do que isso em treinos.
A largada da corrida foi emocionante, Hamilton se manteve na ponta, Vettel utrapassou Ricciardo, Alonso se aproveitou e também se colocou para ultrapassar Ricciardo, nesse momento o veloz Felipe Massa que largou muito bem sai do lado de dentro da pistas pois estava encaixotado pelas Red Bull e acaba tocando em Alonso, pior para Felipe que tevede tirar o pé do acelerador e não pode avançar muito mais. É extremamente importante ressaltar que na camera on board mostra que Alonso em nenhum momento se movimentou após a largada e a acusação de Massa que o espanhol teria o tocado  foi uma desculpa pelo seu erro, pior ainda é ver o narrador e os comentaristas da transmissão de TV culpando o Alonso por diversas vezes por algo que ele não teve culpa, ao contrário, foi vitíma, lamentável o papel da TV Globo. Enquanto isso o calvário de Rosberg se agravava, o alemão que largou em quarto caiu para sétimo mas teve calma para ir ultrapassando os adversários um a um até chegar ao segundo lugar. Outro piloto que viveu um calvário foi Massa que com problemas sérios nos pits perdeu mais de um minuto nos boxes e perdeu qualquer chance de pontuar. De emoção apenas Alonso conseguindo ultrapassar nos boxes Vettel e  resistindo a pressão de Ricciardo, do mais a corrida foi monótona.
Hamilton vence fácil pela terceira vez na temporada, está a apenas 4 pontos do líder Rosberg e desponta como franco favorito ao título da temporada. A prova apesar de monótona teve direito a um fato inusitado, a bandeira quadriculada foi agitada duas voltas antes do previsto e por isso horas após a corrida ter acabado, a FIA resolveu encerrar a prova pelos resultados da 54a. volta e não da 56a. volta como era programado. Sabe o que isso significa? Nada.

Abaixo as notas dadas aos dez primeiros da corrida:

1o. Lewis Hamilton - Nota 10
Pole position debaixo d'água, rápido no seco, largou bem e colocou um caminhão de pressão na cabeça de Rosberg. Hamilton tem um carro maravilhoso mas também está guiando o fino, com certeza o ano será de muito sucesso para ele.
2o. Nico Rosberg - Nota 6
Se qualificou em quarto por conta de erros próprios, largou mal caindo para sétimo, o mérito de Rosberg foi de não ficar afoito e cometer algum erro estúpido do mais fez o que deveria fazer e chegou em segundo graças ao seu carro espetacular.
3o. Fernando Alonso - Nota 8
A Ferrari se mostra um carro mais propenso a disputar posições com Force India e Williams mas o espanhol que é genial consegue inclusive se meter a frente das Red Bull e beliscou um pódio até improvável. O resultado deve motivar o espanhol para a próxima prova em sua casa.
4o. Daniel Ricciardo - Nota 7
Mais uma vez Daniel largou a frente de Vettel e depois acabou a prova a frente de Vettel, com certeza o australiano se mostra muito veloz, calmo e principalmente talentoso, a ponto de causar uma sombra cada vez mais para Vettel.
5o. Sebastian Vettel - Nota 6
O tetracampeão fez um bom treino e uma excelente largada mas perdeu na parada de pit stop a posição para Alonso e na base da estratégia acabou perdendo a posição para Ricciardo também. O resultado não chega a ser ruim mas o fato de chegar novamente atrás de Ricciardo deve estar incomodando a ele.
6o. Nico Hulkenberg - Nota 7
Mais uma vez o incrível Hulk fez uma boa prova e garantiu mais um bom resultado, talvez a equipe esperasse um melhor desempenho por causa da grande reta mas com certeza o resultado não é ruim ao analisar os carros que ficaram a frente.
7o. Valtteri Bottas - Nota 6
Largou mais uma vez atrás de Felipe mas pelo menos não fez nenhuma bobagem e conseguiu um sétimo lugar que é batsante razoável. Bottas é um piloto rápido, com talento mas inconstante.
8o. Kimi Raikkonen - Nota 5
Comparar Kimi com Alonso não seria nenhuma maluquice pois ambos já ganharam o título mundial, ambos pilotaram por um bom tempo pela Ferrari mas o desempenho de Alonso é muito superior. Kimi não consegue se qualificar bem, é obrigado a disputar posições com carros de nível semelhante e por isso perde tempo e no fim fica atrás de Alonso. Ano passado na Lotus Kimi era bastante combativo mas esse ano volta ao seu estado melancólico. Tem de abrir o olho pois o novo patrão Marco Mattiacci pode não gostar disso.
9o. Sergio Pérez - Nota 5
Pérez é um piloto bastante inconstante, corrida passada o mexicano foi formidável, nessa prova discreto, chegar atrás de Hulkenberg não é nenhuma vergonha mas pra quem esperava fazer parte de equipes grandes Pérez tem de ter resultados mais expressivos com frequência.
10o. Danill Kvyat - Nota 6
O estreante vai colecionando pontos nesse início de ano, não faz nenhuma besteira e com frequência anda mais rápido que Vergne. O russo com certeza é mais uma boa aposta para o futuro da Red Bull.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...