sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Despedidas



A queda de Webber no pódio, a última barbeiragem do piloto.

Retorno aos boxes com estilo, uma despedida emocionante.



A Fórmula 1 teve um excelente fim de semana no Brasil, com treinos em pista molhada, uma corrida em que a qualquer hora poderia ter chuva e boas ultrapassagens, que é o grande momento do esporte porém o resultado foi o mesmo de sempre, Sebastian Vettel aniquilando os oponentes e vencendo com folga. O grande destaque nessa última prova do ano foi que apesar da prova não valer o campeonato muitas equipes ainda brigavam por melhores posições na tabela de pontos e é claro momentos de despedidas marcantes como a de Mark Webber da categoria e de Felipe Massa da Ferrari.
Rapidamente falemos da prova, Vettel apesar da pole largou mal e foi ultrapassado por Rosberg, Alonso perdeu a posição para Hamilton, Felipe pulou de nono para sexto. As Mercedes na segunda volta foram ultrapassadas e perdiam de maneira acintosa rendimento, poucas voltas depois Alonso ultrapassaria Rosberg. Webber com um bom ritmo ultrapassa Rosberg e pressiona Alonso que se defende bem porém com o desgaste de pneus Webber consegue ultrapassar Alonso pois a Red Bull tinha um carro melhor e mais equilibrado. Massa fazia umma boa corrida e passou Rosberg na pista e nos boxes passou Hamilton. A corrida se encaminhava para uma ajuda de Alonso para Massa porém o brasileiro corta a faixa proibida da entrada dos boxes e sofre um drive through. Massa cai para nono e sem ritmo e desanimado acaba sem conseguir avançar muito mais na prova. Alheiro a isso Vettel vence mais uma corrida e emplaca mais um recorde, o de vitórias em sequência, 9 ao todo. Webber chega em segundo e se despede da categoria literalmente de cara para o vento pois o piloto retira o capacete dele na volta de retorno aos boxes, esse com certeza soube curtir o momento. Alonso mais uma vez impecável fez o que pode com um carro irregular e completa o pódio. Massa se despede da Scuderia Ferrari apenas no oitavo lugar.

Na classificação final do campeoanto de pilotos temos:

Sebastian Vettel com 397 pontos e 13 vitórias.
Fernando Alonso com 242 pontos e duas vitórias.
Mark Webber com 199 pontos e uma vitória.
Lewis HAmilton com 189 pontos e uma vitória.
Kimi Raikkonen com 183 pontos e uma vitória.
Nico Rosberg com 171 pontos e duas vitórias.
Romain Grosjean com 132 pontos.
Felipe Massa com 112 pontos.
Jenson Buton com  73 pontos.
Nico Hulkenberg com 51 pontos.

Na classificação de Construtores temos:

Red Bull Renault com 596 pontos e 13 vitórias.
Mercedes com 360 pontos e 3 vitórias.
Ferrari com 354 pontos e duas vitórias.
Lotus Renault com 315 pontos e uma vitória.
Mclaren Mercedes com 122 pontos.
Force India Mercedes com 77 pontos.


Sobre Webber fale ressaltar duas coisas, primeira quando estreiou pela Minardi era visível o talento do australiano que depois se destacou na Williams e na Jaguar por ser muito rápido em classificações sendo apelidado de "leão de treino". Mais velho e experiente agregou essa velocidade a constância na prova e fez excelentes provas pela Red Bull e quase foi campeão em 2009. Segunda, Webber sempre foi um defensor dos pilotos e não por acaso ele e não Schumacher ou Rubinho era o o presidente da GPDA (Global Pro Drives Association - Associação de Pilotos Profissionais). Webber ao meu ver vai fazer falta mas para na hora certa pois nessa temporada a distância entre ele e Vettel foi enorme, como nunca tinha sido.

Sobre Massa podemos dizer que é o fim de um aera para o piloto brasileiro, e que ele deve ter a consciência de que está na descendente da carreira, mesmo tendo nome e tradição a Williams não ter cacife hoje para bater de frente com Mercedes, Ferrari e Red Bull principalmente. Massa terá que matar um leão por dia e voltar a mostrar seu real valor como piloto para conseguir bons resultados no carro da equipe de Grove.

O ano acaba mas a análise da temporada será feita em breve. A expectativa do próximo ano também será discutida assim como o futuro dos pilotos e equipes que compõem esse maravilhoso circo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...