domingo, 16 de março de 2014

Uma nova F1


Rosberg, o próximo alemão campeão?



A Fórmula 1 mudou, após a primeira prova em Melbourne não dá para afirmar se para melhor ou não, mas com certeza a categoria sofreu mudanças e algumas forças da categoria se aproveitaram bem da situação e outras não. A Williams surpreende pelo bom ritmo, a Red Bull no fim das contas não ficou tão atrás das outras equipes de ponta e a Lotus descobre que o fundo do poço é bem maior do que previam.
Para não falar demais sobre a corrida e cair em obviedades vamos direto a parte do resultado e falar um pouco da atuação dos pilotos na etapa inaugural da F1 2014.

1o. Lugar - Nico Rosberg - Nota 9,5
O piloto alemão vence na Austrália trinta anos depois do feito realizado por seu pai Keke Rosberg. No treino a expectativa era de pole mas ele não a obteve. Na corrida uma largada sensacional e um domínio absoluto na prova.
2o. Lugar - Daniel Ricciardo - Nota 9,5
Corria em casa, estreava na Red Bull  e levou o carro a segunda posição do grid no treino e na prova, sendo que o motor Renault é obviamente mais fraco do que os motores Mercedes. Se pensarmos que Vettel foi apenas o décimo segundo no grid de largada e não completou a prova, o resultado do australiano foi fantástico.
3o. Lugar - Kevin Magnussen - Nota 9,5
O piloto dinamarquês estreiava na categoria, foi ao Q3 ao contrário de Jenson Button, largou bem e conduziu o carro até o pódio, talvez devesse ter atacado mais Ricciardo mas não se pode condenar a reserva do piloto uma vez que o resultado obtido já era no mínimo espetacular. Seu pai Jan Magnussen nunca foi ao pódio da F1 mas seu filho logo na estréia leva um troféu para casa. É para se observar com carinho esse garoto.
4o. Lugar - Jenson Button - Nota 7,0
O ex campeão do mundo não se classificou para o Q3, mas na corrida imprimiu um bom ritmo e soube ser cerebral para passar Alonso e Hulkenberg nos pits. O quarto lugar não chega a ser ruim mas ficou aquém do que poderia devido ao bom carro que tinha.
5o Lugar - Fernando Alonso - Nota 7,0
O carro da Ferrari mais uma vez não é digno do talento de Alonso mas o quinto lugar não chega a ser uma tragédia para a Ferrari. Alonso foi esperto e passou nos boxes Hulkenberg mas demorou para perceber que Button vinha mais rápido por ter parado antes e acabou perdendo a posição para ele. 
6o. Lugar - Valteri Bottas - Nota 7,0
Apesar de não ter feito um bom Q3 e ter sido punido por trocar uma peça do carro, Bottas que largou em décimo quinto foi a sensação da prova. Bottas largou bem e pulou para décimo, depois da primeira volta saiu ultrapassando todo mundo que estava a frente, tais como Vergne, Raikkonen, Button e outros. Na décima segunda volta quando estava em sexto pressionava Alonso. Passar a Ferrari era questão de tempo e com aquele bom ritmo dava tempo de buscar o pódio mas Bottas erra, bate com a roda traseira no muro e a quebra. Bottas tem de fazer meia volta com apenas três pneus e cai para décimo sexto, para sorte dele o Safety Car é acioando e o pelotão se reagrupa. Mais contido Bottas ultrapassa com mais cuidado os pilotos a sua frente e no fim da prova se contenta com o sexto lugar. Mostrou que possui um bom carro e que é um piloto bastante combativo pelo menos.
7o. Lugar - Nico Hulkenberg - Nota 6,5
Mais uma vez o talento do incrível Hulk fica desperdiçado com um carro apenas razoável. A Force India apesar de ter motores Mercedes está atrás da equipe Mercedes, Williams e McLaren no que tange a desenvolvimento do carro. Hulkenberg na primeira parte da prova estava em quarto mas do meio da prova para a frente foi perdendo ritmo e finalizou o dia em sétimo apenas. Um bom resultado pelo carro que tem pelo menos.
8o. Lugar - Kimmi Raikkonen - Nota 5,5
Kimmi errou no Q2, rodou sozinho e ficou de fora do Q3. O finlândes largou bem pulou para o grupo dos oito primeiros e até se esforçou para ficar próximo de Alonso mas errou o ponto de freada algumas vezes e acabou ficando para trás. Um dia fraco para o ex campeão.
9o. Lugar - Jean Eric Vergne - Nota 5,0
O carro da Toro Rosso se mostrou ao menos confiável e a equipe conseguiu pontuar com os seus dois pilotos. Vergne se mostrou combativo e resistiu a pressão do companheiro de equipe no fim da prova.
10o. Lugar - Kvyat - Nota 6,0
Estrear na F1 é sempre complicado mas Kvyat conseguiu não só completar a prova como também marcou um precioso pontinho. O jovem russo talvez até pudesse ultrapassar Vergne mas a equipe preferiu a cautela e os pontinhos em uma corrida com tantas quebras podem ajudar e muito no fim do ano.

Agora vocês devem estar se perguntando, e o pole position Hamilton? E o atual tetracampeão Vettel? E o Massa? Bem todos acabaram abandonando. Massa foi albarroado pelo Kobayashi logo na largada. Hamilton e Vettel abandonaram pois os motores de ambos podiam estourar a qualquer momento. Para eles resta o conforto que seus companheiros de equipe foram muito bem na prova.

Em Tempo: Ricciardo acabou desclassificado pois o consumo de combustível ultrapassou o limite permitido, logo todos atrás dele ganharam pontos a mais e Sergio Pérez herda a décima posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...