quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Die Hard - Talladega


O acidente da última volta em Talladega.

McMurray a metros da bandeira quadriculada.


Ainda era criança quando assisti a prova de Talladega pela primeira vez, o nome da prova era Die Hard, naquela época imaginava que se tratava do nome da pista, poucos anos depois descobri que se tratava do nome do patrocínio da prova, ou seja, Die Hard era o nome do filme do Bruce Willis que aqui no Brasil ficou conhecido como Duro de Matar. Mas sempre achei que Die Hard era mais propício a pista. Porque? Bem geralmente na prova se tem o chamado Big One (acidente envolvendo diversos carros) e quem sobrevive acaba vencendo. 
Talladega é um oval completamente diferente de qualquer outro, é com certeza a pista mais rápida do mundo da Nascar, porém seus desafios não são suas curvas, pelo contrário elas são até fáceis de se fazer, o grande desafio é andar todos os carros juntos na pista, sendo constantemente ultrapassados e empurrados literalmente uns pelos outros. A característica mais peculiar de Talladega são os Packs que se formam (os chamados trenzinhos de fila indiana) porém sempre é possível que dois ou três carros se desgarrem do pelotão e avancem, esse sistema é chamado de duplas e na minha modesta opinião deixa as corridas muito mais emocionantes e com maiores alternâncias.Quando dois ou três carros se desgarram na tentativa de avançar até a liderança ou abrir vantagem para os outros competidores nas últimas voltas o acontecimento é chamado de fuga.

A segunda etapa desse ano de Talladega, já na fase do Chase poderia ser um divisor de águas no campeonato, Kenseth e Johnson separados por apenas 4 míseros pontos poderiam ser envolver em algum acidente e ter sua temporada comprometida mas a prova acabou sendo monótona nesse sentido. Kenseth no começo da prova fez o certo, ficou no bolo dos dez primeiros, Johnson mais conservador ficou mais para trás do pelotão. No meio da prova as coisas se inverteram, Johnson avançou e Kenseth ficou para trás. Em nenhum momento ambos correram risco de se acidentarem mesmo quando andaram pelo meio do pelotão, pois como disse a prova careceu de emoção e disputa. Melhor para Johnson que chegou em um bom décimo terceiro lugar e Matt Kenseth em um modesto vigésimo lugar. O prejuízo de Kenseth acabou até sendo pequeno pois apesar de ter perdido a primeira posição ele ficou a míseros 4 pontos de Johnson, a pequena diferença se inverteu. Quem gostou da prova foi Jamie McMurray que venceu em Talladega (sua segunda vitória no Superpeedway do Alabama) e teve a vida facilitada por conta de um pequeno acidente já na última volta o que evitou que qulaquer outro carro viesse a tentar uma fuga para a vitória.

Na Tabela de pontos temos:

Em primeiro lugar Jimmie Johnson com 2254 pontos e 5 vitórias.
Em segundo lugar Matt Kenseth com 2250 pontos e 7 vitórias.
Em terceiro lugar Kyle Busch com 2228 pontos e 4 vitórias.
Em quarto lugar Kevin Harvick com 2228 pontos e 3 vitórias.
Em quinto lugar Jeff Gordon com 2220 pontos.

São esses os reais postulantes ao título após Talladega, cinco pilotos que tentam conquistar o título, os outros infelizmente ficaram muitos pontos atrás na tabela.

Pelo prêmio de consolação para o décimo quarto colocado, Jamie McMurray ultrapassou Keselowski.
em décimo quarto McMurray com 919 pontos e uma vitória, Keslowski com 889 pontos e uma vitória. Até nisso a situação do atual campeão se complicou no ano.

Talvez McMurray devesse trocar seu nome para McLane.

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