domingo, 17 de março de 2013

No frio de Melbourne o Homem de Gelo vence novamente


Os três melhores do ano passado voltam a mostrar força.


A prova de abertura da temporada de Fórmula 1 desse ano começou com um treino qualificatório bastante complicado. Um verdadeiro dilúvio fez o treino atrasar em quase uma hora, depois quando a pista foi liberada alguns carros não conseguiram se manter na pista e a primeira parte da qualificação terminou e o restante do treino acabou ficando suspensa. No Q1, a decepção ficou por conta de Pastor Maldonado que rodou e não teve como marcar um bom tempo. No dia seguinte, na manhã do Grande Prêmio, os pilotos foram para a pista molhada (mas sem chuva) terminar o treino. Nico Rosberg mais uma vez conseguiu fazer o melhor tempo em volta lançada e mostrava que a Mercedes já tinha melhorado em relação ao ano passado e Pérez foi a grande decepção ao não avançar para a terceira parte do treino.. No Q3 a brincadeira acabou, Vettel dominou o treino e pulverizou os tempos anteriores, Webber ficou em segundo, Hamilton comprovando a força da Mercedes ficou em terceiro, em quarto Felipe Massa que foi constantemente mais rápido do que Alonso nos treinos mostrando o valor do piloto brasileiro, em quinto o campeão das Astúrias, Nico Rosberg foi o sexto, Raikkonen de maneira discreta foi o sétimo e em oitavo Romain Grosjean. Nico Hulkenberg com problemas no carro não foi para o grid de largada.
A largada mostrou a força das Ferrari, enquanto Vettel se mantinha na ponta, Massa pulava de quarto para segundo aproveitando a péssima largada de Webber. Alonso também largou muito bem e fez a primeira curva se espremendo entre Hamilton, Webber e Massa, já na segunda curva o piloto espanhol se consolidava em terceiro. Na segunda volta da prova Alonso parte para o ataque em cima de Massa que resiste bravamente. 
A corrida se desenrolava mas de maneira surpreendente os carros da Ferrari vinha tirando diferença para os carros da Red Bull, comprovando que em ritmo de prova, os carros de Maranello são muito eficientes. Vettel, Massa, Alonso, Hamilton e Raikkonen era a ordem da corrida após cinco voltas de prova. Hamilton com um desgaste maior de pneus acaba sendo ultrapassado. enquanto as Ferrari ficam com o ritmo de prova na balada do carro de Vettel, Raikkonen começa a ganhar espaço na prova e se aproximava deles.
A primeira rodada de pit stop começa na volta sete com Button, na volta seguinte Webber, na volta nove Vettel, na volta dez Massa, e na volta onze Alonso e Raikkonen.
As posições de prova se estabelecem e alguns pilotos que iriam fazer outra estratégia de pit stop estavam a frente dos que pararam, a ordem na volta doze era a seguinte: Hamilton, Rosberg, Sutil, Pérez, Vettel, Massa, Alonso e Raikkonen. 
Mais rápido o pelotão liderado por Vettel logo passa Pérez e vê Rosberg também parar nos boxes, mas Sutil de maneira valente, mesmo com pneus macios e mais desgastados resiste as investidas do atual tricampeão, o pelotão se compactava atrás de Sutil. Hamilton não durou muitas voltas e parou. Sutil assumiu a ponta e por lá ficou durante dez voltas até fazer a sua parada. Nesse momento os cinco primeiros estavam separados por apenas dois segundos. Alonso entre os líderes antecipou o seu pit stop e voltou para a pista sem tráfego e vez uma sequência de duas voltas muito rápidas. Vettel parou duas voltas depois e voltou atrás do espanhol. Sutil parou na volta seguinte e voltou dos boxes disputando a posição com Alonso, mas o espanhol prevaleceu. Massa e Raikkonen se mantinham na pista, Felipe tinha pista livre mas com pneus desgastados e poderia então fazer duas coisas: parar nos pits imediatamente e ficar junto com o pelotão ou arrastar o carro mais algumas voltas e tentar fazer duas paradas. Felipe não arriscou, Raikkonen que estava atrás dele sim. Felipe fez seu pit e voltou atrás de seu pelotão. Raikkonen mesmo fazendo um segundo por volta mais lento ficou na pista e esticou sua janela de parada e assim fazer duas e não três paradas nos pits. Rosberg que estava segurando o pelotão tem problemas no carro e abandona. Alonso então começa a perseguir Hamilton. Alonso e Hamilton que só havia parado uma vez travam uma batalha feroz, mas o espanhol prevalece e abre distância para Vettel, Massa e Sutil. Raikkonen para e Alonso assume a ponta. O espanhol porém cinco voltas depois tem de parar nos pits para a sua última rodada de pit stop.
Raikkonen controla a diferença para Alonso na casa de 6 segundos e vence a prova com certa tranquilidade, Alonso fica em segundo mas mostra que com um bom carro pode bater Vettel, o atual campeão é o terceiro, Massa fecha o dia em quarto e um saldo positivo pela sua garra na prova, em quinto Hamilton, em sexto um discreto Mark Webber, se arrastando em sétimo Sutil que não teve um bom desempenho com pneus super macios, Paul di Resta foi o oitavo, Button em um super discreto nono lugar e Romain Grosjean em décimo.
A vitória de Kimi Raikkonen foi a vigésima na carreira dele e ele se mostra como um dos candidatos ao título. Massa se mostra em forma e muito combativo o que é bom para ele e para a Ferrari. Alonso se mostra com a gana de sempre para ser campeão e Vettel talvez tenha de fato um desafio pela frente.

Sobre os carros podemos afirmar que em ritmo de treino Red Bull e Mercedes estão em clara vantagem sobre as demais porém em ritmo de prova existe um equilíbrio entre Red Bull, Ferrari e Lotus. A Mercedes apesar de rápida desgasta demais a borracha e a Mclaren parece ser o patinho feio da vez com um carro lento tanto em prova quanto em corrida e um piloto que com certeza vai ser questionado que é o caso de Pérez.

Apostas? Só uma, o campeonato desse ano promete ser intenso como foi o do ano passado e com certeza teremos alternâncias de pilotos no ponto alto do pódio pois existe um equilíbrio claro e evidente.


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