domingo, 24 de março de 2013

Final espetacular em Fontana

O toque fatídico entre Logano e Hamlin.


A segunda vitória de Kyle Busch no fim de semana.



A etapa da Nascar Sprint Cup em Fontana teve o melhor final de corrida da temporada além de uma prova repleta de emoção e boas disputas. A pole position ficou por conta de Denny Hamlin mas na largada Kyle Busch pulou para a ponta e mostrou força para a prova. Matt Kenseth também fez uma ótima largada e também passou por Hamlin, poucas voltas depois Kenseth assumiu a ponta. Brad Keselowski que foi o terceiro colocado teve de largar em último por conta da troca de seu motor assim como Breg Biffle que era o quinto. Brad se destacava no inicio de prova e após 15 voltas ele já estava entre os 20 primeiros e um pouco mais atrás estava Greg Biffle. 
Na volta 26 das 200 da corrida Hamlin ultrapassa Kenseth e assume a segunda colocação, voltas depois Harvick também passaria por Kenseth e no momento em que Bowyer chegava para ultrapassar Kenseth a bandeira amarela foi acionada por causa da rodada de David Stremme. Todos param nos pits.
Na volta 34 a relargada acontece, Kyle Busch se mantém na ponta, seu irmão Kurt Busch larga muito bem e  sai de sétimo para quarto. Três voltas depois o motor do carro 32 de Timmy Hill estoura e a bandeira amarela é acionada novamente. Alguns pilotos do pelotão intermediário param nos pits, os líderes não.
A relargada acontece na volta 43, Joey Logano pula de terceiro para primeiro mas Kyle Busch e  Kevin Harvick ficam na cola dele e depois de algumas voltas eles o superam. Hamlin que relargou mal começava a se recuperar. No giro 48 Hamlin e Kyle Busch travam um bom duelo. Na volta 55 o destaque fica com o bom ritmo de Brad Keselowski que era o décimo segundo colocado e o primeiro entre aqueles que pararam nos boxes na segunda bandeira amarela. Na volta 57 Jimmie Johnson começa a perder posições em sequência, primeiro para Keselowski e depois para Bowyer, Kahne e Biffle, o pentacampeão tinha um desempenho irreconhecível. 
Na volta 68 os pilotos começam a parar em bandeira verde. Kurt Busch e Kevin Harvick são punidos por excesso de velocidade e tem de fazer um drive through pelos boxes. Após as paradas, Kyle Busch ainda era o líder. Na volta 90 Logano se aproximava de Kyle Busch mas a bandeira amarela surge por conta de detritos na pista.
Após a relargada, Busch se mantém firme na ponta. No giro 115 Matt Kenseth com problemas de vibração  nos pneus para nos boxes e perde uma volta mas graças a uma bandeira amarela  que surge na volta seguinte ele através da regra do Lucky Dog recupera a volta. Na relargada Logano ultrapassa Kyle Busch.
Na volta 130 o pneu de Marcos Ambrose estoura e mais uma vez por conta de detritos a bandeira amarela é acionada. Nos pits alguns pilotos arriscam a trocar dois pneus e voltam na frente, Stewart assume a ponta seguido por Bowyer, Keselowski e Kenseth. Logano volta apenas em quinto.
A relargada acontece na volta 135, Stewart se mantém na ponta, Harvick avança rapidamente e passa por Bowyer, Kyle Busch também vem forte e passa por Bowyer também e na volta seguinte vai pra cima de Harvick. Na volta 140 Joey Logano avança e vem retomando as posições perdidas e ultrapassa Bowyer. 
Volta 150 das 200 da corrida, Kyle Busch, Harvick e Logano na mesma volta conseguem ultrapassar Tony Stewart pois ele já sente o desgaste dos pneus. Faltando 40 voltas para o fim da prova os pilotos começam a parar em bandeira verde. Kyle Busch é o último a parar mas ainda assim volta na frente.
Mais uma vez o carro de Ambrose tem problemas com os pneus e a bandeira amarela é acionada. Os pilotos de trás do pelotão param, os líderes permanecem na pista. 
A relargada acontece faltando apenas 25 voltas para o final, Kyle Busch se mantém na ponta, Harvick perde várias posições, no meio da mesma volta Mark Martin bate no muro e sem controle acerta o carro de David Gilliland. A bandeira amarela ressurge e alguns pilotos arriscam parar nos boxes, entre eles Hamlin.
Faltando 19 voltas para o fim, os líderes eram Kyle Busch, Kahne, Stewart, Logano e Keselowski. A bandeira verde é acionada Kurt Busch de maneira sensacional ganha várias posições e vai para a frente, Hamlin e Kahne também avançam. Faltando 16 voltas para o fim o motor Toyota de Clint Bowyer estoura e a bandeira amarela volta a ser acionada. Hamlim com problemas de temperatura volta para os pits, vários outros pilotos também param nos boxes.
A 11 voltas do fim a bandeira verde é acionada, Kyle se mantém na ponta, Logano fecha Stewart, ainda na mesma volta Kyle Busch e Joey Logano duelam pela ponta seguidos por  Kurt Busch. Brad Keselowski relarga mal e fica para trás. Dale Earnhardt Jr. e Hamlin se tocam mas ambos conseguem segurar o carro e evitam um acidente. 
Faltando 7 voltas para o fim da etapa Logano supera Kyle Busch e trás consigo Denny Hamlin. O pega entre Logano e Hamlin é sensacional, o carro de Logano começa a super aquecer mas ele se mantém na ponta. Um pouco mais atrás Kurt Busch e Carl Edwards duelam pelo quarto lugar de maneira intensa. A batalha final entre Logano e Hamlin começa a 3 voltas para o fim, os dois começam a mudar o traçado, Logano fecha a porta de todas as maneiras, a batalha é dura entre os dois com alguns toques.
No inicio da última volta Hamlin faz o bump and go (o chamado totó) no carro de Logano, o piloto da Penske não desanima e volta a ficar lado a lado com Hamlin, os dois batem porta com porta por mais de uma vez ao longo da volta e perdem tempo, nisso Kyle Busch se aproxima dos dois, na curva três os dois líderes se tocam de maneira mais forte, Kyle Busch por fora ultrapassa a ambos e vai para a linha de chegada como o vencedor deixando o público em êxtase. Hamlin acaba batendo no muro e toca mais forte em Logano que perde o equilíbrio do carro mas se mantém na pista, Hamlim ao contrário bate forte e de frente no muro interno. Dale Earnhardt Jr. chega em segundo, Kurt Busch em terceiro, Edwards em quarto, Biffle em quinto, Logano se arrastando chega em sexto, Kenseth é o sétimo, Kahne é o oitavo, Paul Menard era o nono e Ryan Newman fechou o top 10.
A comemoração de Kyle pela vitória a base do oportunismo contrastou com a briga entre Logano e Stewart após a prova e a preocupação pela saúde de Hamlim que saiu de ambulância com problemas possivelmente no pescoço por conta da desaceleração no acidente.
O final empolgante também alterou a tabela de pontos e um novo líder surgiu mesmo que não tenha vencido no ano ainda, seu nome, Dale Earnhardt Jr.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...