domingo, 24 de março de 2013

BATALHAS INTERNAS


A cena que vai ficar constante, um atrás de costas para o outro.


O circuito de Sepang é conhecido por ser bastante seletivo, por seu asfalto abrasivo e pelo seu clima instável, essa combinação somada com os pneus Pirelli que esse ano se desgastam muito prometem fazer da prova no circuito malaio um jogo de estratégia e até mesmo sorte caso a chuva apareça durante a prova.
No treino oficial as mesma equipes pequenas de sempre foram eliminadas na primeira parte do treino, na segunda parte do treino a maioria dos pilotos foram logo para a pista e quem esperou se deu mal pois a chuva começou a cair nos 10 minutos finais de treino, pior para Grosjean e Paul di Resta que tinham carro para figurar entre os 10 primeiros. O Q3 foi feito com chuva em parte do circuito, os pilotos foram a pista com pneus intermediários, Hamilton se destacou no inicio do treino mas acabou em quarto, Alonso que parecia morto no treino conseguiu na sua última volta se colocar entre os primeiros, Massa surpreendeu mais uma vez e conseguiu ficar a frente do espanhol com o excelente segundo lugar e Vettel, sempre ele, ficou com a pole position o que não quer dizer muito para a prova. Raikkonen que ficou em sétimo foi punido por atrapalhar Rosberg e perdeu três posições largando em décimo.  
A corrida aconteceu com pista molhada devido a chuva que havia caído minutos antes porém já na largada a chuva tinha parado e com certeza em poucas voltas os pilotos teriam de trocar seus pneus de intermediários para slick. Na largada Vettel se mantém na ponta mas é pressionado por Alonso que chega a colocar o lado ao lado do de Vettel, o alemão tinha a preferência da curva e se manteve na ponta porém Alonso se descuidou e foi agressivo demais e acabou batendo na traseira de Vettel de leve, Alonso ficou com a asa dianteira bem comprometida. Massa que tinha largado em terceiro caiu para sexto, Webber foi o destaque e pulou de quinto para terceiro. Ao cruzarem a primeira volta Alonso que arriscou não parar nos boxes naquele momento para reparar a asa vê sua prova ir embora quando a asa quebra na reta e entra por debaixo do carro. Se fosse o espanhol talvez eu arriscasse também e depois antecipasse a parada nos boxes mas como se viu foi a escolha errada.
Na quinta volta Vettel e Massa são os primeiros a fazerem a troca de pneus e colocarem os pneus slick. Na volta a pista ambos sofrem um pouco para ganharem aderência mas na volta seguinte os pneus slick já se mostravam mais rápidos. Na volta seis quase todos param nos pits, Webber é a exceção e se mantém na pista. Na volta oito Webber para nos pits e ao retornar ganha a posição de Vettel. 
No pelotão intermediário podíamos destacar a boa corrida de Button que já estava entre os cinco primeiros e a sensacional disputa de posição entre Pérez e Raikkonen. Raikkonen teria ainda outro pega sensacional com Hulkenberg mais adiante.
A segunda rodada de pit stop ocorre, Webber antecipa a sua, Hamilton para em seguida, depois é a vez de Vettel. Webber se mantém na frente, Hamilton passa Vettel e Rosberg vem logo atrás, o líder por algumas voltas nesse momento é Jenson Button. Button para nos pits e vê a sua corrida terminar com a não colocação de uma porca na roda, a roda fica solta e Jenson fica parado bem nos meio dos pits esperando o problema ser resolvido. 
Outra equipe com problemas nos boxes foi a Force India que vinha com seus dois carros na zona de pontos, de maneira estranha os carros faziam suas paradas de box mas os mecânicos não conseguiam colocar o pneu na roda dianteira direita. Ambos os carros abandonaram.
A corrida seguiu seu curso natural e mais uma rodada de pit aconteceu. Webber volta imediatamente a frente de Vettel e um duelo pela ponta acontece. Hamilton volta em terceiro mais afastado dos líderes e colado nele estava seu companheiro de equipe Nico Rosberg.
Rosberg esbravejou que queria e podia passar Hamilton, mas a equipe não permitiu e ele se contentou com o quarto lugar. Já na Red Bull a situação foi pior, a equipe mandou seus pilotos reduzirem a potência do motor e levarem o carro em segurança até o fim da prova. Vettel ignorou a ordem e não reduziu o giro de seu motor, ele partiu para cima de Webber que acatou a recomendação da equipe, o pega entre os dois durou uma volta inteira com os dois ficando lado a lado e quase se tocando por algumas vezes, Vettel com mais potência prevaleceu e venceu a prova. Webber com cara de poucos amigos chegou em segundo percebendo que foi trapaceado pela equipe e por Vettel. A situação no pódio foi constrangedora entre eles. Hamilton foi o terceiro e Rosberg o quarto.
Massa que estava em quinto parou nos boxes a dez voltas do fim e voltou em oitavo. Massa com os pneus em melhores condições que seus rivais ultrapassou Hulkenberg e depois Raikkonen. Massa estava a dez voltas do final a 13 segundos de Grosjean, a seis voltas para o fim a diferença caia para apenas 4 segundos e lembrando que Felipe havia perdido um pouco de tempo em outras ultrapassagens. Na reta oposta antes dos pilotos completarem a penúltima volta, Massa passa Grosjean. No fim Massa fica em quinto, Grosjean em sexto, Raikkonen em sétimo, Hulkenberg em oitavo, Pérez em nono e Vérgne em décimo.
No fim da prova Vettel pediu desculpas publicamente a Webber mas a atitude do alemão não apaga a sua sacanagem com seu companheiro de equipe e pode ter certeza, Webber que já tinha se conformado com a situação de segundo piloto vai voltar a complicar a vida de Vettel dentro da equipe.

Na pontuação temos:

Sebastian Vettel em primeiro com 40 pontos e uma vitória.
Kimi Raikkonen é o segundo com 31 pontos e uma vitória.
Mark Webber é o terceiro com 26 pontos.
Lewis Hamilton é o quarto com 25 pontos.
Felipe Massa é o quinto com 22 pontos.
Fernando Alonso é o sexto com 18 pontos.

É difícil imaginar que o título não pertença a um desses cinco primeiros da tabela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...