sábado, 30 de março de 2013

ANALISANDO OS PILOTOS DA NASCAR



SÓ 12 PASSAM PARA O CHASE.



 
Vamos fazer um exercício de futurologia e tentar entender quem pode ou quem não deve fazer parte do Chase e consequentemente disputar o título da Nascar Sprint Cup.

O líder da temporada Dale Earnhardt Jr., o mais popular entre os torcedores, filho de um lenda da Nascar e é a grande surpresa da tabela, Dale não venceu ainda no ano e está na ponta graças a uma boa regularidade impressionante, Dale deve estar no Chase mas não para ter estofo para brigar pelo título. Situação muito parecida com que Biffle viveu ano passado na fase regular da temporada. Não está entre os favoritos

Brad Keselowski é o segundo na tabela, apesar de ficar próximo da vitória em várias etapas o atual campeão também não venceu nesse ano. Diferente de Dale, Brad tem a moral de ser o atual campeão e tem a agressividade necessária para brigar com quem for pelo título. Com certeza um dos favoritos.

Jimmie Johnson é o terceiro na tabela, já venceu na temporada, tem cinco títulos mundiais, alguém tem dúvidas que ele vai brigar pelo título mesmo após dois anos sem conseguir ganhar nenhum? Com certeza um dos favoritos. 

Carl Edwards é uma das boas surpresas do ano, depois de ser vice campeão em 2011 nos critérios de desempate, o piloto fez uma temporada pífia em 2012 e este ano vem bem, com bons resultados e já venceu em Phoenix. Edwards talvez não tenha o perfil de um campeão mas com certeza vai fazer parte do Chase. Edwards faz parte da lista das possíveis surpresa ao título.

Greg Biffle é um dos pilotos mais regulares do ano mas não teve ano passado o estofo de fazer valer a sua superioridade no tiro curto que é o Chase. Pelo perfil e pelo retrospecto é bem possível que ele faça parte do Chase mas acreditar em um título dele é complicado. Não está entre os favoritos.

Kyle Busch com certeza é o showman da categoria, arrojado na pista, arrisca nas estratégias, combativo o tempo inteiro, habituado a vencer mas tem a sina de sucumbir a pressão. Kyle não foi ao Chase ano passado perdendo uma disputa direta com Jeff Gordon em Richmond. Kyle era a grande sensação para ser campeão do Chase em 2007 mas acabou se envolvendo em acidentes e deu adeus ao título. Kyle tem talento de sobra, muito mais do que alguns outros postulantes mas para se consagrar como um dos melhores da categoria ele precisa do título. Com certeza é um dos favoritos ao título.

Kasey Kahne me surpreende esse ano. Faz corridas muito boas, já venceu esse ano e tem uma equipe de ponta. pelas recentes exibições Kahne deve ser um nome certo no Chase e quem sabe pode ser uma possível surpresa para disputar o título.

Paul Menard corre na Nascar muito graças ao patrocínio de sua família, ele só venceu uma prova na categoria após várias temporadas disputadas, ele tem uma torcida feita de simpatizantes e não de torcedores mais ou menos como ocorre com a Portuguesa e o América RJ no futebol. Com certeza ir ao Chase já seria um feito espetacular para ele, mas acho que no fim nem isso ele vai conseguir.

Logano mudou. Mudou nas pistas não deixando barato quem lhe ferra, mudou de equipe e mudou de nível, antes pilotava no pelotão do meio e esporadicamente vencia alguma prova, esse ano ele está sempre aparecendo bem e disputando as vitórias. Não vai ser surpresa ver Logano no Chase esse ano mas acreditar no título aí sim já é um pouco demais.

Denny Hamlin vinha fazendo uma boa temporada mas o acidente acabou com qualquer chance de classificação dele.

Matt Kenseth é uma incógnita. Já foi campeão da categoria graças a constância em conseguir bons resultados mas ultimamente não é muito regular. Kenseth mudou de equipe, mudou de montadora mas não parece ter sido uma mudança ruim para ele. Matt já venceu esse ano mas continua se envolvendo em acidentes pela mais falta de estrela o que o coloca na parte de trás da tabela. Kenseth vai brigar para ir ao Chase mas se for com certeza pode vir a ser um fator na disputa do título.

Ricky Stenhouse Jr. é a novidade do ano, porém como estrante ninguém vai cobrar dele o mesmo sucesso que obteve na Nationwide Series, porém seus resultados mostram que ele pode pelo menos brigar pela vaga do Chase, para isso ele deve sair da décima segunda posição e se garantir de maneira direta entre os dez primeiros. Seria bom ver ele logo de cara indo ao Chase mas infelizmente para disputar ainda é muito cedo.

Kurt Busch já foi campeão da categoria e hoje vive uma fase de declínio e começa a ter inclusive uma sombra causada pelo seu irmão Kyle que nem mesmo título tem. Kurt é audacioso, arrojado e brigador porém está em uma equipe apenas razoável que é a Furniture Row e sempre se envolve em confusão (que saudades da Penske ele deve pensar). Kurt pode ser uma surpresa para se classificar no Chase mas com certeza não nutre mais nenhuma aspiração, quem sabe vencer uma corrida e olhe lá.

Clint Bowyer fez um Chase muito bom ano passado e se não fosse por Jeff Gordon, Clint poderia ir a última prova sonhando com o título. O piloto está muito irregular esse ano mas com certeza tem talento de sobra para vencer provas e ir ao Chase, quiçá disputar o título esse ano novamente.

Kevin Harvick é um piloto que muito se esperava mas que nos últimos tempos se acomodou a ser coadjuvante. Harvick era arrojado, brigador, tirava quem fosse da frente para vencer mas nesse últimos meses se acomodou a fazer apenas figuração e ter brilharecos esporádicamente. Harvick vai brigar para ir ao Chase mas se não deve fazer muito mais do que fez ano passado.

Jamie McMurray é um piloto rápido mas a Ganassi na Nascar não tem um carro vencedor, McMurray se esforça mas não deve conseguir ir ao Chase e se for será apenas para fazer figuração.

Aric Almirola evoluiu a olhos vistos porém para brigar por uma vaga no Chase ainda falta muito chão.

Jeff Gordon é tetra campeão da categoria, maior vencedor em atividade e dono de um carisma impressionante porém nos últimos anos vem em uma fase de declínio acentuado, ano passado quase não se classificou para o Chase e esse ano o drama é o mesmo, o risco de não se classificar é real. Gordon precisa rever sua carreira, pois um campeão como ele não pode viver de migalhas como ele vive e pior, ele ainda tem muitos anos de carreira, vide a longeva carreira de Mak Martin. Acho que esse ano Gordon só vai para o Chase se for pelo Wild Card, ou seja tem de começar a vencer provas.
 
Martin Truex Jr. ano passado foi uma sensação, se classificou fácil para o Chase, mas esse ano não fez absolutamente nada. Não deve conseguir se classificar para o Chase esse ano.

Ryan Newman é um piloto arrojado e rápido mas muito inconstante. Esse ano ele vai mal mas a equipe também vai mal o que significa que as chances dele se classificar para o Chase reduziram drasticamente.

Tony Stewart está apenas em vigésimo segundo na tabela, é quase impossível se classificar entre os dez primeiros mas Stewart é conhecido por vencer as dificuldades. Foi campeão em 2011 sendo o último classificado na fase regular e emendou ao todo 5 vitórias no ano e foi campeão superando nesse critério Carl Edwards. No Wild Card a vitória ( ou vitórias) podem definir a vida de muita gente e Stewart é um piloto sempre capaz de vencer e de surpreender. Nunca apostaria contra ele e ainda acho que ele pode se classificar para o Chase, para ser campeão esse ano com esse carro acho quase impossível.
 
Mark Martin não faz a temporada completa, se fizesse eu o colocaria como um piloto capaz de se classificar com folga para o Chase. Talvez esse acidente de Hamlin possa lhe ajudar a competir mais provas e quem sabe se ficar próximo do feito alguém aposte nele.
 
Muito, mas muito longe de tudo está Juan Pablo Montoya, faz uma temporada pífia mais uma vez, o que pode ir a favor do colombiano são as provas em circuitos mistos e em Indianápolis que podem lhe conferir alguma vitória e fazer o "gordito" a se classificar no Wild Card.
 
Resumindo a lista dos classificados ao Chase e ao título teria: Dale Earnhardt Jr., Brad Keselowski, Jimmie Johnson, Carl Edwards, Greg Biffle, Kyle Busch e Kasey Kahne,
Os outros postulantes as vagas restantes seriam: Paul Menard, Matt Kenseth, Joey Logano, Ricky Stenhouse Jr., Clint Bowyer, Kevin Harvick, Jeff Gordon, Montoya e Tony Stewart. Desses 5 apenas podem entrar ou seja, muita gente boa pode ficar de fora.
 
Qualquer outro que se classifique para mim será uma baita zebra. A ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...