segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Keselowski ganha a Sprint Cup

Será o início de uma nova era?


A Dodge vence o campeonato em sua despedida da Nascar com o brilhante piloto Brad Keselowski que superou ninguém menos do que o penta campeão Jimmie Johnson, mas a prova em Homestead não foi tão fácil quanto muitos imaginaram para Brad apesar de seus 20 pontos de vantagem.
Graças a punição de Logano, Brad larga na primeira fila e pode fazer uma corrido bastante conservadora, pensando no campeonato e se valendo dos 20 pontos de vantagem. Jimmie Johnson largou mais atrás mas foi se recuperando e logo estava brigando entre os ponteiros.Destaque para o duelo particular entre Johnson e Keselowski pela sétima posição. Alheiro a isso tudo Kyle Busch era o líder.
A prova de Keselowski foi sempre muito conservadora, as vezes até demais pelas características do piloto, enquanto isso Jimmie Johnson começava a disputar a liderança. A situação dos postulante ao título mudou na bandeira amarela da volta 152 quando Johnson para nos pits mas Brad não, desta forma Jimmie teria que fazer apenas mais uma parada e Brad duas ou contar com a bandeira amarela.
Na volta 170 Johnson já era o quarto e com chances de ser o líder enquanto Brad poupava o máximo de combustível. Na volta 206 Brad entra nos pits já com pane seca perdendo algum tempo, porém ainda assim era insuficiente para completar a prova.
Volta 209 e Jimmie Johnson consegue a liderança enquanto Brad era apenas o vigésimo quarto, nessa situação Johnson prevaleceria e seria hexacampeão. A situação confortável de Johnson se acaba quando ele faz a sua parada na volta 213, um dos mecânicos do pit não coloca todas as porcas na roda e obrigatoriamente Johnson deve parar nos pits novamente, as chances de vitória se acabam e as chances de título se reduzem drasticamente. Uma pena pois ele mostrou mais uma vez ser capaz de feitos incríveis.
Para completar o trágico fim de semana, o carro de Johnson começa a ter problemas no câmbio na volta 226 e ele abandona a prova. Brad Keselowski é o novo e justo campeão da Nascar mesmo com algumas voltas faltando.
Na volta 236 os cinco primeiros eram Kyle Busch, Martin Truex Jr., Jeff Gordon, Clint Bowyer e Carl Edwards, porém os dois ponteiros teriam de fazer mais uma parada de pit stop. 
Faltando dez voltas para o fim a batalha pela vitória fica entre Jeff Gordon e Clint Bowyer, os protagonistas da confusão da semana anterior em Phoenix. Gordon mesmo economizando combustível consegue manter uma boa diferença para o seu rival e evita o confronto direto, assim Gordon vence em Homestead pela primeira vez e a festa é toda da Penske com o título inédito da equipe e de Brad Keselowski.
Os cinco primeiros foram Jeff Gordon, Bowyer em segundo tanto na corrida quanto no campeonato, Ryan Newman em terceiro, Kyle Busch em quarto e Greg Biffle em quinto. Keselowski fechou o dia em décimo quinto lugar e Jimmie Johnson em trigésimo sexto apenas.
Em um exercício de "se", se Johnson tivesse ganho, ele teria sido campeão pois ficaria empatado com Brad mas com uma vitória a mais. em outro exercício de "se", se Bowyer não tivesse sido batido pro Gordon em Phoenix ele teria chances reais de ser campeão pois em tese teria 22 pontos a mais e estaria no páreo.

Parabéns a Dodge, a Penske e a Keselowski a nova estrela da Nascar. Que essa despedida da Dodge seja apenas um até breve e não um adeus pois uma vez campeã sempre campeã.

Na tabela de pontos a classificação definitiva foi:

Brad Keselowski em primeiro com 2400 pontos e 5 vitórias.
Clint Bowyer em segundo com 2361 pontos e 3 vitórias
Jimmie Jonhson em terceiro com 2360 pontos e 5 vitórias.
Kasey Kahne com 2345 pontos e 2 triunfos em quarto.
Greg Biffle com 2332 pontos e 2 triunfos foi o quinto.
Denny Hamlin foi o sexto com 2329 pontos e 5 triunfos.
Matt Kenseth foi o sétimo com 2324 pontos e 3 vitórias.
Kevin Harvick foi o oitavo com 2321 pontos e 1 triunfo.
Tony Stewart foi o nono com 2311 pontos e 3 vitórias.
Jeff Gordon foi o décimo com 2303 pontos e 3 vitórias.
Martin Truex Jr. foi o décimo primeiro com 2299 pontos e nenhuma vitória, o único do Chase a não vencer.
Dale Earnhardt Jr. foi o décimo segundo com 2245 pontos e 1 triunfo mas correu duas vezes a menos no Chase.
Em décimo terceiro e vencedor do prêmio de 1 milhão de dólares foi Kyle Busch com 1133 pontos quase 80 pontos a frente de Ryan Newman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...