domingo, 18 de novembro de 2012

Hamilton, o mais veloz do Oeste


Lewis com o típico chapéu texano.

A Ferrari resolveu polemizar novamente na Fórmula 1. Trocou propositalmente o câmbio de Felipe Massa que inevitavelmente acaba punido e perde cinco posições, Alonso que largava no lado par e sujo da pista com a punição de Massa herda o sétimo lugar e o lado limpo da pista. Vettel de maneira incontestável foi o pole position da etapa no Circuito das Américas, mais uma pole no ano, o número de poles de Sebastian Vettel na carreira já supera outros grandes pilotos da história da categoria.
Na largada Vettel se mantém na ponta mas Webber ultrapassa Hamilton, Alonso faz uma largada espetacular se aproveitando bem do lado limpo da pista e de sétimo pula para quarto.
Hamilton passa Webber e passa a perseguir de perto Vettel. Alonso se esforça mas não consegue se aproximar dos líderes. A sorte sorri para o espanhol quando Webber quebra e ele herda a terceira posição. Massa larga mal mas faz uma excelente corrida de recuperação e vem ganhando posições aos poucos.
Após a rodada única de pit stop da corrida, Hamilton com pneus duros mostra um desempenho melhor do Vettel e consegue a ultrapassagem finalmente. Merecida pois estava sempre próximo de Vettel a prova inteira e fez uma corrida sem erros. Vettel teve de se contentar com o segundo lugar que não seria um resultado ruim de acordo com as circunstâncias.
Massa após uma boa briga com as Lotus de Grosjean e Raikkonen fica em quarto lugar. Button que largou com uma estratégia inversa começa a colher os frutos e faz várias ultrapassagens no fim da prova. Maldonado e Bruno Senna também fizeram uma boa disputa com direito a tocarem roda com roda e o venezuelano acabou prevalecendo.
No fim Hamilton cruza a linha de chegada em primeiro já em ritmo de despedida da Mclaren, Vettel em contagem regressiva para o título foi o segundo, Alonso que ainda nutre esperanças de ser tri campeão foi o terceiro, Massa fazendo uma excelente prova foi o quarto, Button em uma boa prova de recuperação  foi o quinto, Raikkonen chegou em sexto se mantendo em terceiro na tabela de pontos, Grosjean ficou em sétimo fazendo uma boa prova, Hulkenberg foi o oitavo também fazendo uma boa prova, Maldonado em nono e Bruno Senna em décimo pontuando mais uma vez no ano.

Na tabela de pontos encontramos:

Vettel mais líder do que nunca com 273 pontos, 13 a mais do que Alonso precisa apenas chegar em quarto no Brasil se Alonso vencer (o que é difícil pelas circunstâncias), só se quebrar perde esse campeonato.
Alonso é o segundo com 260 pontos e é franco atirador para essa prova no Brasil, precisa de sorte ou de chuva ou de uma quebra do adversário ou um milagre para ser campeão, a vida do espanhol é complicada.
Raikkonen ainda é o terceiro com 206 pontos, apesar de não ter um dos melhores carros o finlandês prova por que já foi campeão do mundo.
Hamilton é o quarto com 190 e é provável que por ali termine.
Webber é o quinto com 167 pontos e tem a posição ameaça.
Button é o sexto com  163 pontos.
Massa é o sétimo com 107 pontos.
Bruno Senna é o décimo sexto com 31 pontos e por ali deve terminar.

Nos Construtores a Red Bull já assegura o campeonato por antecipação e a disputa passa a ser entre a Ferrari e a Mclaren pelo vice campeonato.

A decisão ficou para o Brasil mas com certeza o favoritismo é todo de Vettel. Talvez se não fosse pela prova em Suzuka onde Raikkonen acabou furando o pneu de Alonso e o tirou da prova o campeonato estivesse em aberto ou com Alonso com uma pequena vantagem para Vettel, a prova no Brasil seria ainda mais emocionante, mas fazer o que, sorte faz parte do esporte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...