segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Vettel o mais novo tri de todos os tempos



A prova em Interlagos acabou sendo o palco perfeito para a grande decisão do mundial de Fórmula 1 entre o ferrarista Fernando Alonso e o rubro taurino Sebastian Vettel. A diferença de Vettel era de 13 pontos, ou seja, bastante significativa em condições normais, só que nada de normal aconteceu em Interlagos.
Mais uma vez as Mclaren foram as protagonistas desse fim de temporada com a dobradinha entre Hamilton e Button, apesar de largar atrás Button é um piloto mais cerebral e podia surpreender na prova ainda mais se a corrida ficasse com chuvas intermitentes, aliás Button venceu assim no ano passado duas provas. Vettel largava em quarto enquanto Alonso era apenas o sétimo, depois do treino a decisão parecia caminhar ainda mais tranquilamente para as mãos do jovem alemão.
Largada com a pista bastante úmida, Hamilton se mantém no topo, mas Alonso extremamente arrojado pula para segundo, Button em terceiro, Massa em quarto, Webber em quinto e um cauteloso Vettel caia para a décima posição. Na freada da reta oposta, Bruno Senna força demais e acaba tocando em Vettel que roda e fica ao contrário na pista. O drama dele aumentava, seria capaz de voltar a prova e pontuar? Alonso caia para terceiro e Nico Hulkenberg avançava lentamente assumindo o quinto lugar.
Na terceira volta Vettel faz a melhor volta da prova e mostra ser capaz de andar rápido mesmo com a pequena avaria na lateral do carro, sorte dele que não danificou a suspensão, azar de Alonso que viu a melhor chance de ser campeão na temporada ir por água abaixo.
Mas Interlagos reservava surpresas, Alonso mesmo aguerrido caia para quarto enquanto Hulkenberg fazia uma prova espetacular e se coloca em disputa com as Mclaren, só que agora era Button o líder.
Massa fazia a sua parte e escoltava Alonso, o protegendo de Webber. Vettel vinha em uma recuperação espetacular e após dez voltas já estava entre os dez primeiros.
A chuva começou a apertar, a maioria resolveu parar nos boxes, Alonso esboçou tentar ficar na pista mas resolveu entrar, Button e Hulkenberg ficaram e se distanciaram dos demais.
A corrida caminhava para um passeio dos dois e um título fácil de Vettel após o susto mas com tantos destroços na pista e a chuva que tinha parado perto da metade da prova voltando o safety car foi acionado.
O líder já era o surpreendente Hulkenberg seguido de Button, Hamilton, Alonso, Vettel, Webber e outros.
Após a relargada, os pneus e o ritmo de Hamilton na pista que vai secando são melhores e ele assume a liderança novamente. Alonso em um esforço tremendo se mantinha perto dos líderes apenas. Vettel também não se arriscava e Massa vinha se recuperando muito bem.
A chuva volta pela última vez, Hulkenberg força pra cima de Hamilton e ultrapassa, só que fora do traçado a freada não fica legal e o carro escorrega batendo em cima de Hamilton, pior para o inglês que se despede de forma melancólica da equipe britânica.
Button assume em definitivo a pole e abre para vencer a prova, Alonso após mais uma rodada de pit stop volta para segundo com a colaboração de Massa que fica em terceiro, Webber sem ritmo para atacar as Ferrari é o quarto, Hulkenber ficava em quinto após uma injusta penalização pelo acidente, Vettel em boa ultrapassagem sobre Schumacher fica em sexto, o seu compatriota que se despedia da categoria ficava em sétimo, Vergne era o oitavo, Kobayashi o nono e Raikkonen o décimo após literalmente ficar sem saída na curva do traçado antigo após uma rodada.

Vettel merecidamente foi o campeão mas ver a tristeza de Alonso após fazer uma temporada ainda mais espetacular do que o alemão foi de dar dó. Os acidentes de Grosjean e Raikkonen sobre Alonso acabaram fazendo a diferença. Uma pena para ele mas lembre-se que Alonso foi bi campeão em uma temporada em que Schumacher merecia ser o campeão.


Na temporada a classificação dos pilotos ficou assim:

Sebastian Vettel da Red Bull Racing foi o primeiro com 281 pontos e 5 vitórias, sendo quatro seguidas nas últimas sete etapas do ano.
Fernando Alonso da Ferrari foi o segundo com 278 pontos e 3 vitórias.
Raikkonen da Lotus foi o terceiro com 207 pontos e uma vitória.
Lewis Hamilton da Mclaren foi o quarto com 190 pontos e 4 vitórias.
Jenson Button da Mclaren foi o quinto com 188 pontos e 3 vitórias.
Mark Webber da Red Bull Racing foi o sexto com 179 pontos e 2 triunfos no ano.
Felipe Massa da Ferrari foi o sétimo com 122 pontos.
Romain Grosjean da Lotus foi o oitavo com 96 pontos.

Reparem que os quatro melhores carros ficaram com as oito melhores posições na tabela.

Na Classificação dos Construtores ficou assim:

A Red Bull com 460 pontos ficou com o título.
A Ferrari ficou com o vice campeonato apesar de não ser a segunda melhor equipe com 400 pontos.
A Mclaren ficou em terceiro com 378 pontos.
A Lotus ficou em quarto lugar com 303 pontos.
Em quinto lugar ficou a Mercedes com 142 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...