segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Viva Las Vegas


Nelsinho à frente de Crafton na última volta
 
O piloto da Turner Motorsports, Nelsinho Piquet fez uma prova excepcional em Las Vegas e venceu de maneira magnifíca e arrojada nessa noite de sexta feira. Quem assistiu a prova não se arrependeu.
A prova foi marcada por momentos onde cada piloto desempenhava um relativo domínio. O primeiro a se destacar na prova foi Joey Coulter, o pole position, mas depois de algumas poucas voltas foi superado e só voltou a se destacar no fim da prova.
Outro a se destacar foi Parker Kligerman, que liderou boa parte da prova e tinha o melhor carro do dia mas um problema de pneu e uma raspada do muro o fizeram a parar nos pits em bandeira verde e acabou ficando uma volta atrás, quem assumiu a ponta nesse momento foi Nelsinho Piquet que estava em segundo.
James Buescher fazendo uma estratégia diferente assumiu a liderança quando os outros pararam nos pits mas logo a falta de ritmo e os pneus gastos o fizeram pagar um alto preço ficando bem para trás no grid.
Ty Dillon se mostrou um forte candidato a vitória mas antes do último pit stop o novato que sonha com o título acabou ficando para trás e perdendo terreno.
A última rodada de pit stops ocorre, Nelsinho Piquet e Matt Crafton fazem uma estratégia de trocar dois pneus e eles se mantém na frente, Joey Coulter e Ty Dillon trocaram quatro e ficaram mais para trás. Na relargada Nelsinho se mantém na ponta seguido de perto por Crafton e Joey Coulter que largou mais atrás começa um festival de ultrapassagens.
Os três pilotos começam uma batalha frenética pela ponta quando surge uma bandeira amarela já nas voltas finais, Nelsinho estava na frente.
Na relargada Piquet e Crafton se preocupam em fugir de Coulter que por sorte já não tem mais a mesma força e desempenho. Crafton nas vinte voltas finais assume a liderança mas Nelsinho se mantém próximo dele.
Nas últimas seis voltas Nelsinho começa a pressionar demais Crafton que se segura indo sempre pelo traçado de cima. Nelsinho começa a ir por baixo mas Crafton se defende bem, faltando três voltas os ataques passam a ser em todas as curvas e Matt continua a se defender. Na curva 4 da penúltima volta Nelsinho não ataca, faz o traçado de cima, sai mais lançado e na reta pega o vácuo de Crafton, o brasileiro se joga por baixo, no limite da pista, tocando a pista de rolagem, Nelsinho sai da curva 2 em primeiro e aí só tem de se manter firme e concentrado mais alguns metros e comemorar aquela que talvez tenha sido a sua maior vitória.
A vitória de Nelsinho foi dramática e merecida pelo seu grande desempenho, a Matt Crafton só resta se lamentar por deixar de conquistar a sua primeira vitória na temporada. Nelsinho saiu cansado e suado pois o clima em Vegas é muito quente e seco, o piloto muito animado ainda declarou que tentou o chamado "Win or Wall" que traduzindo em bom português seria "ou vai ou raçha"
O outro brasileiro na etapa, Miguel Paludo fez uma prova muito boa, tendo sempre um desempenho constante e figurando entre os dez primeiros, Miguel só se atrapalhou no final da prova quando tocou em Justin Lofton quando disputava a posição, Lofton acabou rodando e batendo em cheio em Johnny Sauter e na traseira do próprio Paludo porém sem grande gravidade para o brasileiro.
A corrida em Vegas terminou com Piquet vencendo mais uma na temporada, Crafton com um segundo lugar frustrante, Joey Coulter em terceiro depois de dominar boa parte da prova, um surpreendente Brennan Gaughan em quarto lugar, o veterano Todd Bodine em quinto, James Buescher que sonha com o título em sexto, Cale Gale em sétimo fazendo mais uma boa prova, em oitavo se recuperando muito bem de um acidente no meio da prova Timothy Peters, em nono David Mayhew e em décimo Ty Dillon que disperdiçou uma boa chance de chegar mais a frente. Paludo completou em décimo primeiro após se envolver em um acidente no fim da prova.
Na tabela de pontos encontramos:
Ty Dillon em primeiro com 627 pontos e uma vitória
James Buescher em segundo com 626 pontos, apenas um a menos, com quatro vitórias
Timothy Peters em terceiro com 613 pontos e duas vitórias
Joey Coulter é o quarto mas não é um postulante ao título
Kligerman caiu para quinto e disse adeus a disputa do título
Nelsinho está em oitavo com 571 pontos e duas vitórias, com certeza o brasileiro pode disputar até o quarto lugar.
Paludo é agora o nono colocado mas muito atrás de Nelsinho, a disputa dele é se manter entre os dez na tabela até o fim o que já seria muito bom levando em conta o começo de ano ruim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...