segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Vettel vive

O retorno de Vettel na disputa pelo título

O Grande Prêmio de Cingapura é com certeza charmoso muito belo por causa do glamour, o brilho, os fogos de artifício e a noite da pequena Cidade Estado além é claro da alta tecnologia utilizada em vários pontos de Marina Bay. Porém o espetáculo na pista não deixa de ser ruim pois os circuitos de rua com raras exceções não são feitos para comportar essas máquinas exuberantes e superpotentes da Fórmula 1.
Hamilton imbatível nos treinos faz a pole position e tem ao seu lado a surpresa do sábado: Pastor Maldonado seguido por Vettel com uma Red Bull muito forte na etapa e Button fechando as duas primeiras filas. Alonso, o líder da temporada, ficou apenas em quinto lugar. Já os brasileiros conseguiram fazer um treino classificatório muito ruim, Massa ficou em décimo terceiro e Bruno Senna apenas em décimo sétimo.
A largada acontece no domingo em Marina Bay e Pastor Maldonado não oferece nenhuma resistência a Vettel ou a Button que estavam atrás dele e se posiciona em quarto. Alonso se mantém em quinto e seguia de perto o piloto venezuelano.
A corrida acontece sem grande alterações nas posições exceto que Massa com um pneu furado logo após a largada teve de fazer uma parada extra nos pits e retorna em último. As primeiras paradas  no pit stop ocorrem e nada muda no pelotão da frente, apenas o piloto Paul Di Resta parece querer fazer uma parada a menos. A corrida se desenvolve com boas ultrapassagens de Mark Weeber e de Felipe Massa se recuperando da trágica primeira volta. A corrida continua e para surpresa de todos Lewis Hamilton abandona com problemas no câmbio na vigésima terceira volta, desta forma todos passam a ganhar uma posição e Alonso mostra que além de ser bom tem sorte.
Vettel imprime um ritmo mais forte e se distancia de Button mas poucas voltas depois Karthikyean bate na curva da entrada do estádio e o primeiro safety car surge em Cingapura para manter a tradição de todas as etapas de Marina Bay terem pelos menos uma intervenção do carro de segurança. Os pilotos param nos pits e Alonso que já havia parado escapa de um prejuízo se reposicionando no grid.
Vettel antes da relargada reduz tanto a velocidade que Button quase, mas quase mesmo, abalrroa o carro da Red Bull, aí seria o cúmulo da sorte para Alonso. A relargada acontece e Alonso começa a atacar mais incisivamente Maldonado que demonstrava problemas no carro. Schumacher perde o ponto da freada e acerta em cheio o carro de Vergne e mais uma bandeira amarela surge.
Maldonado abandona e Alonso pula para terceiro e os líderes resolvem não parar nos boxes novamente. A estratégia deu certo graças as várias voltas em bandeira amarela.
A última relargada acontece e nela o único momento que vale menção é a excelente e arrojada ultrapassagem de Massa sobre Bruno Senna, com direito a toque e uma boa manobra de Massa para segurar o carro. Vettel ruma tranquilo para a bandeira quadriculada e quebra o jejum de nove corridas sem vitória, Button reagindo no campeonato é o segundo, o constante Alonso é o terceiro e se mantém líder mesmo não tendo o melhor carro da temporada, o escocês Paul Di Resta consegue um excelente quarto lugar, Rosberg é o quinto, Raikkonen é o sexto mas decepciona e mostra não ter forças para buscar o título, Grosjean é o sétimo depois de cumprir uma corrida de suspensão, Massa consegue uma modesta oitava posição, Ricciardo consegue um bom nono lugar para a fraca Toro Rosso e fechando os dez primeiros Sérgio Pérez que fez uma prova muito discreta. Bruno Senna abandonou a duas voltas do fim e Webber perdeu a nona posição após sofrer punição exagerada ao ultrapassar Hulkberger pela chincane. Vale a menção do décimo segundo lugar de Glock da Marussia fazendo o melhor resultado da fraca equipe desde que estreou na categoria a dois anos atrás.
Alonso se mantém na liderança com uma pequena folga mas Vettel mostra força para conseguir chegar nele e Hamilton mesmo em quarto na tabela e com esse abandono possui o melhor carro da temporada sendo capaz de superar os adversários e se sagrar campeão mas não pode errar e nem ter um azar desses de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...