domingo, 3 de julho de 2022

O DIA DE CARLOS CHEGOU.

 A F1 desembarca na casa da categoria em Silverstone na Inglaterra para mais uma etapa do mundial. 

O treino classificatório disputado debaixo de chuva trouxe uma grata surpresa, Carlos Sainz Jr da Ferrari conquista a sua primeira pole position na carreira, no seu GP de número cento e cinquenta. O espanhol e seguido por Verstappen da Red Bull, Charles Leclerc da Ferrari em terceiro e Sergio Pérez também da Red Bull fechando a segunda fila. Outra grata surpresa foi Nicolas Latifi conseguir chegar o Q3 com a Williams, largando em décimo.

Na largada Verstapen com pneus macios traciona melhor contra os pneus médios de Sainz. Mal chegando a primeira curva um grande acidente ocorre. Hamilton larga bem e passa por Pérez e Leclerc assumindo a terceira posição, correndo em casa. Albon, Zhou, Russell e Ocon se acidentam. A bandeira vermelha é acionada. Como as imagens de TV não repetem o acidente, cria-se uma clima de apreensão sobre as condições de Zhou que catapultou e bateu forte. Após meia hora, as imagens surgem e deixam todos estupefatos. Gasly é espremido por Russell contra Zhou, os três se tocam, porém Zhou acaba catapultando e passa por cima da barreira de pneus e atinge a tela protetora. Um acidente terrível que felizmente acabou bem. Mais atrás Vettel atinge Albon que por tabela atinge Ocon. Enfim uma bagunça. 

Zhou preso dentro do carro entre a barreira de pneus e o alambrado.

Quase uma hora de paralisação a corrida recomeça. A direção de prova faz a relargada, com as posições originais da corrida, ou seja, Sainz na frente de Verstappen. Nessa relargada Sainz é mais agressivo e fica a frente Depois é a vez de Leclerc e Pérez se enfrentarem, melhor para o monegasco. No fim do primeiro setor, Verstappen espreme Leclerc. A direção de prova anota o incidente Pérez, mesmo com danos na asa fica na pista.

Na volta cinco, Pérez vai aos boxes e a corrida passa a ter uma disputa de posição pelos pilotos da casa Norris e Hamilton. Melhor para Lewis que assume a quarta posição.

Na passagem da volta oito Verstappen enquadra Sainz e passa a atacar o líder. Um par de voltas depois, Sainz erra a Verstappen assume a ponta.

Erro de Sainz, parecia que a má fase não iria acabar hoje.

No pelotão de trás, Tsunoda tenta passar Gasly, erra e atinge o companheiro de equipe e os dois rodam. Um fim de semana sofrível da equipe Alpa Tauri.

No giro doze, Verstappen tem um pneu furado e vai aos boxes. O holandês volta em sexto, mas seu carro tem problemas e tem dificuldades em se manter na pista. 

Na volta vinte e um Sainz para nos boxes, já pensando em se defender de Hamilton. Leclerc, já seguido de perto por Hamilton, fica na pista. Rapidamente o inglês vai crescendo no retrovisor de Leclerc. O dano no carro do monegasco vai resultando em perda de ritmo.

Já no giro vinte e quatro, Verstappen vai aos boxes. Na volta seguinte é a vez de Leclerc. Hamilton, pela primeira vez no ano assume a liderança de uma corrida, e mais do que isso, se coloca como candidato à vitória. 

Com trinta e uma voltas completadas, Leclerc passa a atacar Sainz, sem alternativa, o espanhol recebe a ordem de deixar Charles passar. Na volta seguinte Leclerc faz a melhor volta e mostra que a equipe acertou na decisão.

Leclerc assumia a ponta da corrida.

O inglês retorna em terceiro, três segundos atrás do líder. Mais atrás Ocon chega em Verstappen pela disputa do oitavo lugar. O francês dá duro em cima do holandês e consegue a ultrapassagem. Quem vai se aproximando do piloto atual campeão do mundo é Mick Schumacher, em busca de seu primeiro ponto na F1. O problema e que Ocon tem problemas e fica na pista. O safety car é acionado.

Sainz e Hamilton vão aos boxes e colocam pneus macios. O universo conspira para a felicidade de Hamilton. A Ferrari erra feio com Leclerc.

Faltando dez voltas para o fim, a corrida recomeça. Pérez ataca Hamilton dá um "X" no inglês e pula para terceiro. Na reta Sainz ultrapassa Leclerc. O mexicano passa a atacar Leclerc. Na volta seguinte Hamilton volta a atacar Pérez, que ajuda e muito na fuga de Sainz na frente. 

Pérez e Hamilton fazem um bonito duelo. 

Com sete giros para o fim, Pérez enquadra Leclerc, ultrapassa, espalha, e Hamilton passa a ambos. Na curva seguinte Pérez ataca Hamilton, que erra e é ultrapassado pelos dois de novo. Alonso aproveita as disputas e chega na brincadeira. A imagem da TV mostra que Pérez leva vantagem ao passar por fora da pista.

Com pneus bem mais lentos, Leclerc e engolido pelo oponentes, apesar da bravura.

Lelcerc e Hamilton fazem uma disputa épica, com direito a um troco sensacional do monegasco de pneus duros e gastos, contra pneus macios dos oponentes. A asa móvel permite a ultrapassagem de Hamilton que assume o terceiro lugar. Mais atrás, Mick Schumacher ataca Verstappen. 

Carlos Sainz, com pole e vitória, realiza seu sonho, pela primeira vez o espanhol chega no degrau mais alto do pódio após cento e cinquenta GP's. Hamilton chega em terceiro e faz a volta mais rápida. Pérez fica em segundo. Leclerc, heroico fica em quarto. Alonso com uma bela atuação é o quinto, seguido por Norris o sexto. Em sétimo Verstappen que se defendeu muito agressivamente contra Mick Schumacher, o oitavo e que faz os seus primeiros pontos na categoria. Em nono, o aniversariante do dia, Sebastian Vettel e fechando os dez primeiros, Kevin Magnussen. 

O dia de Carlos Sainz chega no topo da Ferrari.

Emoção não faltou nessa prova e na próxima semana a categoria desembarca na Áustria.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...