domingo, 29 de maio de 2022

O DIA DOS ESCUDEIROS. SHOW DE PÉREZ E SAINZ. O MEXICANO LEVA A VITÓRIA.

A mais charmosa e emblemática etapa da F1 traz consigo uma incógnita: A corrida terá de fortes emoções e surpresas ou monótona com os pilotos seguindo em fila indiana?

Nos treinos a Ferrari fica na frente até o último treino livre, quando Pérez da Red Bull consegue o melhor tempo. Na classificação Leclerc faz a pole position com uma volta muito boa, seguido por Sainz, Pérez e Verstappen. Aliás a pole de Leclerc foi assegurada por Pérez, que errou na entrada do túnel, bateu e foi em seguida acertado por Sainz, que dessa vez nada pode fazer. Outros destaque do dia foram mais uma vez Russell a frente de Hamilton, sexto e oitavo respectivamente e Daniel Ricciardo eliminado no Q1, enquanto seu companheiro George Russell ficou na quinta posição.

O domingo em Mônaco surpreende com uma chuva começando a poucos minutos do início da corrida. Por conta disso a corrida atrasa por uma hora.

Por conta da chuva, a chuva recomeça em regime de safety car, com os pilotos tomando o maior cuidado possível por causa das condições molhadas da pista. Quem estava mais atrás por conta de problemas na volta sob safety car, no caso Latifi e Stroll, buscam os boxes e colocam os pneus intermediários. Na volta seguinte Gasly também arrisca, o problema é que as condições da pista ainda estão muito complicadas mesmo sem chuva. 



Na volta seis, Verstappen se aproxima de Pérez, que se aproxima de Sainz. Quando Gasly surpreende e faz a volta mais rápida, outros pilotos resolvem parar nos boxes e colocar os compostos intermediários. Já se observa na pista um tímido traçado.

No décimo primeiro giro Gasly enquadra Zhou e ultrapassa na curva do Cassino, assumindo o décimo terceiro lugar. Na volta seguinte já começa a pressionar Ricciardo. A pista começa a secar, prova disso é que Vettel que estava a cinco segundos dessa disputa, em duas voltas se aproxima. Na curva da piscina, Gasly ultrapassa Ricciardo e some na frente. Pelo rádio Pérez informa que os pneus intermediários seriam a melhor opção.



Pelo rádio a Ferrari já pensa em pneus de pista seca. Gasly chega em Magnussen e Bottas. Hamilton é o primeiro entre os ponteiros a parar nos boxes e colocar os pneus intermediários. Na volta seguinte é a vez de Pérez. 

Na volta dezoito Hamilton abusa em cima de Ocon e ambos se tocam, mas sem comprometerem a corrida. Leclerc vai aos boxes e perde a posição para Pérez. A demora da Ferrari compromete a corrida do monegasco. Verstappen também para nos boxes. Sainz entre os ponteiros é o único a ficar na pista.

Hamilton com sangue nos olhos ataca com determinação férrea Ocon. A Ferrari chama seus pilotos para irem aos boxes, melhor para Sainz que fica a frente. A Red Bull na volta seguinte chama seus pilotos.

As Red Bull retornam em primeiro e terceiro, pior para Leclerc que caí para quarto. Na saída dos boxes, Verstappen cruza a linha dos boxes, o que não é permitido. 

Na passagem da volta vinte e cinco os líderes pegam retardatários. No meio da volta, Mick Schumacher bate muito forte no S da piscina e o carro parte ao meio. Por sorte o garoto bate na barreira de absorção de impacto. A corrida fica em regime de safety car.



Após a corrida ficar paralisada por mais de quinze minutos, a corrida recomeça com safety car por duas até a bandeira verde. Mais uma vez a Ferrari erra e manda seus pilotos com os mesmos pneus. A Red Bull coloca pneus médios em seus pilotos. Logo na primeira volta de pista seca, Pérez frita os pneus, mas permanece na frente. 

Por conta dos atrasos e paralisações a corrida irá terminar por tempo e faltando trinta e minutos para o fim, a direção de prova libera a asa móvel, que pouco significa em Mônaco.

Com quinze minutos restantes no cronômetro, Norris vai aos boxes e volta ainda a frente de Alonso. Aliás, Alonso criou um verdadeiro trenzinho atrás de si. A direção de prova pune Ocon pelo toque em Hamilton, mas não pune Verstappen, um erro.

Sainz parte para cima de Pérez, que tem dificuldades com pneus. Os quatro primeiros se amontoam e Sainz se anima e pressiona.



Com seis minutos para o fim, Sainz faz a sua primeira tentativa, sem sucesso. Com duas voltas para o fim, 

Sérgio Pérez dá um gás no final e parte para a vitória, seguido por Sainz, Verstappen e Leclerc. O dia dos escudeiros termina com o mexicano no lugar mais alto do pódio. Russell, brilhante fecha em quinto, seguido por Norris que colou nele na última volta, Alonso ficou em sétimo, Hamilton apenas em oitavo.     

O dia dos escudeiros premia a valentia, Pérez que foi o primeiro a ir aos boxes e espetar os pneus intermediários e Sainz que ousou pular direto para os de pista seca. Verstappen em terceiro também se beneficiou pois ficou a frente de Leclerc e aumentou a sua diferença. Para o monegasco está faltando estrela para brigar pelo campeonato e precisa se livrar dessa maldição de Mônaco.

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