sábado, 9 de abril de 2022

A FERRARI VENCE DO OUTRO LADO DO MUNDO.

O maravilhoso circo da F1 desembarca na Oceania, regressando à Austrália para a terceira etapa do mundial 2022. O circuito de Albert Park, que reúne características de circuito de rua e permanente sofreu alterações, ganhando ainda mais velocidade média e mais pontos de ultrapassagem. O circuito ficou um pouco mais desafiador para os pilotos e se tornou uma promessa de um novo embate entre Leclerc e Verstappen.

Na qualificação, Stroll e Latifi se encontram na pista, batem forte e comprometem suas tomadas de tempo. Stroll acaba punido pelo acidente com seu conterrâneo. No Q3, Alonso que vinha bem acaba batendo devido a problemas no carro. Sainz por um azar do destino tem a volta cancelada por conta do acidente de seu conterrâneo. 

Na disputa pela pole position, Pérez ameaça Leclerc, Verstaapen assume a ponta na sua última tentativa, contudo o monegasco faz uma volta fantástica e vence a disputa pela posição de honra. Hamilton, sofrendo demais o fim de semana inteiro, consegue um bom quinto lugar. 


Leclerc, pole position e largada excelente.

Na largada, fica na frente, Verstaapen espreme Pérez e acaba favorecendo Hamilton que pula para terceiro. Sainz que já largava atrás, perde ainda mais posições e caí para décimo quarto, na volta seguinte o piloto da Ferrari acaba rodando e abandona a corrida. Fim de semana tenebroso. O safety car virtual é acionado e posteriormente o físico para a retira segura do carro.


Sainz, fim de semana para esquecer.


A corrida recomeça na volta sete, Leclerc se mantém a frente, mas com Verstappen embutido. Mais atrás, Pérez também cola em Hamilton. Quem se destaca é Alonso, ainda em décimo, sendo o único de pneu duro.

Um par de volta depois, Pérez ataca Hamilton e conquista com arrojo a posição. Um pouco depois, Vettel escapa da pista e caí para o último lugar. Na frente, Leclerc vai abrindo constantemente a diferença.

Com treze voltas, um pelotão se forma, as Mercedes de Hamilton e Russell e as Mclaren de Norris e Ricciardo, o piloto da casa. Mesmo evoluindo a equipe prateada ainda fica longe do ritmo dos ponteiros.

Com Latifi e depois Mick Schumacher, os pit stop começam. No giro dezessete, Magnussen erra de maneira parecida como Sainz, porém consegue se manter a pista perdendo a posição para o chinês Zhou.

Na passagem dezenove, Verstappen para e coloca pneus duros, o holandês consegue voltar a frente da briga de Gasly e Alonso, que se aproveita para finalmente superar o francês. Mais na frente, Hamilton imprimindo um ritmo forte por algumas voltas, chega em Pérez. O mexicano ao fim da volta vai para os boxes, seguido pro Norris.

Com vinte e duas, das cinquenta e oito previstas, Ricciardo vai aos boxes e volta fechando a porta para Albon e Stroll, os pilotos chegam a fazer uma linha de três, mas o australiano se mantém a frente. Hamilton na volta seguinte para e volta a frente de Pérez, que com pneus mais quentes consegue a ultrapassagem de maneira fabulosa por fora. O safety car é acionado após a batida de Vettel. Leclerc e Russell, maior beneficiado fazem as paradas. Com isso os seis primeiros são:  Leclerc, Verstappen, Russell, Alonso que não parou nos boxes, perdendo uma boa oportunidade, Pérez e Hamilton. 

O safety car é um pouco demorado por conta dos detritos que precisam ser retirados, a corrida recomeça na volta vinte e sete. Leclerc larga mal e fica com Max ao seu lado, o piloto da Ferrari se defende com arrojo. A Ferrari de Leclerc consegue se reestabelecer e começa a abrir diferença novamente. Mesmo que por algumas voltas, Alonso consegue segurar Pérez, ajudando Russell a focar o ataque em Verstappen.

No giro trinta Pérez supera Alonso. Na volta seguinte é a vez de Hamilton enquadrar o espanhol e assumir o quinto lugar. 


Pérez e Alonso, os dois pilotos lutaram demais durante a corrida.

Na passagem da volta trinta e três, Pérez ataca Russell, mais atrás Magnussen o sétimo, que também não parou, segura as Mclaren e o resto dos outros carros. Na volta seguinte Norris passa Kevin. Mais uma volta e Ricciardo supera o piloto da Haas. Na frente, Leclerc vai sobrando e abre mais de quatro segundos.

Com trinta e nove voltas, Verstappen quebra de maneira surpreendente. O safety car virtual é novamente acionado. Dessa vez Alonso e Magnussen vão aos boxes. Uma voltinha é suficiente para a corrida ser reiniciada, Leclerc, com quinze segundos de frente, pode administrar sua Ferrari até o fim. Alonso que voltou em décimo quarto, rapidamente se coloca próximo do pelotão.


Mais uma vez Max zera no campeonato.

 

Uma batalha frenética entre Stroll, enlouquecido em suas defesas e Gasly, tentando de tudo ultrapassar o canadense. Alonso vem ganhando terreno e assume o décimo segundo posto. Rapidamente o pelotão do nono ao décimo quinto se compacta.

Faltando dez voltas para o fim, Leclerc faz a volta mais rápida. Na volta seguinte o francês ultrapassa Stroll na marra. Logo em seguida, Bottas passa a enquadrar Stroll. Mais uma volta e o finlandês conquista a posição. Estranhamente, Alonso perde ritmo e vai perdendo posições.

Com apenas três voltas para o fim, a Ferrari manda Leclerc se conter, assim como a Mercedes que pede parcimônia aos pilotos, nesse caso uma senha para ficarem do jeito que estar.

Na penúltima volta, finalmente Albon vai aos boxes. Leclerc, fantástico, fazendo a volta mais rápida no encerrar da corrida obtém a sua quarta vitória na carreira e a segunda na temporada. Pérez fecha em segundo, seguido por Russell e seu primeiro pódio. Hamilton é o quarto, seguido por Norris e Ricciardo. Outro que merece destaque é Albon, que fecha a prova em décimo levando para a Williams um pontinho. 

Com mais uma etapa completa, algumas observações: A Ferrari é o carro a ser batido, equipe tem um carro rápido, constante e um piloto formidável. A Red Bull com seus problemas de confiabilidade vai percebendo que o campeonato vai se complicando, apesar de faltarem ainda vinte etapas. Por fim a Mercedes, a equipe evolui a cada etapa e com as modificações previstas para Ímola, talvez a equipe germânica já consiga disputar com maior intensidade os pódios e quiçá as vitórias, o que embaralharia ainda mais o campeonato.


Grand Chelem para o monegasco, um feito e tanto.



Amanhã as notas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...