segunda-feira, 30 de agosto de 2021

A HISTÓRICA MENOR CORRIDA DA F1 DE TODOS OS TEMPOS.

     O fim de semana da F1 começou como qualquer outro, imerso na disputa entre Verstappen e Hamilton pelo campeonato mundial. Os treinos livres mostraram alternância na liderança entre as equipes protagonistas, e apesar de se acidentar na sábado de manhã, Max se mostrava ligeiramente mais rápido.

    No sábado uma classificação sensacional, que teria uma monumental importância para o resultado da corrida. O tempo chuvoso no Q1 embaralhou um pouco o grid e nesse contexto Lando Norris desbancou os protagonistas e fez o melhor tempo, se mostrando um ótimo piloto em condições adversas. A nota triste foi o desempenho melancólico de Kimi Raikkonen, que nem se classificou para o Q2.

Já no Q2, a pista ia melhorando lentamente, os pilotos partiram para as suas voltas rápidas de pneus de chuva com exceção dos carros da Williams, que se projetaram na parte de cima da tabela. Apesar do bom tempo de Hamilton, mais uma vez Lando Norris foi a sensação e obteve o melhor tempo, se mostrando um real candidato a posição.A decepção ficou por conta da eliminação de Alonso e da dupla da Ferrari, para desespero dos torcedores tifosi.

    No Q3, a chuva se intensificou, a direção de prova liberou os e Lando Norris, o primeiro a abrir volta rápida se tornou vítima das condições e bateu forte na Eau Rouge, famosa sequência de curvas em subida de Spa-Francorchamps. Vettel berrava desesperado pelo rádio "Eu avise, eu avisei, o carro está aquaplanando." O próprio Vettel estacionou para ver se Lando estava bem, e por sorte, estava. 


Lando vinha tendo um desempenho maravilhoso até a batida.


    Após os reparos na proteção de pista e a chuva ter diminuído, os pilotos voltaram à pista. A briga ficava em aberto entre Max e Lewis, até que no zerar do cronômetro, Russell, quase que milagrosamente, se coloca na pole position, o que seria histórico, ainda mais no atual carro da Williams. Hamilton fecha a sua volta e fica atrás de seu compatriota, já Max vem se atirando em cada curva com graça e agressividade, por fim o holandês, para delírio da torcida, fecha em primeiro. Russel mesmo não ficando com a pole é muito parabenizado pois o resultado foi extraordinário. Hamilton fecha o dia em terceiro.

    O domingo amanhece com muita chuva, a corrida é postergada para começar por diversas vezes e por muito tempo. Quando se encaminhava para o grid, Sergio Pérez da Red Bull bate e devido aos danos é obrigado a largar de último, comprometendo a sua corrida. Será que a equipe já se arrependeu do contrato renovado?


Pérez é vitimado pela chuva antes mesmo de começar a corrida.

    

    A corrida após muitos atrasos é iniciada com safety car e terminada logo em seguida. Dessa forma o resultado da volta é validado e os pilotos recebem os pontos pela metade. Frustrante para o público, mas necessário para a segurança dos pilotos. Talvez a corrida tivesse de ser adiada para segunda-feira, mas a previsão de chuva indicaria que o quadro meteorológico não seria alterado. Com isso Max Verstappen vence, diminuído o prejuízo para Hamilton e Russel obtém um inacreditável pódio, o primeiro dele na carreira. Desde 2014, com Lance Stroll, a Williams não ia ao pódio. 

Condições impraticáveis de se competir.


    A incrível menor corrida da F1, desbancando Adelaide em 1993, que também foi interrompida precocemente devida a chuva torrencial entra para a história e trouxe algumas agradáveis surpresas.

    Festa de Verstappen, festa de Russell e festa para Daniel Ricciardo, que finalmente pontua bem pela Mclaren com o seu quarto lugar. Outro que pode comemorar é o sempre tão questionado Nicolas Latifi, que chega aos pontos pela segunda vez seguida com o seu nono lugar. Hamilton, o segundo na corrida, permanece líder do campeonato, mas agora somente a três pontos de vantagem para Max.

    Amanhã teremos as notas dos pilotos, totalmente influenciadas pelo treino classificatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...