domingo, 17 de novembro de 2019

O BRASIL DE VERSTAPPEN.

A maravilhosa pista de Interlagos, o autódromo Jose Carlos Pacce, recebe mais uma vez, as melhores máquinas do automobilismo mundial. Nos treinos livres, todos com a presença da garoa paulista, os tempos indicavam um equilíbrio entre os pilotos de Red Bull, Ferrari e Mercedes, fora os acidentes, como o de Verstappen, Kubica e alguns outros. 

Na qualificação a luta pela pole position é intensa, e uma volta perfeita poderia determinar o resultado. Max Verstappen faz uma volta mágica e se coloca na posição de honra, desde 1993 um motor Honda não conquistava a pole position no Brasil. ao seu lado, Sebastian Vettel, que também demonstrou um bom desempenho nas voltas rápidas. Na segunda fila as Mercedes de Hamilton e Bottas. Leclerc, que havia sido o quarto foi punido por troca de componentes e larga somente em décimo quarto.

Na largada Max se mantém na ponta, Vettel traciona mal, fica lado a lado com Hamilton que consegue pular para segundo no S do Senna. O alemão ainda tem de se defender de Bottas na reta oposta. No meio do pelotão, Leclerc faz todo o miolo lado a lado com Ricciardo e na subida da Junção, fica lado a lado com Norris, superando o inglês, pulando para o décimo lugar. Em pista o monegasco ainda supera Raikkonen, Grosjean e Gasly nas voltas seguintes.

Da largada até a bandeirada o GP Brasil foi emocionante.


No sétimo giro, na reta oposta, Ricciardo força para cima de Magnussen, nenhum dos dois cede e comprometem as suas corridas com um toque. Magnussen roda e Ricciardo fica com o bico danificado. Enquanto isso Verstappen lidera e faz a volta mais rápida da pista.

Com quinze voltas, Ricciardo é punido pelo acidente com cinco segundos. Mais atrás, Leclerc força o ritmo e se aproxima de Albon.

Na passagem da volta vinte e três Verstappen para nos boxes e na saída quase é atingido por Kubica, os segundos preciosos que perdeu para se desviar do polonês o fizeram perder a posição para Hamilton que havia parado uma volta antes.

Quase que a história do ano passado se repete para Max.

Na volta vinte e seis, Vettel vai aos boxes e opta por uma estratégia diferente, colocando pneus mais duros.

Giro quarenta e dois, Bottas para nos boxes e surpreende ao colocar  pneus macios. Na volta semana seguinte é a vez de Lewis e este coloca os compostos médios. Mais um giro e o líder Verstappen vai aos boxes. Na pista Bottas começa a atacar Leclerc de todas as maneiras possíveis. As investidas do finlandês são todas frustradas pelas belas manobras defensivas de Leclerc. 

Com cinquenta voltas completadas, Vettel vai aos boxes, coloca os pneus macios e volta a vinte segundos do líder. Voltando ao finlandês uma fumaça sai de sua Mercedes e em menos de uma volta seu motor se entrega. Na frente, Hamilton começa a sua perseguição a Verstappen. Para melhorar a corrida o safety car é acionado.

Verstappen entra nos boxes e coloca os pneus macios, Hamilton fica na pista. Leclerc também para nos pits e todos parecem estar em melhores condições do que a Mercedes.

A corrida recomeça faltando onze voltas, Verstatppen joga duro e na marra ultrapassa o inglês no S do Senna. Albon também larga bem e pula para terceiro, segurando as Ferrari. 

Com a asa móvel aberta, Albon passa a atacar Hamilton. Sem conseguir a ultrapassagem, é a vez de Vettel atacar o tailandês. Os dois ficam lado a lado, porém o piloto da Red Bull prevalece e se mantém em terceiro.

Faltando apenas sete voltas para o fim, Lelcerc se joga em um mergulho espetacular e ultrapassa Vettel, o alemão não aceita e na reta oposta se joga em cima do monegasco, os dois se tocam e acabam com as suas corridas. Enfim, o safety car é acionado novamente. 

A Ferrari chega ao limite de desgaste com seus dois pilotos após esse acidente.

Hamilton surpreende e vai aos boxes, voltando em quarto, contudo tendo pneus novos. O que o inglês não contava é a lentidão para a remoção dos detritos, mais uma vez a bandeira amarela é demasiadamente demorada.  

A corrida recomeça faltando duas voltas. Hamilton passa Gasly e assume o terceiro lugar. na reta oposta, o inglês ameaça Albon, mas este se defende bem. No miolo, Albon abre demais, Hamilton mergulha e os dois se tocam, pior para o tailandês. Na subida do café Hamilton fica lado a lado com Gasly e o francês por um bico fica com o segundo lugar. Espetacular o final. Verstappen vence o GP do Brasil, se redimi do ano passado quando jogou a vitoria fora. 

A felicidade de Gasly contagia a todos e surpreende pois seu primeiro pódio ofusca um pouquinho o genial triunfo de Verstappen. Hamilton, claramente um pouco insatisfeito, fica com o terceiro lugar, que será confirmado somente no pós corrida por conta do toque com Albon. Outro merece aplausos de pé é Carlos Sainz, largou em último e chegou em quarto, uma corrida espetacular. Para melhorar momentos após o término da prova, a direção da corrida pune Hamilton pelo acidente com Albon em cinco segundos, desta forma Sainz passa para o terceiro lugar.

Gasly consegue se segurar por fora e chega a frente de Hamilton.

Sobre a Ferrari, com dois pilotos espetaculares, querendo vencer a todo custo, é inevitável uma rivalidade crescente entre eles, e a equipe tem de gerir a crise que só aumenta, caso não ocorra até a próxima temporada terá reflexos negativos.

Se alguém acha que a corrida de Interlagos tem de sair do calendário, se acham o traçado curto, problema dessas pessoas, a pista proporciona o que o público quer: disputas, pegas, ultrapassagens e muitas emoções, coisas que não existem nos traçados feitos por Hermann Tilke.

Abaixo as notas das aos pilotos pelo desempenho na corrida:

1o. Verstappen - 10,0

Um gigante, fez tudo certinho e conquista uma vitória digna dos grandes da F1.

Max chega ao terceiro lugar na tabela de pontos.

2o. Gasly - 9,0

O francês conseguiu conter Hamilton na última curva de maneira improvável. Glock deveria aprender umas coisinhas com ele. Depois de hoje pode reivindicar o seu lugar na Red Bull novamente.

3o. Sainz -9,0

Largar em último é ruim, chegar ao pódio é bom, quando ocorre essa situação em uma mesma corrida é algo simplesmente fantástico e Sainz pode vivenciar isso.

4o. Hamilton - 8,0

Como sempre um leão na corrida, até o fim tentando algo para chegar a frente, impossível não se contagiar com esse mito. Com certeza corridas como essas provam que Lewis Hamilton merece estar entre os cinco melhores de todos os tempos.

5o. Raikkonen - 8,5

Com a competência habitual Kimi leva o seu modesto Alfa Romeo a um excepcional quinto lugar, mais uma vez mostra seus predicados de campeão do mundo.

6o. Giovinazzi - 8,0

O pequeno italiano não decepcionou e consegui um bom resultado, em uma corrida de resultados espetaculares, seu resultado acaba por ser menosprezado injustamente.

7o. Ricciardo - 7,0

Largou mal, errou no início da corrida, foi punido, mas com todas as confusões conseguiu se recuperar e obter um resultado digno.

8o. Norris - 6,0

Também teve um bom resultado, porém seus pontos se tornam uma pálida sombra do que Sainz conquistou.

9o. Pérez - 7,0

Pontinhos preciosos para uma equipe que apesar do aporte financeiro da família Stroll, não consegue crescer no grid.

10o. Kvyat - 6,0

Outro que teve o resultado empalidecido pelo companheiro de equipe. Fez um pontinho precioso, mas pouco perto do pódio de Gasly.

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