segunda-feira, 4 de novembro de 2019

É HEXA.

O GP dos EUA desse ano tem a oportunidade de entrar para a história, o hexacampeonato do inglês Lewis Hamilton parece ser questão de horas apenas. Nos treinos livres os pilotos reclamaram demais das ondulações na pista, Lewis capitaneou as reclamações de seus colegas, dizendo do perigo que isso traz e a alta probabilidade de um acidente ocorrer. Além disso as temperaturas baixíssimas em Austin cria um cenário de imprevisibilidade para a corrida.

Na qualificação, Lando Norris surpreende e lidera a o Q1.  No Q2 é vez do garoto Leclerc colocar a Ferrari na ponta. No Q3, Bottas faz uma volta voadora e conquista a pole position. Vettel fecha a primeira fila e tem a oportunidade de superar ainda nos EUA Leclerc na tabela de pontos. Na segunda fila Verstappen e Leclerc largam sabendo que são capazes de disputar a vitória. Em quinto Hamilton, apesar do resultado discreto, isso é mais do que o necessário para se sagrar campeão mais uma vez. Ao lado do líder da temporada, Alexander Albon, o piloto novato que também quer buscar seu espaço na Red Bull nesse fim de temporada.

Na largada Bottas se mantém a frente, Verstappen por fora assume a segunda posição, Hamilton traciona bem e ultrapassa as duas Ferrari. Mais no miolo do grid Albon e Sainz se tocam, a Mclaren se mantém na corrida, mas Albon é obrigado a ir para os boxes. Outro que se destacou foi Ricciardo, pulando para sexto. Vettel após atacar uma zebra logo na primeira volta começa a perder ritmo, perde a posição para Hamilton e logo em seguida para Leclerc. Depois disso o piloto da Ferrari ainda perde as posições para Norris e Ricciardo.

A largada é bem disputada e vários contatos ocorrem.


No sexto giro, Vettel começa a atacar Ricciardo e por sua vez o australiano ataca Norris. Leclerc se esforça, mas não consegue se aproximar de Hamilton. Quem se destaca também nesse início de corrida é Kimi Raikkonen, ganhando seis posições. 

Na oitava volta, na curva nove, Vettel ataca demais a zebra novamente e dessa vez a sua suspensão quebra, a parte o fato de colocarem a zebra do sábado para domingo para evitar o corte de pista foi um erro grosseiro da direção de prova. Ao superar Magnussen e com o abandono de Vettel, Kimi pula para o nono lugar. Na volta seguinte, no final da reta oposta, Ricciardo mergulha bem e supera Norris.

A corrida de Vettel acaba cedo.


Na passagem da volta quatorze, Verstappen faz seu pit stop, puxando a fila dos ponteiros. Na volta seguinte é a vez do líder Bottas fazer a sua parada, ambos caminham para dois pit stop na corrida. Hamilton, que largou em quinto, sua pior posição de largada no ano, assumia a liderança da prova. Mais uma volta e Verstappen passa Leclerc, que não esboça reação pois parte para uma outra estratégia.

Voando baixo, Bottas vai fazendo seguidas voltas rápidas e retirando rapidamente a diferença para Hamilton. Na volta dezoito, Sainz, Grosjean e outros param nos boxes.

Com vinte voltas, Norris vai aos boxes. Incrível é a boa recuperação de Sainz, que já havia feito o seu pit stop e se colocava imediatamente atrás de seu companheiro de equipe. Ricciardo para e volta atrás de Pérez, mas negocia a ultrapassagem e o coloca entre ele e Norris, que na volta seguinte ultrapassa o mexicano.

Na volta vinte e quatro, após insistir em ficar na pista, Hamilton se torna presa fácil para Bottas. Ao fim da volta Lewis, faz o seu pit stop e regressa a pista em terceiro. A dúvida é? Bottas e Verstappen irão parar? Provavelmente sim, mas nenhum dos dois tem muito a perder.

No giro trinta e cinco, Verstappen responde a pergunta e vai aos boxes, voltando confortavelmente em terceiro. Em seu calvário na Williams, Kubica abandona a corrida. Mais uma volta e Albon parate para cima de Norris, no fim da reta principal o tailandês supera o britânico. Ao fim da volta, Bottas faz o seu pit stop e retorna a menos de nove segundo de Lewis, faltando agora vinte giros para o fim da corrida.

Com quinze voltas para o fim Albon vai aos boxes e cai para o décimo lugar. A diferença entre Bottas e Lewis cai para menos de cinco segundos. O finlandês vai buscar a vitória.

Faltando treze para o fim, Leclerc vai aos boxes, longe dos líderes e muito a frente de Ricciardo vai tentar buscar o ponto extra pelo menos. Norris também vai aos boxes e retorna à pista em décimo.

Faltando dez voltas para o fim, Hulkenberg e Raikkonen fazem uma disputa ferrenha pela décima segunda posição, prevalecendo o "iceman". Bottas fica a apenas dois segundos de Hamilton, porém o ímpeto também diminui. Leclerc faz a volta mais rápida da corrida.

Com oito giros para o fim, Albon supera Ricciardo e chega ao quinto posto. Bottas fica a menos de um segundo e meio de Hamilton. A conta gotas o finlandês vai chegando. Norris supera Gasly e sobe para oitavo.

Com cinco passagens para o fim, Bottas consegue ficar a menos de um segundo após um errinho na freada de Hamilton, o pole position abre a asa móvel na reta oposta, ficam lado a lado, mas Bottas acaba espalhando para evitar o contato. Na volta seguinte, Bottas traciona muito bem na curva antes da reta oposta, vai na sujeira fora do traçado e supera seu companheiro de equipe. A corrida ainda não se define pois Verstappen se aproxima de Lewis. O multi-campeão consegue administrar a diferença até a linha de chegada e se consagrar hexacampeão mundial. Bottas também merece aplausos pela excelente vitória conquistada e apesar dos altos e baixos a vitória o consolida com o vice campeonato no mundial de pilotos.

Na corrida ainda tivemos tempo de ver Magnussen perder o disco de freio e ir reto na reta oposta e parar na brita. Gasly com problemas também perde rendimento e sai da zona de pontos. Kvyat chega a superar Pérez na pista, porém no pós corrida é punido  (mais uma vez) e cai o décimo segundo lugar.

Mesmo não vencendo Lewis roubou a cena da corrida.


Com esse título, é inevitável não colocar Lewis Hamilton no roll dos grandes da F1, tais como Stewart, Prost, Lauda, Piquet, Senna, Brabham, Vettel, Alonso e Clark, e talvez em breve, o coloquemos sem muita surpresa acima destes ao lado de Michael Schumacher como os grande pilotos da história.

Abaixo as notas dadas ao pilotos pelo desempenho na corrida:

1o. Bottas - 9,5

Ritmo incrível da primeira a última volta, foi impecável e fez por merecer a vitória.

2o. Hamilton - 9,0

Foi discreto na qualificação, mas graças a uma excelente largada e uma estratégia ousada flertou com a vitória e conseguiu ficar no segundo lugar, garantindo o seu sexto campeonato.

3o. Verstappen - 8,5

Um leão na corrida, por muito pouco não chegou em segundo, demonstra estar muito acima do nível dos seus adversários da Ferrari como piloto.

4o. Leclerc - 8,0

Muito discreto o fim de semana inteiro, pelo menos se mantém em terceiro no 
mundial.

5o. Albon - 7,5

Sempre muito combativo, porém não consegue nunca um fim de semana sem problemas, para andar no ritmo de Verstappen ou das Ferrari.

6o. Ricciardo - 9,0

Não seria exagerou dizer que foi o nome da corrida, foi combativo e estrategista para ficar na sexta posição. Merece um carro bem melhor do que esse ofertado pela Renault.

7o. Norris - 8,0

Um fim de corrida apoteótico, chegando em sétimo superando Sainz de maneira improvável.

8o. Sainz - 7,5

Não fosse o incidente da largada e o dano em seu carro poderia ter conquistado um resultado ainda melhor, mas vale ressaltar a garra do espanhol em toda a corrida.

9o. Hulkenberg - 6,0

O resultado em si não é ruim, mas se comparado com Ricciardo ficou devendo.

10o. Pérez - 7,0

Largou dos boxes e conquistou um pontinho suado.














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