quarta-feira, 30 de outubro de 2019

MERCEDES CAMPEÃ 2019 - BOTTAS VENCE E CONVENCE EM SUZUKA.

O Grand Prix do Japão, a décima sétima etapa do Mundial 2019 de Fórmula 1, pode ser o GP decisivo para o título de construtores da Mercedes. Nos treinos antes da chegada do furação Hagibi, a equipe prateada fica na frente, porém o furação faz as atividades de sábado serem adiadas para domingo.

No domingo, os treinos classificatórios ocorrem pela manhã e a Ferrari surpreende, com Vettel fazendo uma volta fantástica e assumindo a pole position. Leclerc faz a dobradinha da equipe


Antes da largada, Kubica prefere largar dos boxes após trocar componentes do carro. Na largada as Ferrari de Vettel e Leclerc patinam demais, Bottas simplesmente janta a ambos e assume a liderança, Hamilton e Verstappen também atacam os carros da equipe de Maranello, nisso Verstappen e Leclerc se tocam, pior para o holandês que sai da pista e cai para último. Charles Leclerc fica com a asa dianteira danificada e perde muita pressão dianteira, pior vai deixando pedaços na pista, colocando em risco os outros pilotos, ainda assim, o monegasco vai segurando o piloto pentacampeão. Quem se dá bem na confusão são as Mclaren, com Sainz e Norris entre os seis primeiros.

As Ferrari largam mal e Bottas assume a liderança.

Bottas vai voando e abre boa vantagem para as Ferrari e Hamilton, enquanto isso Leclerc vai ignorando as ordens da Ferrari e se mantém na pista, perdendo pedaços do carro, péssima hora para contestar a Ferrari. Ao fim da quarta volta o monegasco vai para os boxes. Ainda na quarta volta, Albon força em cima de Norris na chicane e ambos se tocam.

Verstappen é vítima de Leclerc.

No sétimo giro, Ricciardo faz uma linda manobra e supera Giovinazzi, assumindo o décimo lugar. Um par de voltas depois, Leclerc ultrapassa Verstappen que joga o carro em cima, mas a velocidade de reta do carro vermelho faz o monegasco prevalecer. 

Na passagem da volta treze, Leclerc tenta ultrapassar Raikkonen, mas leva uma senhora fechada de porta na cara. Na frente Bottas dá uma travadinha nos pneus, mas segue na frente com vantagem. Na volta seguinte, na famosa 130R, Leclerc supera Kimi e parte para cima de Grosjean e Magnussen.

Com quinze voltas, Verstappen abandona, ao mesmo tempo a Ferrari de Leclerc supera os pilotos da Haas, assumindo o décimo segundo lugar. 

Com dezessete voltas, Vettel para nos boxes e coloca os pneus macios novamente, optando por dois pit stop. Na volta seguinte, Bottas coloca pneus médios e volta a frente de Vettel. Hamilton permanece na pista e fará uma estratégia diferente, com uma parada apenas.

Com vinte e duas, das cinquenta e três voltas, Hamilton vai para os boxes e regressa em terceiro. Bottas reassume a liderança da prova. O que chama a atenção é que a equipe contraria o piloto inglês e não coloca os pneus duros, podendo ocasionar uma parada extra no fim da corrida.

Com vinte e cinco voltas, Norris vai perdendo posições e ritmo. Leclerc vai aos boxes e faz um segundo pit stop. 

Com vinte e oito giros, Hulkenberge e Pérez superam juntos Gasly, que na volta seguinte também é superado por Leclerc.

Com trinta e duas voltas, Vettel vai aos boxes e coloca pneus médios, para ir até o final da corrida. Na pista Leclerc vai abrindo caminho, superando Pérez e na volta seguinte Hulkenberg. Mais uma volta e é a vez de Stroll ser superado pela piloto da Ferrari. 

O show do piloto da Ferrari chega ao fim ao superar com arrojo Gasly, pois estava a mais de vinte segundos de desvantagem para Norris. No giro trinta e seis Bottas vai aos boxes e faz seu último pit stop.

Bottas vai pulverizando a diferença de Hamilton e passa a ser questão de pouco tempo o finlandês superar o inglês. Para melhorar, a equipe garante que Lewis irá parar nos boxes. 

Faltando dez voltas para o final, Hamilton até de maneira surpreendente pois tinha os pneus em boas condições é chamado para os boxes, talvez uma forma da equipe compensar Bottas pela estratégia diferenciada. Lewis volta em terceiro, quatro segundos atrás de Vettel.


Faltando sete para o fim, Lewis faz a melhor volta e se aproxima de Vettel. As Renault fazem jogo de equipem Hulkenberg deixa Ricciardo passar e o australiano passa a atacar Stroll, o superando na volta seguinte.

Faltando seis voltas, Leclerc vai aos boxes com os pneus em frangalhos, mas se mantém na mesma posição. Hamilton faz a primeira investida em Vettel, mas o alemão se mantém na frente.

Os ataques de Hamilton se sucedem, se aproxima no fim das retas, mas sem chance de ultrapassar por conta do canhão que é o motor Ferrari. Faltando três voltas para o fim, Vettel escorrega na chicane, perde tempo e na reta principal os dois ficam lado a lado, contudo Vettel prevalece mais uma vez.

Na abertura da última volta Pérez estampa o muro e jogaria fora o seu nono lugar, porém a direção de prova erra e termina a corrida ao invés de lançar a bandeira amarela, ou seja, a corrida por força de regulamento termina uma volta antes, livrando a pele do mexicano. Após a corrida, as Renault são desclassificadas por conta de um recurso no freios do carro que auxilia os pilotos, considerado ilegal pela FIA. Resultado ruim para Ricciardo, que largou em décimo sexto, chegou em sétimo, mas não levou.

Bottas vence, convence, e a Mercedes conquista o titulo.

Bottas vence, chega ao seu sexto triunfo na carreira e com o terceiro lugar de lugar de Hamilton a equipe prateada chega ao seu sexto título mundial consecutivo.Um feito que iguala a Ferrari dos anos dois mil sob a batuta de Schumacher.

A F1 agora embarca para o México, que pode selar o sexto título de Lewis Hamilton.


Abaixo as notas das aos pilotos pelo desempenho na corrida.


1o. Bottas - 9,0

Na classificação não foi tão bem, mas sua largada espetacular de terceiro para primeiro compensou, foi seguro na corrida e obteve uma importante vitória que praticamente sela seu vice campeonato.

2o. Vettel - 9,0

Fez uma pole espetacular, mas largou mal, foi competitivo na corrida e soube se defende magistralmente de Hamilton.

3o. Hamilton - 8,5

Sempre muito rápido na corrida, talvez traído pela estratégia ruim perdeu a chance de vencer, mas ainda assim, o dia era da equipe, e não dele.

4o. Albon - 8,5

Se recuperou muito bem na corrida, fez a honra da Honda em casa, na metade final da corrida correu sozinho.

5o. Sainz - 8,0

Uma corrida espetacular do espanhol, obteve um resultado bastante significativo.

6o. Leclerc - 7,0

Foi o melhor e o pior da corrida, errou na largada, acertou Verstappen, não entrou nos boxes quando deveria, mas se recuperou razoavelmente bem, chegando em sexto.

7o. Gasly - 7,0

O francês mostrou mais uma vez a sua capacidade e fez uma boa corrida, sinceramente a troca dele por Albon ainda não foi justificada.

8o. Pérez - 7,0

Por um golpe de sorte, o erro da direção de prova, salvou um bom resultado, o que seria um abandono ficou como um oitavo lugar.

9o. Stroll - 6,5

O piloto da Racing Point não destoou de seu companheiro e conseguiu um bom resultado.

10o. Kvyat - 6,0

Herdou os lugares da Renault e obteve um pontinho após corrida combativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...