segunda-feira, 8 de julho de 2019

DEU CANADÁ NAS RUAS ALEMÃS

O dia dois da DTM em Norisring estava nublado, criando uma expectativa de uma chuva durante a corrida. René Rast, a bordo de seu Audi da equipe Rosberg, estampando o Bayern de Munique conquista a pole position e é o favorito a vitória. Ao seu lado Nico Mueller, o grande nome da corrida um. Na segunda fila Loic Duval e Philipp Eng e na terceira Bruno Spengler e Sheldon Van der Linde. Pietro Fittipaldi decepciona e larga apenas em décimo sexto. Apesar de possuir apenas dois mil e trezentos metros, Norisring oferece na freadas em forma de cotovelo boas chances de ultrapassagem para quem se aventura, entretanto a proximidade do muro sempre é um fator decisivo em caso de erro do piloto na pista.

Na largada  Muller e Duval fazem sanduíche de Rast, na disputa, bem por dentro, Spengler surpreende e assume a ponta. Na parte seguinte da pista, Rast é tocado por Muller e roda, perdendo tempo e diversas posições, procurando minimizar o prejuízo, o piloto se junta a outros e para nos boxes. A briga que todos queriam ver dura apenas meia volta. A parte, que a punição parece exagerada, Rast cruzou na freada, na frente do adversário, que freou forte e tocou de leve no oponente, porém Rast estava desequilibrado, por isso rodou, e ainda assim, não bateu em nada.

Na volta quatro a direção de prova penaliza com um drive through Nico Muller, que na pista estava disputando a liderança com Spengler. O piloto cumpre sua punição e regressa em décimo terceiro.

Spengler faz uma largada sensacional e assume a ponta.


Jamie Green, aparentemente muito bem recuperado da cirurgia que fez, aparece muito bem em terceiro, pressionando Eng. Na passagem nove, Green supera o carro azul e assume o segundo lugar. Vale destacar que Jaime Green já havia vencido por quatro vezes nas ruas de Norisring.

Robin Frijns e depois Marco Wittmann, sofrem para ultrapassarem Pietro Fittipaldi, que já estava levando uma volta dos líderes por conta de seu pit stop na primeira volta. No giro dezesseis, Pietro recebe uma punição justamente por isso, acabando de vez com qualquer chance de um bom resultado. Na passagem seguinte Green faz seu pit stop.

No pelotão de trás, Rast começa a galgar posições, primeiro supera Paul Di Resta, depois Jake Dennis. No giro vinte e seis, Wittmann e Rockenfeller ficam lado a lado e fazem uma bonita disputa pelo quarto lugar. Após muita disputa, finalmente Rockenfeller ultrapassa Wittmann. 

Após trinta e duas voltas, com pneus mais novos, Green supera Duval, e antes disso já havia superado Eriksson, se mostrando muito rápido e consistente. Na frente, Spengler faz seu pit stop e volta a frente de Green e Duval, porém com pneus dezesseis voltas mais novos. Robin Frijns assume a liderança da corrida, entretanto essa liderança só dura uma volta pois ele e Wittmann param nos boxes. Com isso Rockenfeller é o novo líder.

Quem fica na pista passa a apostar na chuva, que se limita a alguns pingos bem espalhados ou no safety car. Com vinte minutos para o fim todos que faltavam já haviam parado e a corrida já ganhava seus contornos decisivos. Frijns supera Loic Duval e parte para cima de Eng, no momento vice líder do campeonato. Rast, mesmo com pneus gastos, supera Eriksson e assume o décimo lugar.

Faltando quinze minutos, Wittmann supera Duval, um pouco mais a frente, Eng faz de tudo para conter Frijns, porém com isso, ambos perdem tempo. Após uma luta intensa, na volta cinquenta, Frijns conquista o teceiro lugar e deixa Eng para Rockenfeller e Wittmann, que se aproximam. No miolo do circuito, Rockenfeller faz uma linda ultrapassagem. Rast supera Glock e assume o nono lugar, porém, rapidamente, Nico Muller se aproxima de ambos.

Faltando doze minutos, Van der Linde abanadona a corrida, batido mais uma vez, um fim de semana terrível para o sul africano. Eriksson para novamente nos boxes, parar cedo custou seus pneus no fim da corrida. No pelotão de trás, Muller pressiona Glock, que se defende como pode. Quase empurrando o rival, Muller coloca o carro lado a lado na marra e assume o nono lugar e passa a caçar Rast. 

Com oito minutos para o fim, Wittmann ultrapassa Eng e assume o quinto lugar. Na frente a disputa pelo pódio entre Frijns e Rockenfeller é boa, dura algumas voltas mas o alemão ultrapassa Frijns.

Com três minutos para o fim, Wittman com problemas vai vagarosamente para os boxes, um fim de semana terrível para o piloto da BMW, que vê suas chances de título sepultadas de vez. A emoção do fim da corrida é a aproximação de Rockenfeller em Green, porém o britânico consegue administrar a vantagem com segurança.

Bruno Spengler, do Canadá vence nas ruas de Norisring, seguido por Green e Rockenfeller. Rast ainda fecha em sétimo, salvando bons pontos para o campeonato. Spengler de quebra conquista seu quinquagésimo pódio na DTM. Pietro fecha o dia em décimo quinto, duas voltas atrás.

Na tabela de pontos temos as seguintes posições:

1o. R. Rast - 127 pontos
2o. N. Muller - 102 pontos
3o. P. Eng - 101 pontos
4o. B. Spengler - 76 pontos
5o. M. Wittmann - 72 pontos

A DTM retorna daqui a duas semanas para a rodada dupla em Assen, na Holanda, na pista conhecida como "A Catedral".  Até lá.









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