domingo, 30 de junho de 2019

VERSTAPPEN ANTOLÓGICO.

No maravilhoso circuito de Red Bull Ring na Áustria, terra natal do lendário Niki Lauda, falecido semanas atrás. A Ferrari se mostrou muito rápida nos treinos, ameaçando as Mercedes, só que esse filme já havia sido visto vários vezes ao longo do ano e o final tinha sempre as flechas de prata a frente ao fim das corridas. Ano passado Max Verstappen, correndo na casa de sua equipe e um apoio fenomenal da torcida holandesa que invadiu o circuito, conseguiu vencer a corrida, ou seja a expetativa era de uma corrida muito disputada.

Na qualificação as Ferrari realmente conseguiram mostrar um ritmo levemente mais rápido do que as Mercedes, Max carregando a sua Red Bull nos ombros também se mostrava capaz de surpreender e buscar a pole position. No Q3, no momento decisivo, Vettel nem saí dos boxes com problemas, ficando com o décimo primeiro tempo, e graças a punições de pilotos a frente pula para nono. Bottas também não encaixa uma boa volta, a disputa fica restrita a Leclerc, Hamilton e Verstappen. O piloto da Ferrari, com uma volta voadora, conquista a pole position, Hamilton que atrapalha a volta ráida de Kimi Raikkonen, é punido em três posições no grid, caindo de segundo para quinto, só que graças a punições a outros adversários o inglês irá largar em quarto. Max, empurrado pela torcida e muito motivado, irá acompanhar Leclerc na primeira fila. Vale destacar Norris com um excelente quinto lugar.

Antes da corrida é bom ressaltar que Ferrari optou por uma estratégia diferentes nos pneus em relação as Mercedes e Red Bull, utilizando os pneus macios enquanto suas adversárias largam com pneus médios.

N largada, Lelcerc larga bem, Max parece ter problemas e sai muito lentamente, Bottas pula para segundo e Norris para terceiro, ao fim da segunda reta Hamilton aproveita o vácuo e supera Norris, Verstappen, tem de se contentar em se manter a frente de Gasly, ficando apenas em sétimo.

Leclerc começa voando, abrindo vantagem para as Mercedes, Raikkonen havia conseguido superar Norris, pulando para quarto. Vettel começa a atacar o jovem piloto da Mclaren e recebe pressão de Max. Na volta seguinte Vettel, consegue superar Norris, mas o garoto vende caro. Max passa a atacar Norris.

Na volta seis, Vettel consegue superar Kimi, na passagem seguinte Max consegue superar Norris. No pelotão da frente, as Mercedes começam a retirar gradualmente a vantagem de Leclerc, devido aos pneus médios que possuem uma durabilidade maior.

No nono giro, Max supera Kimi e avança para o quinto lugar, o finlandês prefere não perder tempo na disputa pois sabe que sua disputa é com os outros carros. No pelotão intermediário Albon e Grosjean protagonizam uma boa disputa, depois o tailandês ataca a outra Haas, chega a conseguir a ultrapassagem, mas Magnussen dá o troco. Leclerc começa a forçar um pouco mais o ritmo, se aproximando da janela de parada.

Na passagem treze, Norris pressiona Kimi chegando a ficar lado a lado, porém não supera o piloto da Alfa Romeo. Gasly se aproxima de ambos. Na volta seguinte Norris supera Kimi e deixa o finlandês para Gasly. No Hamilton indo ao limite, começa a travar os pneus, entretanto não chega a perder tempo. O francês nas voltas seguintes passa a atacar Kimi, Kimi se defende muito bem e se sustenta a frente por algumas voltas. A Ferrari manda os pilotos apertarem o ritmo, prevendo terem de parar nos boxes nas voltas seguintes.

Após vinte e dois giros, Bottas e Vettel param nos boxes, a Ferrari erra no pit do alemão, pelo menos fizeram Bottas perder um segundo tendo de esperar o carro de Vettel passar pelo seu boxe no momento exato que iria sair. Na volta seguinte Leclerc para nos boxes. Hamilton e  Verstappen ficam na pista entre os ponteiros. 

Vettel volta atrás de Gasly e Kimi, consegue superar o francês e Kimi para nos boxes, facilitando a vida do alemão. Enquanto isso, Hamilton vai imprimindo um ritmo forte, porém se arriscando a cada curva. Após trinta das setenta e uma voltas, Hamilton começa a perder tempo perdendo rendimento e vai para os boxes, Lewis opta por trocar o bico de seu carro e perde muito tempo, dando adeus a chance de vitória. Lewis volta atrás de Vettel. Na volta seguinte, Verstappen para nos boxes. Ao sair, o holandês volta entre Vettel e Hamilton.

Quase na metade da corrida, finalmente, Gasly supera Kimi. As vantagens entre os pilotos da frente não se alteram muito, com exceção de Max que vai gradualmente tirando vantagem de Vettel. 

Com quarenta voltas disputadas, Norris começa a pressionar Ricciardo e traz consigo Gasly. O jovem inglês investe mal, tem de frear forte e quase é superado por Gasly. Poucas voltas depois, Lando Norris, por fora, supera Ricciardo e coloca o carro da Renault entre ele e Gasly. Norris também ganha a posição de Sainz que parou nos boxes, pulando para sexto.

Norris ultrapassando Ricciardo, o garoto é bastante promissor.


Lembram-se que Max se aproximava de Vettel? No giro quarenta e cinco ele finalmente começa a pressionar Vettel, duas voltas depois começa a abrir o DRS, Vettel começa a se defender como pode dos ataques do holandês voador, ataques esses que são implacáveis. 

No giro cinquenta, Max sai embutido na traseira de Vettel, sai da primeira freada lado a lado e na freada seguinte supera Vettel, assumindo o terceiro lugar. A torcida grita nas arquibancadas como se fosse um gol. A Ferrari resolve chamar Vettel para os boxes e este coloca os pneus mais macios de todos, e quem sabe ainda consiga buscar Hamilton que não apresenta um bom ritmo.

Com pista livre e com um ritmo forte, Max vai tirando diferença para Bottas, mais atrás é Vettel que vai tirando diferença para Hamilton. Na frente, Leclerc vai se mantendo com uma boa vantagem para os oponentes.

Faltando quinze voltas Max chega em definitivo, começa a pressionar Bottas, entretanto o piloto reporta que está perdendo um pouco de potência, com um breve ajuste no volante, o holandês se recupera e consegue mergulhar seu carro na freada, superando Bottas. A diferença para Leclerc é de cinco segundos.

As voltas vão se sucedendo, os ponteiros vão tendo de enfrentar tráfego, mas Max ainda assim, faz a volta mais rápida da corrida. A diferença começa a acair e todos ficam na expectativa se Max irá conseguir chegar no piloto monegasco.

Faltando dez giros para o fim, a diferença entre Leclerc e Max é de quatro segundos, um a menos do que a cinco voltas, mais atrás Vettel vai se aproximando de Hamilton, ficando a menos de três segundos de Lewis.

Com sete voltas para o fim, a diferença cai para dois segundos e meio, nesse ritmo Max vai ter tempo para atacar Max. Com cinco voltas para o fim a diferença é pulverizada para um segundo. 

As voltas finais são alucinantes, Max em melhores condições chega a colocar meio carro a frente, mas Charles se recupera e fica a frente. Faltando três voltas, Max força Leclerc para fora, se tocam e assume a liderança. O toque de roda com roda se seguirem o roteiro das últimas corridas, é passível de punição. Na penúltima volta, Vettel ultrapassa Hamilton e assume o quarto lugar. Max cruza a linha de chegada em primeiro e um suspense é criado pois a manobra do holandês é investigada. A direção de prova entretanto não estraga a festa holandesa (apesar de ser incoerente nas suas decisões). Mesmo com o segundo lugar, Leclerc foi guerreiro, contudo enfrentou um adversário irresistível.

O lance da corrida. Max se joga sobre Leclerc e o ultrapassa.


Outro fator que chama a atenção desse GP é a vitória da Honda, sim a montadora japonesa consegue em um ano o que não conseguiu fazer na Mclaren por três, vencer. É emocionante ver a alegria dos envolvidos e perceber que há vida sim, além das Mercedes na F1.


A emoção de Toyoharu Tanabe, chefe do departamento da Honda na F1.


A polêmica sobre a vitória e Max continua no pós corrida e vai para investigação dos comissários, até o momento nenhuma decisão havia sido tomada, caso aconteça algo, publicaremos ao fim do post em uma atualização. Em minha modesta opinião, tudo seria válido, mas se puniram Vettel e Ricciardo por atos similares, Max também tem de ser punido.


Abaixo as notas dadas aos pilotos que pontuaram.

1o. Max Verstappen - 9,5

Se classificou muito bem, infelizmente (ou felizmente) largou muito mal e fez uma corrida antológica, com um ritmo forte e uma estratégia muito boa de retardar ao máximo o pit stop. De quebra fez a volta mais rápida da corrida.

2o. Charles Leclerc - 9,5

Fez a pole e dominou a corrida amplamente, até as cinco voltas finais, se defendeu muito bem, mas ao deixar uma espacinho para Max o holandês se jogou e o ultrapassou. Mais uma vez a vitória lhe escapa, mas mostra que tem um futuro promissor.

3o. Valtteri Bottas - 7,0 

Foi totalmente apático, deixou Max o ultrapassar como quis e mais um par de voltas e seria superado por Vettel, que fez dois pit stop.

4o. Sebastian Vettel - 8,0

Um resultado bom se considerarmos que largou em nono. Após a segunda parada voltou um imprimindo um bom ritmo e superou Lewis, fracassou ao tentar conquistar a volta mais rápida.

5o. Lewis Hamilton - 7,0

Vinha muito bem até a volta vinte e dois, forçou a barra, bateu forte na zebra que limita a pista da área de escape, trocou a asa dianteira, mas não adiantou, deve ter danificado algo no assoalho do carro. Pelo menos sai da Áustria com a liderança do campeonato, ainda com folga para Bottas.

6o. Lando Norris - 8,5

Se não fosse a apresentação surreal de Max, talvez ele fosse o piloto do dia. Foi um guerreiro do início ao fim da corrida e levou seu carro a frente de uma Red Bull, algo incrível.

7o. Pierre Gasly - 6,0

Fracassou mais uma vez, viu seu companheiro de equipe, que estava imediatamente a sua frente após a largada, sair de sétimo para vencer o GP, e o francês só conquistou mais uma posição e chegou em sétimo. Vai queimando seu filme a passos largos, muito provavelmente ao fim do ano seja dispensado da Red Bull e quiçá até da Toro Rosso e entre nos esquecimento como Buemi, Alguersuari, Bourdais, Hartley e outros.

8o. Carlos Sainz - 7,5

Na base da estratégia e um bom ritmo fez pontos importantes, se mostrando um piloto muito capaz.

9o. Kimi Raikkonen - 7,0 

Um lutador, mesmo sem ter um grande carro foi competitivo o tempo inteiro e levou a Alfa Romeo aos pontos.

10o. Antonio Giovinazzi - 6,5 

Não decepcionou a equipe, chegou em décimo e fez um preciso pontinho.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...