domingo, 23 de junho de 2019

ROSSI VENCE E POSTULA TÍTULO.

O tradicional circuito de Road America recebe mais uma vez uma etapa da Indy, a pista que tem como maiores vencedores Emerson Fittipaldi e Mario Andretti com três triunfos cada.

Nos treinos livres domínio da Andretti, com uma leve reação da Penske no terceiro treino. Cada vez mais se imaginava um confronto direto entre Newgarden e Rossi na corrida e pelo título. Na qualificação Colton Herta surpreendeu e conquistou a pole position, de quebra ele quebrou um recorde, se tornou o mais jovem a largar na posição de honra. Herta já havia conquistado o recorde de ter sido o mais jovem vencedor ao triunfar em Austin. Os quatro primeiros classificados eram: Herta, Rossi, Power e Newgarde, um confronto entre Honda e Chevrolet, Andretti contra Penske, Rossi versus Newgarden, sensacional.

Herta, o Verstappen da Indy faz história novamente.


Na largada, Rossi apanha o vácuo de Herta e na freada se coloca lado a lado, mesmo por fora, traciona melhor e conquista a liderança, fundamental para seu intuito de vencer. No pelotão de trás, Dixon é tocado por Hunter Reay e acaba rodando, caindo para último.

Rossi vai abrindo vantagem na frente, atrás, Dixon começa a fazer as primeiras ultrapassagens. Apesar da boa largada de Leist, o piloto brasileiro começa a perder várias posições devido ao péssimo ritmo do carro da AJ Foyt.

Na volta seis, Ferrucci antecipa seu pit stop, assim como Matheus Leist, e quase a sorte sorriu para ambos, Ericsson passa reto na freada da reta oposta, passeia na brita e chega a tocar de leve na proteção de pneus, mas consegue retornar à pista.

Após dez, das cinquenta e cinco voltas previstas, Dixon ultrapassa Veach, assumindo o décimo quarto lugar e mostrando um bom ritmo de corrida. Na mesma volta, Herta erra, dá uma leve escapa da pista e vê sua vantagem para Power diminuir drasticamente.

Na passagem da décima terceira volta, Power ataca Herta e traz consigo Rahal. Power, na freada da reta oposta vai por fora, chega a se tocar com Herta, mas prevalece e assume a segunda posição, se aproveitando do momento e do desgastes dos pneus de Herta, Rahal também ultrapassa Herta. Ao fim da volta, quando Newgarden se aproximava, Herta para nos boxes. iniciando o primeiro ciclo de pit stop. Rossi para nos boxes na volta seguinte e volta confortavelmente na ponta, Newgarden na base da estratégia e trabalho de boxe assume o terceiro lugar.

Após vinte giros, Marco Andretti, com problemas abandona a corrida. Herta e Pagenaud se tocam na pista e perdem tempo indo para fora da pista e ambos são ultrapassados por Dixon, que nesse momento já aparecia em um impressionante sétimo lugar, porém bem atrás dos demais pilotos.

Herta apesar de talentoso exagera na agressividade às vezes.

Na volta vinte e seis, Sato antecipa seu segundo ciclo de pit stop, tentando dar o famoso "pulo do gato", duas voltas depois, o líder da temporada, Joseph Newgarden puxa a fila dos pit stop. 

Após trinta voltas e dois ciclos de parada nos boxes, os cinco primeiros eram: Rossi, Power, Newgarden, Hinchcliffe e Rahal. Os pilotos da Penske, Power e Newgarden ficam lado a lado, disputam a posição roda a roda, mas o australiano prevalece. Não houve ordens de equipe, e assim é que deve ser.

A emissora transmissora mostra um pedaço de concreto da zebra solto na pista, e equivocadamente e irresponsavelmente a direção de prova não dá bandeira amarela para a remoção do detrito. Um absurdo.

Na passagem quarenta e um, Rossi puxa a fila do ciclo final de pit stop, querendo evitar surpresas desagradáveis, tais como uma bandeira amarela. 

Faltando sete voltas para o fim, Newgarden perdendo rendimento começa a se pressionado por Rahal, um pouquinho mais atrás, com um ritmo mais lento, Herta vai formando atrás de si um pelotão que se estende até o oitavo colocado, Felix Rosenqvist.

Faltando três giros apenas, Hinchliffe pressiona Herta, na volta seguinte Herta derrapa e é ultrapassado, o garoto, bravo e audaz, na reta oposta retoma o vácuo e na freada ultrapassa Hinchcliffe, na freada o piloto escorrega e é ultrapassado por Dixon e Rosenqvist. Na última volta, Dixon ultrapassa Herta e depois é ultrapassado por Rosenqvist e até mesmo por Hinchcliffe, o garoto cruza a linha de chegada com o carro bastante avariado.

Alheio a tudo, Rossi cruza a linha de chegada com uma vasta vantagem e se coloca em plenas condições de buscar o campeonato. Em segundo Power, em terceiro Newgarden, em quarto Rahal e em quinto o fantástico Scott Dixon. Os brasileiros, Leist e Kanaan terminaram respectivamente em vigésimo e vigésimo primeiro lugares. O desempenho da Foyt é ridículo, o carro é horrível demais.


Rossi vence pela segunda vez no ano.


Os cinco destaques da corrida de Road America.

Alexander Rossi - 9,5

O cara simplesmente sobrou na corrida, conquistou uma vitória acachapante e diminuiu a diferença para Newgarden para apenas cinco pontos. Mais do que nunca os dois são os principais nomes para buscarem o título.

Rossi na briga pelo título.



Equipe Penske - 8,0

Foi fantástica a atitude da equipe em não dar ordens de equipe para Power abrir caminho para Newgarden, e é assim que deve ser. Se fosse a última corrida do ano, todos entenderiam, mas ainda na fase intermediária seria um ato de antidesportividade. De quebra ainda tem Pagenaud correndo por fora na disputa pelo título.

Scott Dixon - 8,0

De último para quinto, foi o cara da corrida, e mostrou que se tivesse pista livre seria o único capaz de fazer sombra para Rossi. Se não fosse a irregularidade desse ano, estaria na briga com Rossi e Newgarden.

Colton Herta - 6,0

Fez uma pole histórica, lutou bravamente, mas exagerou nas disputas e perdeu boas posições no fim por conta disso, com o tempo, se amadurecer, vai ser um grande piloto pois talento tem de sobra.

Direção de prova - 5,0

Uma corrida sem bandeiras amarelas é sensacional, mas não preservar a segurança dos pilotos vai contra qualquer bom senso.

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