domingo, 28 de abril de 2019

JUSTIÇA FEITA UMA ANO DEPOIS.

A F1 desembarca nas ruas do Azerbaijão para mais uma etapa do Mundial. O favoritismo da Mercedes era evidente, porém os olhos da F1 estariam de olho na Ferrari e sua relação com Charles Leclerc, a jovem promessa que vem andando melhor do que Vettel.

Nos treinos livres a Ferrari se mostrou forte, com tempos consistentes, dando um alento a equipe de Maranello de conseguir reagir no campeonato. E Leclerc sempre a frente na tabela de tempo, mostrando uma força incrível na dificílima pista de Baku. Na qualificação toda a empolgação se transforma em frustração quando o piloto erra na estreita subida do castelo e bate no Q2. Kubica já havia batido na sessão anterior no mesmo ponto. O traçado é complicado, com uma mistura de alta velocidade com curvas fechadas e apertadas como Mônaco e Cingapura. No Q3, já com a luz do crepúsculo, Bottas surpreende e faz a pole position. Hamilton faz o segundo tempo, com Vettel em terceiro e Verstappen em quarto. Mesmo com o erro, Leclerc conseguiu avançar ao Q3, porém largaria em oitavo, graças a punição a Giovinazzi por troca de componentes e Raikkonen pela irregularidade da asa dianteira.

Erro de Leclerc custou caro ao monegasco.


Na largada Bottas e Hamilton fazem um lado a lado incrível por duas curvas, o finlandês pole position na parte de fora do traçado não cede a posição e na grande reta oposta consegue se manter na frente. Pérez larga muito bem e pula para quarto, passando Verstappen. Leclerc, com pneus mais duros cai para décimo. Alexander Albon com a roda traseira direita dá um beijinho no muro, mas segue na corrida.

O show de Leclerc começa na terceira volta, ultrapassando Ricciardo, na volta seguinte o monegasco facilmente passa por Kvyat e no outro giro consegue passar Lando Norris. Nessa mesma sexta volta, Verstappen consegue ultrapassar Pérez e reassume a quarta posição. Muito rapidamente Leclerc chega em Pérez e no fim da longa reta o piloto da Ferrari ganha a quinta posição de Pérez. O ritmo de corrida de Leclerc é muito mais rápido do que o ritmo de Vettel, nesse ponto da corrida, a melhor volta do alemão é um segundo pior do que seu companheiro de equipe.

Em pista Leclerc ultrapassa Verstappen


Na décima passagem Leclerc ultrapassa Verstappen e fica apenas três segundos atrás de Vettel. Seria questão de pouco tempo até chegar em Vettel. Pierre Gasly também chama a atenção na corrida, largando do boxe, o francês conseguia se colocar entre os oito primeiros em apenas dez giros de corrida. A Renault e Sauber param nos boxes. A Ferrari, chama Vettel, que mais uma volta seria inevitavelmente seria engolido por Leclerc.

Na volta treze o líder Bottas para nos boxes, na volta seguinte Hamilton. Vettel que vinha muito rápido se aproxima de Hamilton, porém o inglês, com pneus novos e pista limpa, consegue fazer a  volta mais rápida da corrida e abrir vantagem para o alemão novamente. Verstappen para nos boxes e volta em sexto, atrás de Gasly. Bastou duas voltas e o holandês voador recuperou a quinta posição. Nesse ponto o bom ritmo das Mercedes já faria Leclerc começar a perder tempo, se fosse fazer duas paradas, mas e se a estratégia de Leclerc for de uma parada?

Com dezenove voltas, Bottas faz o giro mais rápido da corrida, porém na passagem seguinte Hamilton voa e reassume o melhor tempo, se aproximando de Bottas. Na mesma volta Ricciardo e Stroll ultrapassam Raikkonen, que não consegue repetir o desempenho dos treinos. Lewis novamente faz um temporal, e faz a diferença cair para dois segundos em relação a Bottas. Verstappen também começa a virar rápido, por dois giros seguidos faz a melhor volta da corrida, fazendo a diferença para Vettel cair. 


Com vinte e quatro voltas Bottas começa a tirar mais de um segundo por volta em relação a Leclerc, se aproximando rapidamente e tornando inevitável a ultrapassagem. A estratégia de uma parada de Leclerc parece evidente já que o piloto estava próximo da janela sugerida pela Pirelle, de vinte e sete voltas.

Com vinte e cinco voltas, das cinquenta e uma previstas, Grosjean ao ser pressionado por Ricciardo acaba errando a freada e passando reto, o piloto dá o famoso cavalinho e pau e volta a frente de Hulkenberg. Leclerc dá o último gás de seus pneus fazendo voltas rápidas sem permitir que a diferença de Bottas caia para menos de dois segundos.

Com trinta voltas completadas, Bottas finalmente faz a diferença cair para um segundo em relação a Leclerc, que claramente fará apenas um pit stop, Hamilton também se aproxima de ambos. Na volta seguinte Bottas ultrapassa Leclerc. Mais atrás Riccardo tenta ultrapassar Kvyat e passa reto, o australiano quando dá a ré acaba acertando Kvyat, que havia parado o carro para evitar o contato. quase que o safety car esperado por Leclerc aparece.

Leclerc liderou por várias voltas mas a estratégia da equipe não foi boa.


A corrida continua e Leclerc começa a ser ultrapassado por Hamilton e em seguida por Vettel. Com dezessete voltas para o fim, o monegasco finalmente para nos boxes e volta em sexto, imediatamente atrás de Gasly. Uma volta inteira atrás de Gasly faz o monegasco perder ainda mais tempo. Leclerc está a vinte e oito segundos de Bottas, mais uma vez a estratégia da Ferrari fracassa miseravelmente. 

A corrida em termos de emoção fica restrita entre as Mercedes. Na passagem trinta e nove, Gasly para o carro e abanadona a corrida. O que chama a atenção é que ninguém para nos boxes entre os primeiros. Faltando dez voltas para o fim a corrida recomeça. 

Com quatro voltas para o fim Hamilton consegue tirar a diferença para Bottas, e finalmente se coloca em condições de abrir a asa móvel. De quebra, Lewis faz a volta mais rápida da corrida. A corrida fica emocionante no seu final. Leclerc para nos boxes para tentar a volta mais rápida da corrida. Na primeira tentativa de ultrapassagem Lewis cola em Bottas, mas não consegue a ultrapassagem. Faltando duas voltas para o fim a Williams de George Russel dá vácuo para Bottas, o finlandês faz a volta mais rápida da corrida e consegue abrir preciosos décimos para Hamilton. Lelclerc na penúltima volta consegue fazer a volta mais rápida da corrida. Bottas cruza a linha de chegada em primeiro, fazendo justiça ao GP do ano passado em que o piloto perdeu a vitória a três voltas do fim por conta de um furo no pneu. Hamilton mesmo chegando em segundo não pode reclamar, andou muito bem, sempre colado com Bottas. Vettel, que nada fez de diferente fechou o dia em terceiro. A Mercedes quebra um recorde estabelecido pela Williams de 1992, o chamado "carro de outro mundo", com quatro dobradinhas em quatro corridas seguidas. Um feito espetacular.


Abaixo as notas dadas aos pilotos pelo desempenho na corrida.

1o. Bottas - 9,5

Fez uma pole relativamente improvável, foi audacioso na largada não cedendo a posição para Lewis e soube aguentar a pressão nos momentos decisivos da prova. Assumiu a liderança do campeonato e se mostra muito forte, bem mais do que nos dois anos anteriores.

2o. Hamilton - 8,5

Sempre muito aguerrido e competitivo, não mostrou um grande ritmo de corrida, mas ficou a espreita para aproveitar qualquer oportunidade. Vai ter mais trabalho do que nos anos anteriores.

3o. Vettel - 7,5

Discreto no treino classificatório e na corrida, pelo menos chegou ao pódio.

4o. Verstappen - 7,5

Não largou bem, mas se recuperou e andou no ritmo da Ferrari.

5o. Leclerc - 7,0

O erro na classificação comprometeu sua corrida, ainda assim tinha condições de buscar o pódio, mas aí a equipe apostou errado e prejudicou, mais uma vez, a corrida de Leclerc. Como alento, fez a volta mais rápida da corrida.

6o. Pérez - 8,0

Fez uma baita corrida. Se classificou bem, largou bem e foi competitivo o tempo inteiro, dentro das possibilidades do carro evidentemente.

7o. Sainz - 8,0

Outro piloto que teve um excelente desempenho na corrida, foi combativo e eficiente.

8o. Norris - 7,0

O garoto fez uma boa corrida, conseguiu pontuar, entretanto perdeu o confronto interno para Sainz.

9o. Stroll - 7,0

Largando de décimo sexto conseguiu chegar nos pontos, obtendo um bom resultado, porém longe do desempenho de Pérez, seu companheiro de equipe.

10o. Raikkonen - 6,5

Conquistou um precioso pontinho com muita luta, mesmo largando de último.


A corrida em Baku acabou sendo decepcionante por conta das poucas disputas, exceto pelo final da corrida, nada muito interessante aconteceu. Ainda assim o GP do Azerbaijão deixou duas perguntas no ar: Alguma equipe será capaz de fazer frente a Mercedes? Será que Bottas, atual líder do campeonato conseguirá repetir o feito de Nico Rosberg e fazer frente a Hamilton? Enfim, a próxima corrida na Espanha poderá talvez nos dar alguma dessas respostas, até lá.

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