domingo, 10 de março de 2019

INDY 2019 - NEWGARDEN VENCE NA ESTRATÉGIA.

O Radio Paddock Brasil esse ano fará uma cobertura detalhada das corridas da F1, como é de costume, e agora também da Indy. Com apenas seis etapas dessa última categoria sendo transmitidas pela emissora Bandeirantes na TV aberta, a cobertura fica restrita a Bandsports e a Dazn, esse último um serviço de streaming que, por enquanto, é gratuito. Outra opção, é assistir o VT da corrida no Blog da Indy no Youtube, um canal interessante, inclusive com corridas de outros anos da categoria. O importante para o Radio Paddock Brasil é trazer à vocês informações e opiniões sobre as corridas das principais categorias de monopostos do mundo. A Indy por ter um apelo maior esse ano pela participação de Alonso nas 500 milhas de Indianápolis e a entrada de pilotos como Marcus Ericsson, mostram o crescimento e importância da categoria no cenário mundial. 

A temporada 2019 da INDYCAR começa nas ruas de São Petersburgo, um circuito complicado pelos pontos estreitos, freadas fortes e ausência de um ponto claro para ultrapassagens, com exceção do final da reta de largada, que ainda assim pode resultar em um encontro no muro ou toque entre os carros devido ao pouco espaço no traçado. No ano anterior o jovem e promissor Robert Wickens chocou a categoria com a pole position, pena que um terrível acidente em Pocono acabou com a sua carreira nos monopostos. Esse ano Will Power da equipe Penske está na posição de honra, seguido por um de seus companheiros, Josef Newgarden.  Atrás deles dois carros da forte equipe Ganassi, Rosenqvist e Dixon e mais dois pilotos da tradicional equipe Andretti, Ryan Hunter Reay e Alexander Rossi. Essa temporada promete muitas emoções.

Na largada Power se mantém na frente, mas seguido pelo estreante Felix Rosenqvist. Simon Pagenaud que largou bem mais atrás também avança na largada e ao fim da primeira volta era o décimo primeiro. Ainda nos primeiros giros o sueco Rosenqvist ataca Power como se fosse um veterano da categoria, justo Power considerado por muitos o melhor piloto da categoria em circuitos de rua e mistos.

Na volta sete, o outro sueco e também estreante na categoria o já conhecido Marcus Ericsson faz seu pit stop, entrando em uma estratégia diferenciada na corrida. Sem uma definição de Rosenqvist, Newgarden se aproxima dos líderes, trazendo consigo Dixon, Rossi e Hunter Reay. Com dez voltas, outros pilotos com pouco desempenho ou presos pelo tráfego também optam por pararem mais cedo, casos como de Sato e Ferruci.  Os brasileiros sem muito brilho ocupavam posições no fim do grid, muito por conta da fraca equipe Foyt, que abriga Tony Kanaan e Matheus Leist. O vencedor do ano passado, Sebastian Bourdais também para no décimo segundo giro, infelizmente para o francês ao sair dos boxes acaba tendo problemas no carro e abandona. Com receio de uma bandeira amarela, Will Power antecipa a sua parada, e com pneus mais novos volta a pista para abrir vantagem após a parada do novato.

Na volta dezessete Rosenqvist para nos boxes e retorna atrás de Power, mais de quatro segundos de diferença, os outros pilotos do pelotão da frente que faltavam ir aos boxes param na volta seguinte. Newgarden chega a sair na frente de Rosenqvist, porém acaba perdendo a posição logo em seguida. 

Na volta vinte o motor de Hunter Reay explode no fim da reta principal, chamando a primeira bandeira amarela da temporada. Excelente notícia para Tony Kanaan que estava na pista sem ter ido aos boxes, e apesar de retornar no fim do pelotão, estará com pneus mais novos e poderá retardar ainda mais a sua segunda parada nos boxes, e quiçá fazer um pit a menos na corrida. 

A corrida recomeça na passagem vinte e quatro, Power traciona mal na entrada da reta principal, Rosenqvist se aproveita bem do momento, freia no limite possível da reta e assume a ponta da corrida, e de quebra se defende muito bem das tentativas de Power de retomar a posição. Power na volta seguinte tem de se defender de Newgarden, porém o piloto erra, e dessa forma Power se mantém na segunda colocação.

No giro vinte e seis Ed Jones bate forte no muro, Matheus Leist que vinha muito forte na curva acaba batendo com a roda traseira no carro de Jones e tem a prova terminada prematuramente. Dos vinte e quatro que largaram apenas vinte permanecem na pista, e a corrida não estava nem próxima da metade. Os pilotos da metade para frente do grid não entram nos pits, apenas os pilotos do fundo do pelotão optam pelo pit stop, ótima notícia para Kanaan, ganha algumas posições no grid.

Após contato com Jones, Matheus Leist abandona a prova.


Na passagem trinta e quatro a briga acontece nas posições de trás, Dixon arrisca em cima de Newgarden, porém é obrigado a recolher e começa a ser pressionado por Rossi, um dos últimos a parar nos boxes. James Hinchcliffe tenta passar Jack Harvey e os dois acabam se tocando de leve, a pista não é afeita a ultrapassagens fáceis. Kanaan nesse momento era o décimo quarto colocado. Duas voltas depois Herta bastante agressivo passa Zach Veach. Com as paradas de Herta, Sato, Hinchcliffe e outros nos boxes, o brasileiro avança ainda mais e e na volta quarenta e cinco já era o décimo. De resto a corrida se mantém sem disputas, os ponteiros esperando a próxima parada para tentarem seus ataques e avanços.

Na volta cinquenta Tony para nos boxes e retorna à pista em décimo nono, complicando suas chances de uma estratégia diferente. Na volta seguinte Power, Rossi e mais atrás Pagenaud param nos boxes, na volta seguinte é a vez de Rosenqvist, na saída dos boxes é a vez de Power jogar pesado, fecha a porta do novato e ganha a posição. Na volta cinquenta e quatro Dixon para nos boxes e retorna, e mais uma vez Power se lança sobre o adversário para ficar a frente. O último a parar dessa vez é Newgarden, que arrisca algo diferente com pneus mais macios, de quebra consegue assumir a liderança, justamente na metade da prova. Power não se livra de Andretti e vai observando Newgarden desaparecer na liderança. 

Na volta cinquenta e oito Dixon força e ultrapassa Power, Rosenqvist aproveita o momento e avanaça sobre Power, de quebra Rossi se aproxima da turma. Nesse momento a equipe Penske deve ter se sentido aliviada por fazer estratégias distintas para seus pilotos. Novamente a corrida caí no marasmo, até a transmissão oficial passa a ter problemas na transmissão.

Após setenta e dois giros apenas dezesseis pilotos estão na volta do líder. A diferença para Dixon começa a cair, muito por conta da diferença de pneus, porém muito vagarosamente. Na volta setenta e seis Dixon pega tráfego pesado e perde bastante tempo, a diferença para Newgarden chega a oito segundos, e mesmo com pneus mais duros na próxima parada, será uma vantagem confortável para Newgarden. Alguns pilotos voltam aos boxes para o último stint de pit stop. Hinchcliffe, Marco Andretti param nos boxes e na volta seguinte é a vez do líder, com exatas trinta voltas para o final. Sato par nos boxes, porém com problemas e perde muito tempo. A equipe Foyt se atrapalha e faz Kanaan perder tempo. Dixon também para nos boxes, assim como Power e Pagenaud. Somente Rosenqvist fica na pista, mas na volta seguinte também para.

Faltando vinte e cinco giros os cinco primeiros são Newgarden, Dixon, Power, Rosenqvist e Rossi. Um pedaço de plástico caí na pista, mas a corrida segue em bandeira verde. Nessa mesma volta o líder dá uma volta em Tony Kanaan, o décimo quinto colocado.  


Com vinte voltas para o fim, Dixon aperta o pé no acelerador e faz a diferença para o líder cair constantemente, mas de maneira lenta. Power também acelera o ritmo, conseguindo abrir de Rosenqvist.

Com quinze voltas para o final, o líder pega vários retardatários e perde um pouco de tempo nas negociações, Dixon se anima e se aproxima ainda mais do líder. Após as ultrapassagens Newgarden coloca Veach entre ele e Dixon, entretanto a diferença caiu bem entre eles e Andretti não cede a passagem para o líder. Se arriscando o líder tenta de tudo e Andretti se mantém imóvel a frente. Dixon pulveriza a diferença, mas fica com o carne de pescoço do Andretti na frente. A faixa de plástico chega ao meio da pista, já próxima ao traçado, mas a bandeira amarela não é acionada. Dixon passa mais facilmente por Andretti. Newgarden passa por Graham Rahal, mas na mesma volta Dixon também passa o retardatário. A diferença fica inferior a dois segundos e não há mais tráfego próximo.

Faltando cinco passagens para o final da corrida, Newgarden consegue manter a diferença e Dixon parece conformado com o bom resultado. Os pneus dos carros já demonstram sinais claros de desgaste e as posições ficam inalteradas entre os líderes.  Newgarden cruza a linha de chegada em primeiro, seguido por Scott Dixon e seu companheiro Will Power. Destaque também para Rosenqvist, estrear com um quarto lugar é formidável. Kanaan ficou apenas no décimo quinto lugar. 


Newgarden vence com ousadia e inteligência a abertura do campeonato.


Abaixo faremos um top 5, diferente da F1 que concedemos notas ao desempenho dos pilotos, aqui será um espaço para destacar cinco pilotos na corrida, podendo ser de maneira positiva ou até mesmo negativa.

1o. Joseph Newgarden - 9,0

Foi o sexto na classificação, mas mostrou bravura na corrida e ousadia na estratégia, merecendo essa vitória.

2o. Scott Dixon - 9,0

O multi-campeão apesar de ter ficado atrás do estreante, se mostrou decidido nas ultrapassagens e muito veloz em ciclos mais longos de corrida. Vem forte para brigar pelo título mais uma vez.

3o. Will Power - 8,0

Fez a pole position que nem mesmo ele acreditava, mas na corrida pecou na relargada perdendo a posição para Rosenqvist e depois para Dixon. Foi agressivo, forçando o carro nas saídas de box de Rosenqvist e Dixon, mas faltou ritmo para segurar o neozelandês. Uma boa corrida e um forte candidato ao título.

4o. Felix Rosenqvist - 8,5

O destaque da prova, foi aguerrido e cauteloso nos momentos certos, começo extremamente promissor do sueco.


5o. Ed Jones - sem nota

O piloto se torna o quinto destaque da corrida por conta da notícia da fratura de sua mão, que levará a uma cirurgia, e provavelmente a perda de grande parte da temporada. O que chama a atenção é que o acidente em si não aprece grave e nem forte, mas foi o suficiente para ferir a mão do piloto.


Ed Jones se acidenta, e se fere.


A próxima corrida será na em Austin no Texas, no belo Circuito das Américas no dia 24 desse mês. Na próxima semana, porém teremos a F1 estreando em Melbourne na Austrália, com uma bela cobertura da corrida na Radio Paddock Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...