domingo, 31 de março de 2019

AS MIL E UMA HISTÓRIAS DO BAREIN

O GP do Barein, segunda etapa do mundial 2019 da F1, acontece no circuito de Sakhir, suntuoso circuito encravado bem no meio do deserto, o palco perfeito para desafiar os pilotos nesse início de temporada.

A corrida trazia consigo entretanto muitas indagações a serem respondidas. Será que a Ferrari conseguiria reagir na temporada? Será que Leclerc poderia bater Vettel? Bottas conseguiria repetir o feito da primeira etapa e superaria novamente Hamilton? Lando Norris continuaria impressionando em sua temporada de estréia? E a mais triste de todas, será que a Williams sairia da rabeira do grid?

Nos treinos livres Vettel e Ferrari dominaram as sessões, com a Mercedes meio segundo atrás, muita diferença, visto o desempenho na corrida passada. Já nos treinos classificatórios, Leclerc foi o responsável por liderar todas as sessões, o monegasco é o primeiro de seu país a fazer uma pole position, e de quebra, colocar um tempero a mais na corrida. Seria ele capaz de bater Vettel, que largaria ao seu lado? Na segunda fila as Mercedes com Hamilton e Bottas. A boa surpresa foi ver as duas Mclaren, de Norris e Carlos Sainz passarem para o Q3. A decepção mais uma vez ficou com Pierre Gasly, mais uma vez fora do Q3. A Red Bull é conhecida por não ter paciência com seus pilotos, o francês precisa agir rapidamente ou ficará a pé muito em breve.


A alegria da primeira pole position da carreira.


Na largada Vettel é agressivo e pula para a ponta, Leclerc cai para segundo, Bottas na freada passa Hamilton e assume o terceiro lugar. Ainda na primeira volta o finlandês consegue ultrapassar Leclerc. Durante o fim da volta Leclerc é obrigado a segurar o ímpeto de Hamilton e consegue. O garoto respira fundo e volta a acelerar.

Após três voltas Leclerc se mostra rápido e confiante, ultrapassa Bottas e fai a caça de Vettel, Hamilton se aproveita do momento e consegue na volta seguinte ultrapassar seu companheiro de equipe.

Na volta cinco Sainz e Verstappen se tocam, pior para o espanhol que fazia uma brilhante corrida e acaba com um pneu furado e cai para último. No giro seguinte Leclerc continua a sua saga e parte para cima de Vettel, por fora, como um veterano, o garoto ultrapassa o alemão e assume a liderança. 

As primeiras paradas nos boxes começam na volta doze, com Verstappen sendo o primeiro do pelotão da frente a parar. Todos os pilotos estavam sofrendo a olhos vistos com os pneus, a grande quantidade de areia no circuito se tornava um desafio a mais na prova.

Após parar nos boxes, Bottas volta atrás de Verstappen e é obrigado a recuperar a posição na pista. Ainda na pista Hamilton colava em Vettel, mas é depois dos pit stop que o inglês supera o alemão e assume o segundo lugar, aliás Hamilton arriscava tudo indo com compostos de pneus mais macios do que todos os outros. 

Após vinte giros a tática de Hamilton se mostra infrutífera, o alto desgaste dos pneus faz perder tempo em relação a Leclerc e a ficar mais para Vettel. Poucas voltas depois Vettel ultrapassa Hamilton e reassume o segundo lugar. No pelotão intermediário Norris e Raikkonen fazem um pega espetacular, melhor para o novato que assume o sétimo lugar.

Com trinta e três das cinquenta e sete voltas de corrida, Verstappen abre a segunda rodada de pit stop, e aí parece que a corrida recomeça, saindo da monotonia e ficando mais emocionante. Na frente Leclerc, como gente grande fazia a volta mais rápida da corrida e abria nove segundo para Vettel, caminhava firme para a sua primeira vitória.

Na passagem trinta e cinco Hamilton parava nos boxes, na volta seguinte era a vez de Vettel. Com a aproximação de Hamilton era a vez do alemão a fazer frente ao inglês.

No giro trinta e sete Hamilton tenta pro fora e é espremido por Vettel. Na volta seguinte ambos param Bottas, que ainda iria parar. Na volta seguinte Hamilton e Vettel freiam no limite extremo, o inglês chega a colocar as rodas para fora da pista e sai mais forte, Vettel acaba rodando na retomada e perdendo muito tempo, para piorar as vibrações no pneu destroem a asa dianteira, acaba de vez com qualquer chance do alemão de um bom resultado. Vettel para nos boxes e retorna em nono.

Vettel, mais uma vez, fracassa no confronto direto 


As Renault protagonizam uma intensa disputa, Hulkenberg passa Ricciardo e acaba tocando em seu companheiro, porém sem danos para ambos. Enquanto isso Vettel já havia passado por Raikkonen e Norris, e já se aproximava da dupla da Renault. 

Com quarenta voltas Vettel passa Ricciardo e duas voltas depois é a vez de Hulkenberg ser ultrapassado piloto da Ferrari. Ainda nesse pelotão Norris e Raikkonen ultrapassam Ricciardo.

Faltando doze voltas para o fim o momento mais dramático da corrida, Leclerc começa  ater problemas sérios de potência, a diferença por volta para Hamilton cai muito rapidamente e em apenas cinco voltas, o inglês ultrapassa facilmente o monegasco. O desespero da turma da Ferrari era grande, assim como o de Charles, que nada podia fazer pois sem o seu sistema de recuperação de energia ele tinha cento e cinquenta cavalos a menos de força, e seria questão de tempo para Bottas e Verstappen o ultrapassarem. 

Com quatro voltas para o fim é a vez de Bottas ultrapassar Leclerc, a desolação é geral. Verstappen que tirava quatro segundo por volta estava a um pouco mais de cinco. Na volta seguinte é a vez das duas Renault, ao mesmo tempo, no mesmo ponto, mas por problemas distintos abandonarem a corrida. A bandeira amarela é acionada e na volta seguinte o safety car é acioando, Leclerc com Verstappen colado em sua traseira, pelo menos ficaria com o terceiro posto pois as ultrapassagens não seria permitidas em regime de safety car. Bottas fecharia o dia em segundo, se mantendo na liderança do campeonato e Lewis Hamilton, cruza a linha de chegada em primeiro, pela septuagésima quarta vez na carreira. Além de muito talento, Lewis mostra ter muita sorte, e teve uma atitude nobre ao consolar Leclerc ao fim da prova, um verdadeiro campeão. 

Hamilton consola e reconhece o melhor desempenho de Leclerc.


A corrida termina com muitas perguntas respondidas e uma expectativa enorme pelo milésimo GP de F1, que será na China em duas semanas. Esperamos que lá a Ferrari mostre competitividade e confiabilidade para termos uma disputa emocionante em um traçado desafiador como o de Shangai. 


Abaixo as notas dadas aos dez primeiros colocados da corrida pelo seu desempenho:

1o. Hamilton - 9,0

Não fez um treino espetacular, não largou muito bem, mas arriscou na estratégia e soube ser agressivo para passar tanto Bottas quanto Vettel, e ainda foi premiado com a chamada sorte de campeão.

2o. Bottas - 7,0

Esboçou no início uma corrida mais agressiva, mas não tinha ritmo, foi beneficiado pelos problemas de seus oponentes e se mantém na liderança do campeonato.

3o. Leclerc - 9,5

Fez a pole position, largou mal é verdade, mas na pista se recuperou, abriu vantagem fez a volta mais rápida da corrida, entretanto o imponderável ocorreu e seu carro o traiu, menos mal que ficou no pódio. O garoto com certeza mostra brilhantismo e terá em breve uma nova oportunidade para vencer.

4o. Verstappen - 8

Sempre agressivo mas dessa vez não conseguiu tirar leite de pedra, a Red Bull está atrás da Mercedes e da Ferrari.

5o. Vettel - 5,0

Largou muito bem, mas cometeu um erro terrível em uma hora chave da corrida, comprometeu seu resultado e quiçá a confiança da equipe em sua capacidade. Cada vez mais eu vejo que seus títulos superestimam seu alento.

6o. Norris - 9,0

O garoto sensação, em sua segunda corrida fica em sexto, levando a Mclaren a um bom resultado e mais ainda, foram seus primeiros pontos.

7o. Raikkonen - 8,0

A experiência conta, e Kimi tem isso de sobra, além de talento, conseguiu novamente levar um carro razoável aos pontos.

8o. Gasly - 6,0

Fez seus primeiros pontos pela Red Bull, ainda assim um resultado considerado fraco pelo carro que possuía. 

9o. Albon - 7,0

O garoto também conseguiu seus primeiros pontos, levou a modesta Toro Rosso ao nono lugar com segurança e um ritmo consistente

10o. Pérez - 6,0

Fez um pontinho precioso para a Racing Point, graças é claro a quebra das Renault. esperava um pouquinho mais do mexicano.

Após duas etapas a classificação de pontos da temporada se encontra assim:

1o. Bottas - 44 pontos e uma vitória
2o. Hamilton 43 pontos e uma vitória
3o. Verstappen 27 pontos
4o. Leclerc 26 pontos
5o. Vettel 22 pontos
6o. Raikkonen 10 pontos


É isso amigos, a próxima corrida, a milésima da F1 será daqui a duas semanas, de madrugada, e a promessa e uma corrida intensa e disputada.

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