domingo, 17 de fevereiro de 2019

DAYTONA 500 - A SEGUNDA VEZ É AINDA MELHOR

Bem vindos amigos da Radio Paddock Brasil. O blog nesse ano completa cinco anos e temos o projeto em andamento de criar o nosso canal no Youtube. Infelizmente o projeto ainda irá demorar alguns meses até ser concretizado, mas até lá vamos continuar acompanhando e realizando a cobertura das principais categorias do automobilismo mundial, tais como F1, Indy e Nascar. Nesse ano iremos retomar também a série sobre os Templos Sagrados do Automobilismo, além de outras novidades. 

Depois da abertura dos trabalhos do automobilismo com a famosa 24 Horas de Daytona, com a vitória de Alonso e companhia na categoria protótipo e de Augusto Farfus e equipe  na categoria GT, o palco permanece mas os carros mudam, nesse dezessete de fevereiro é a vez da Nascar retornar as pistas.
A temporada 2019 da Nascar Monster Series é aberta com a tradicional prova da Daytona 500, um desfile de bólidos que pegam emprestado a carcaça dos Camaro, Mustang e Camry. A prova de Daytona é a mais importante do calendário pois remete a história dos primórdios da categoria, quando se corria no circuito divido entre a areia da praia e o asfalto da rua. O atual campeão da categoria, Joey Logano entra nesse ano defendendo seu título, mas antes disso, ele tem de passar por cima dos outros trinta e nove pilotos do grid, em especial o pole position William Byron, que realiza um feito em tanto, já que está apenas na sua segunda temporada na categoria.

A bandeira verde é acionada e mostra uma corrida muito agitada, com duas filas se formando, porém a fila interna prevalecia possuindo sempre mais velocidade,a primeira bandeira chamada por Corey Lajoie muda um pouco o estado de calmaria e acomodação da corrida em seu início. Após a primeira parada nos pits, Ricky Stenhouse Jr. assume a liderança. Kyle Busch com um ritmo muito forte e um empurrãozinho de Denny Hamlin consegue ultrapassar Stenhouse, se jogando muito bem por dentro. 

Já no fim do primeiro segmento Kurt Busch é tocado por Stenhouse, que só se manteve na sua posição, Busch que estréia na equipe Chip Ganassi acaba rodando e é atingido por Bubba Wallace, uma jovem promessa da categoria e este é atingido por Jamie McMurray, vencedor da Daytona 500 em 2010. A bem da verdade o erro de cálculo foi de Busch, que desceu cedo demais para ficar a frente de seu oponente, o toque inevitável. A corrida recomeça e o primeiro segmento termina com a liderança de  Kyle Busch. Mas quem impressionou pelo forte ritmo e recuperação foi Joey Logano, fechando o segmento em terceiro, entre Kyle e Logano, Alex Bowman, a surpresa do dia.

Logo no início do segundo segmento, a batalha pela liderança se intensifica, com trocas constantes entre Logano, Suárez, Blaney e Harvick. Também se ensaia a formação de uma terceira linha de carros, mais um fato para se ficar de olho. Na volta 73 começam as paradas em bandeira verde, quem não parou ao fim do segmento, entra e terão de regressar juntos para tentarem não perder volta. Nesse novo momento, DiBenedetto, um piloto apenas razoável, faz uma corrida irrepreensível, liderando com propriedade por várias e várias voltas. Já ao fim do segmento, Parker Kligerman e Casey Mears se tocam e rodam, chamando a bandeira amarela, os pilotos que já haviam parado e estavam uma volta atrás fazem o wave around e voltam a mesma volta do líder. Na relargada Blaney é o líder, mas Keselowski,,o segundo colocado, logo muda de linha, tentando se posicionar na frente. Blaney mesmo pressionado vence o segundo estágio.

Na parte final da corrida, William Byron volta a liderar, sendo orientado pelo grande Chad Knaus, ex-chefe de equipe Jimmie Johnson. Faltando quarenta voltas para o fim, alguns pilotos param nos pits, mas um erro de comunicação fez com que Mcleod e Tyler Redding acertem os carros na entrada do pit lane, pior para Jimmie Johnson que avançava bem na corrida. Nesse novo reinício, Denny Hamlin assume a ponta. Nas trinta voltas finais as três linhas se formam novamente, a prova ficava emocionante quando detritos na curva três chama a bandeira amarela. Com vinte e três voltas para o fim a corrida recomeça. Hamlin lidera mas Kyle Busch e William Byron avançam também com boas chances de vitória. Pela primeira vez na etapa, a linha externa prevalece favorecendo Hamlin. Com vinte voltas para o fim, o então discreto na corrida Kyle Larson bate forte no muro após um pneu furado, por sorte ninguém foi atingido. A corrida recomeça com dezesseis voltas para o fim, Denny Hamlin ainda lidera, seguido pelo seu companheiro Kyle Busch, entretanto duas voltas depois, Brad Keselowski roda, talvez devido a um pneu furado porém seu motor se apaga e ele tem de ser rebocado até os pits. A corrida recomeça mais uma vez e então um big one acontece, pelo menos dez envolvidos. Paul Menard toca em DiBenedetto que roda e todos que vem atrás são envolvidos na batida. Vários postulantes a vitória acabam abandonando. Menard, Truex, Chase Elliot, Suárez, Kyle Larson, J. Johnson, Cris Buescher, Dibenedetto, A. Dillon, David Ragan, e outros abandonam e dão adeus a prova.

Dezoito carros envolvidos na confusão, muitos desses abandonaram.


A bandeira vermelha é acionada para que a corrida não acabe já que faltam poucas voltas para o fim. A corrida fica praticamente meia hora parada arrumando a pista depois da confusão homérica. Finalmente com seis voltas para o fim a corrida se reinicia, Kyle Busch que fica na pista lidera a corrida, seguido por Hamlin, Macdowell e Logano, mas infelizmente mais uma batida acontece. Stenhouse força em cima de Larson que não cede, os dois rodam, atingem Kevin Harvick e outros que estavam atrás como Keselowski e Chase Elliot. William Byron, um dos destaques da corrida sobrevive mas fica com a traseira danificada. A corrida recomeça com duas voltas para o fim, Kyle Busch sai na frente mas Hmlin força em cima dele, Logano e Mdowell também forçam e então, Clint Bowyer tenta dar o pulo do gato, sai da linha e acerta McDowell, nisso Keselowski, Byron e Elliot são atingidos, quem consegue escapar de tudo com muita perícia é Jimmie Johnson, se tornando um azarão de luxo para vencer. A corrida entra na prorrogação.  Com duas voltas para o fim é Hamlin que lidera. Uma nova bandeira vermelha é acionada para a limpeza da pista. Depois muito tempo a corrida recomeça em amarela, com Dale Earnhardt Jr. pilotando o safety car. Alguns pilotos sobreviventes param nos boxes para tentarem a estilingada final com pneus mais novos. Catorze pilotos entram na bandeira verde com chances reais, Hamlin por fora começa bem e logo se coloca a frente de Busch, a torcida fica frenética Busch e Logano passam a querer atacar Hamlin, Kyle se movimenta mal e perde a posição mas consegue se recuperar e protege Hamlin de Logano, Denny Hamlin vence pela segunda vez em Daytona, a segunda com a Toyota e a terceira vitória da Joe Gibb's na tradicional prova. Grande final de corrida, dez vencedores nas últimas dez corridas nessa prova espetacular, isso é Nascar.

Hamlin vence pela segunda vez a tradicional corrida da Nascar.


E semana que vem a NASCAR continua com a gloriosa corrida no manhoso circuito de Atlanta.


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