domingo, 2 de setembro de 2018

O CANTO DO CISNE.

A mítica pista de Monza recebe o maravilhoso circo da F1. O circuito é um dos mais tradicionais e está presente, com diferentes traçados, desde a primeira temporada da F1. Monza é um pista em que a coragem talvez seja mais necessária do que o talento, apesar da altíssima velocidade o traçado em si não representa grandes dificuldades, com exceção feita a largada, pois na primeira variante os carros chegam muito próximos devido ao vácuo e a forte freada e a curva muito fechada, invariavelmente, causa grandes acidentes.

Nos treinos livres um domínio absoluto de Vettel. Na qualificação Kimi Raikkonen protagoniza e conquista a pole position, na casa da equipe de Maranello e se torna o mais velho piloto desde Mansell em 1994 a largar na posição de honra. Kimi aliás pode estar vivendo seu último grande momento na categoria já que a Ferrari o substituirá ano que vem por Charles Leclerc. Vettel fecha a primeira fila , seguido pelas Mercedes de Hamilton e Bottas.

Ericsson capotou no treino livre, mas pode participar sem problemas da corrida.


Na largada Kimi não dá mole para Vettel e segura o alemão, Hamilton parte para cima de ambos e na segunda variante, o inglês joga duro e passa por fora, o carro da Ferrari acaba tocando na lateral da Mercedes e roda, e pior  ainda, danifica a asa. Vettel por sorte se favorece da entrada do safety car para não perder a oportunidade de pontuar bem. Mais uma vez a precipitação do alemão, em tentar resolver tudo na primeira das cinquenta e três voltas, o prejudica. O safety car foi acionado por conta do toque de uma Sauber na Toro Rosso de Hartley ainda na largada, a Toro Rosso com o pneu furado acaba tendo a suspensão quebrada e ainda na reta bate no guard rail lateral.

Raikkonen joga duro na largada e se mantém na ponta.


Na volta quatro a corrida recomeça, Hamilton espetacularmente passa Raikkonen, na segunda variante,o finlandês dá o troco e retoma a ponta a corrida. Ainda na volta quatro Pérez e Magnussen se estranham e se tocam, jogando pedaços de carro por toda a pista.

Vettel toca em Hamilton e roda. Adeus ao título?


Na volta sete Hamilton faz a volta mais rápida da corrida e volta a atacar Raikkonen, enquanto isso lá atrás, com pneus mais duros, Vettel muito lentamente começa a se recuperar, ainda é o décimo quinto. Vettel perde muito tempo com o pelotão formado por Ricciardo, Leclerc, Gasly, Alonso e Pérez.

Na volta nove Vettel começa a acelerar seu ritmo, passa por Ricciardo na freada da primeira variante e passa por Leclerc na saída da segunda variante. Alonso no fim da volta abandona a corrida. Última temporada melancólica do ex-campeão.

Na passagem onze Hamilton pressiona Raikkonen, mas não consegue colocar o carro de lado. Mais ao fundo, Ricciardo e Gasly se tocam, a corrida é muito disputada e repleta de ultrapassagens. Na volta seguinte Ricciardo finaliza e passa Gasly.

No giro catorze as Mercedes partem para cima de seus adversários, Hamilton começa a forçar em cima de Raikkonen, Bottas já começa a ensaiar a ultrapassagens em Verstappen. No pelotão intermediário Vettel finalmente chega na zona de pontos após passar Sirotikin.

Na volta dezessete Vettel passa Pérez, mas não segura o carro e recebe o "x" de Pérez. Na volta seguinte, no mesmo ponto da variante Vettel passa Pérez, de maneira limpa e sem sustos.

Na volta vinte e um Raikkonen para nos pits e Hamilton fica na pista. Na volta seguinte o inglês faz a volta mais rápida para tentar ganhar a posição. Em pista Hamilton faz um esforço incrível para ganhar a posição.

Na volta vinte e quatro Kimi Raikkonen faz a volta mais rápida, porém o finlandês relata que está vendo chuva se aproximar da pista. Ainda na volta vinte e quatro, Ricciardo fica sem motor e abandona. Por sorte da Ferrari a bandeira amarela é apenas local.

No giro vinte e seis a pista é totalmente liberada. Após as paradas dos ponteiros com exceção das Mercedes, Vettel conquista a quarta posição.

Na volta vinte e nove Hamilton para nos boxes e volta em terceiro. Raikkonen se aproxima e muito de Bottas. Vettel para nos boxes e coloca pneus mais macios e volta em décimo.

Na volta trinta e um, Raikkonen começa a atacar Bottas e perde tempo. Hamilton se aproveita disso e começa a se aproximar.

Na volta trinta e três, os três primeiros estão juntos, o trabalho de Bottas, mesmo custando a ele o pódio, valeu para Hamilton ter a chance real da vitória. Mesmo com pneus bem mais gastos, Bottas consegue um ótimo desempenho e faz com que a Ferrari de Raikkonen fique encaixotada.

Na passagem trinta e seis Bottas para nos boxes e retorna em quarto. E a briga pela vitória fica em aberto, Raikkonen e Hamilton. 

Faltando quinze giros para o final Vettel passa Pérez e assume a quinta posição. Hamilton de asa aberta se aproxima ainda mais de Raikkonen. A corrida está em aberto para ambos. os pneus de Raikkonen estão em petição de miséria, cheios de bolhas. Os de Hamilton estão bem gastos, porém em melhores condições em comparação ao finlandês.

Com doze para o final Bottas tenta a primeira investida sobre Verstappen, mas sem sucesso. Com retardatários a frente, a boa negociação de Raikkonen o permite a respirar por mais uma volta sem tanta pressão de Hamilton.

Com onze voltas para o fim Bottas e Verstappen se tocam após o holandês da Red Bull espremer o finlandês, que leva a pior. Na volta seguinte, Hamilton pela primeira vez, tenta uma ultrapassagem sobre Raikkonen, mas também sem sucesso.

Verstappen, muito arrojo e pouca cabeça.


Com oito voltas para o fim, Hamilton com muito arrojo faz a ultrapassagem e assume a liderança. O inglês passa e some na frente. A direção de prova pune Verstappen com cinco segundos e Bottas nem precisará ultrapassar pelo holandês em pista, basta ficar próximo. 

Faltando seis voltas Bottas ignora o bom senso e parte para cima de Verstappen, na primeira variante Bottas recolhe, na segunda ambos ficam lado a lado, mas o finlandês não cede. Vettel vai tirando a diferença para ambos e se aproxima dos cinco segundos necessários para ganhar a posição por conta da punição.

Hamilton fazendo a ultrapassagem da vitória.


Com pneus em situação crítica Raikkonen vai se arrastando para garantir a segunda posição, e mesmo não ganhando foi o personagem do dia, fazendo uma corrida espetacular, lembrando seus dias de glória, e além disso, mostra que sairá de cena por cima, pela porta da frente.

Hamilton, pela quinta vez na carreira cruza a linha de chegada de Monza na primeira posição. É uma vitória gigantesca, arrancada com arrojo e talento, mostrando que há um desnível de talento entre ele e Vettel. Quem sabe, já podemos falar que Lewis figura entre os cinco maiores de todos os tempos, uma atuação como a de hoje corrobora isso. Raikkonen chega em segundo e merece todos os cumprimentos pois enquanto teve carro dominou a corrida. Bottas que foi decisivo para a vitória de Hamilton foi terceiro, completando o pódio.

Sempre no ano que venceu em Monza, Lewis se sagrou campeão. Coincidência?


Abaixo as notas dadas aos pilotos pelo desempenho na corrida.

1o. Hamilton - 9,5

Se não teve um carro para conquistar a pole position, se valeu do talento e do erro do rival para assumir a segunda posição, e da ajuda da equipe para chegar a vitória. Colocou a mão na taça.

2o. Raikkonen - 9,5

Fez talvez a melhor corrida da sua vida, não teve sossego do início ao fim da corrida, se tivesse a ajuda de Vettel poderia ter vencido. Pelo menos comemora o seu centésimo pódio.

3o. Bottas - 9,0

Em nenhum momento teve chances de vencer, mas foi decisivo para o sucesso da equipe.

4o. Vettel - 7,0

Não fez a pole, jogou fora a chance de vitória com uma precipitação na defesa de sua posição, e de quebra fica a trinta pontos do rival. Se perder esse campeonato, em muito vai ser por sua própria incapacidade.

5o. Verstappen - 7,0

Jogou fora o pódio com uma manobra exagerada e até certo ponto desnecessária em cima de Bottas, mas com o carro que tinha não poderia fazer mais do que fez.

6o. Grosjean - 8,0

Um sexto lugar impressionante, correu de maneira segura e soube parar nos boxes na hora certa.

7o. Ocon - 7,0

Sempre que Ocon era visto na TV ele estava brigando com alguém, conseguiu um resultado excelente, e é um piloto que não pode ficar sem correr pois tem talento de sobra.

8o. Pérez - 6,5

Outro que foi combativo a corrida inteira, porém perdeu o duelo para o companheiro de equipe.

9o. Sainz - 6,5 

Conseguiu dois pontos com um carro que reconhecidamente não tem um bom motor, tão pouco confiável.

10o. Stroll - 7,0

Ver a Williams com essa carroça pontuar é quase uma façanha, e Stroll, muitas vezes injustamente criticado, deu a equipe um ponto precioso.

A F1 volta em duas semanas, nas rua de Cingapura. O favoritismo é da Ferrari, mas não se pode subestimar a Mercedes e tão pouco a Red Bull, que anda bem nesse tipo de pista.









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