domingo, 16 de setembro de 2018

A NOITE PERFEITA DE LEWIS

As feras da Fórmula 1 desembarcam na suntuosa cidade-Estado de Cingapura, para a corrida noturna nas ruas dessa pérola do sudeste da Ásia. Nas semanas que antecederam o Grand Prix muitas reviravoltas na famosa dança dos pilotos, mudanças que mudam completamente o cenário para a próxima temporada. 

Na busca por um lugar em algum cockpit, Esteban Ocon, o francês habilidoso e de pé pesado acabou surpreendentemente acabou de pires na mão, perdeu na própria equipe, a vaga na Mclaren e restou a ele ficar de piloto de teste da Mercedes para, talvez correr em 2020. Triste demais.

Outro fato que chamou, e muito a atenção, foi a ida de Leclerc para a Ferrari, mas a grande surpresa foi a ida do ex-campeão, Kimi Raikkonen para a Sauber-Alfa Romeo, e por duas temporadas. Esse retorno às origens de Kimi é legal, mas por outro é uma retrocesso desnecessário para a sua carreira.

Durante os treinos oficiais, Vettel deu uma lambida no muro e danificou seu carro, apesar disso, as Ferrari com Kimi e ele próprio dominaram os treinos. A equipe de Maranello mais uma vez tem a chance de disputar a vitória e tentar buscar título.

Na qualificação, com exceção da surpreendente primeira posição de Ricciardo no Q1, tudo se encaminhava para uma disputa interna da equipe. Só que não. No Q3, Hamilton, sempre ele, fez uma volta perfeita, e segundo ele próprio a melhor de sua vida, e conquistou uma improvável pole position. O estado de graça em que se encontra o permite realizar pequenos milagres como esse, e muito provavelmente ao fim do ano teremos o inglês como um dos cinco maiores pilotos de todos os tempos. Max Verstappen conquistou a segunda posição, mostrando que a Red Bull em circuitos de rua tem um bom carro. Vettel não cumpriu o que se esperava dele e caiu apenas para terceiro, e pior terá o escudeiro de Hamilton, o fiel Bottas, ao seu lado para lhe atrapalhar. Raikkonen, que reclamou dos pneus, ficou apenas em quinto e ao seu lado Ricciardo, que atacou a própria equipe pois seu desempenho simplesmente despencou de um treino para o outro. Aliás, Ricciardo não participa mais das reuniões da equipe, sendo excluído por causa de sua saída no fim do ano.

A expectativa para a largada era imensa, relembrando o que ocorreu ano passado, a corrida poderia se resolver na primeira curva. Hamilton larga bem e escapa na ponta, Verstappen larga mal mas freia bem dentro na curva e se mantém na ponta, mas Vettel fica embutido nele, no fim da grande reta seguinte a da largada, o alemão se lança ao ataque e ultrapassa Max, no segundo seguinte o safety car é acionado. 

Vettel e Verstappen, uma disputa espetacular entre eles.


No meio do pelotão, Ocon tenta por fora na curva e acaba sendo tocado por Pérez, seu próprio companheiro e arqui-inimigo desde a sua chegada na F1. Pérez segue normalmente na corrida e Ocon fica estampado no muro.  


Pérez marotamente joga para cima de Ocon.



A relargada acontece somente na volta cinco e a disputa entre Hamilton e Vettel está em aberto. Em terceiro Max relata problemas no carro e já durante a volta fica mais para trás, sendo pressionado por Bottas e Raikkonen.

Já no giro sete, Max começa a se recuperar e vai se aproximando de Vettel, e se distanciando de Bottas e Kimi. Hamilton fica um pouco mais de um segundo a frente de Vettel e vai administrando a sua liderança.]

Após dez voltas, Verstappen relata que o carro está muito bom, e se mantém na mesma imagem dos lideres. 

Com catorze das sessenta e uma voltas alguns pingos começam a cair, porém o calor de Cingapura e a passagem dos carros no traçado não faz muita diferença. Por coincidência, ou não, Hamilton começa nesse momento a abrir vantagem para Vettel. De surpresa, Vettel para nos boxes no fim da volta.

Na volta dezesseis Hamilton para nos boxes e coloca pneus ainda mais duros do que os de Vettel, graças a vantagem e a reação rápida da Mercedes, Hamilton volta na frente. Na volta seguinte Vettel passa por Pérez e volta a ficar imediatamente atrás de Hamilton, porém com quatro segundos atrás.

Verstappen para nos boxes e quando volta fecha a porta em cima de Vettel. O alemão não consegue concluir a ultrapassagem e cai mais uma posição. A situação do piloto da Ferrari só piora quando Verstappen começa a abrir vantagem. Vettel para corrigir os rumos de sua estratégia precisa de um novo safety car.

Verstappen sai dos boxes e fecha a porta na cara de Vettel.


Com vinte e três giros completados Raikkonen para nos boxes e retorna em sexto. Ricciardo, o único entre os líderes a não parar nos boxes, assume a liderança.

Os pingos pareciam cair de uma maneira um pouco mais acentuada, e os boxes das equipes ficam um pouco perdidos sobre o que vai acontecer. A Red Bull pede a Ricciardo que se segure na pista um pouco mais, pois se chover, ele assume a liderança de maneira real, mas Hamilton se aproxima rapidamente.

Sem pneus, na passagem vinte e oito, Ricciardo para nos boxes. retornando apenas em sexto. Vettel começa a se reaproximar de Max Verstappen, porém muito pouco para ameaçar o holandês. O drama aumenta quando se imagina que seus pneus dificilmente conseguirão ir até o fim da corrida.

Com metade da corrida, a famosa chuva que cai e não molha, não se torna uma fator e a corrida fica em compasso de espera, a única emoção é a disputa entre Sirotkin e Pérez, pela gloriosa décima terceira posição. Pérez perde a cabeça, coloca de lado em uma posição muito estreita na pista, nenhum dos dois cede na curva, Pérez joga o carro em cima de Sirotkin e eles se tocam. Pérez fica com um pneu danificado e Sirotkin se perde na corrida, sendo ultrapassado por Hulkenberg e depois se forma um grande pelotão atrás dele.

Pérez perde a cabeça e se joga sobre Sirotikin.


Hamilton chega nos retardatários, o líder da corrida perde um pouco de tempo para ultrapassar Magnussen e Hartley, porém o pior estava por vir, ao chegar em Grosjean e Sirotkin, os pilotos não abrem para Hamilton e continuam normalmente por toda a volta a disputar a posição, ignorando as bandeiras azuis. A perda de tempo foi tão absurda que Verstappen, que estava a quatro segundos, colou atrás dele. Quando Grosjean concluiu a ultrapassagem, Sirotkin abriu para Hamilton e Verstappen, que chegou a tentar a ultrapassagem, porém sem sucesso. Vettel, mesmo com seu baixo rendimento se aproxima de Max.

Hamilton que ia tranquilo passa um apuros tremendo na corrida.
Após toda essa confusão, Alonso para nos boxes e volta em sétimo, com pneus mais novos para dar vinte voltas apenas. Com exceção de Hamilton foi o grande destaque da corrida, e de quebra, faz a volta mais rápida. Ricciardo começa a se aproximar de Raikkonen e Bottas, sempre fazendo voltas rápidas, a disputa entre eles fica em aberto. A direção de prova pune com um drive through Sérgio Pérez, pela manobra medonha, além deles Grosjean e Sirotkin também são punidos, só que com cinco segundos apenas.


Faltando apenas dez voltas Raikkonen começa a pressionar Bottas, e Ricciardo vai chegando em ambos. Vettel de maneira acintosa vai perdendo ritmo por conta dos pneus extremamente desgastados, mas ainda conserva uma vantagem bastante razoável.

Kimi até tentou, mas Bottas prevaleceu e ficou em quarto.


Hamilton, com um bom ritmo e sem sustos cruza a linha de chegada em primeiro, mais uma vitória adquirida em muito por conta de seu talento, abrindo quarenta pontos para Vettel na temporada. Verstappen, que também fez uma corrida espetacular cruza em segundo. Vettel, o grande perdedor do dia é obrigado a se contentar com o terceiro lugar e um troféu de consolação. Bottas com esforço chega em quarto, seguido de pertinho por Raikkonen e Ricciardo. Lewis Hamilton com essa vitória chega a sessenta e nove triunfos na carreira e quarenta pontos de frente para disputar o título. Pode-se dizer que colocou uma mão e alguns dedos na taça.

Durante a transmissão oficial da corrida aqui no Brasil, Reginaldo Leme afirmou que Lewis se coloca para ser o melhor de todos. O melhor talvez ainda seja cedo para afirmar, mas com certeza ele já se coloca acima de outros Stewart, Piquet, Brabham, Ascari, Alonso, Vettel, Hakkinen e até mesmo Lauda, isso já é um fato.

Abaixo as notas dadas aos pilotos pelo desempenho na corrida.

1o. Hamilton - 10,0

Fez uma pole postion magistral, largou muito bem, foi rápido, constante e soube ter cabeça fria nos momentos de dificuldade, sem se precipitar e arriscar nada. Já está entre as grandes lendas da F1 de todos os tempos e rumando fácil para o pentacampeonato. 


 2o. Verstappen - 9,0

Fez uma qualificação incrível, faltou carro para buscar a pole, largou um pouco mal é verdade, mas soube andar rápido quando precisou e agressivo na medida certa dessa vez. 


3o. Vettel - 6,0

Apesar do pódio a expectativa era de ser o vencedor da corrida, falhou na qualificação, falhou na estratégia e passa a ver o título como algo distante após esses resultados ruins.


4o. Bottas - 7,0

Foi discreto o fim de semana inteiro, e só se destacou ao reclamar injustamente de Hulkenberg e depois por resistir a Raikkonen. 


5o. Raikkonen - 6,0

Depois da boa atuação em Monza e de treinos excelentes a prova de Kimi decepcionou um pouco.


6o. Ricciardo - 6,0

Seu resulto e ritmo de corrida não foi ruim, mas se comparado a Verstappen, ficou devendo e muito. O fato de estar sendo excluído da equipe por conta de sua saída, também tem de ser levado em conta.

7o. Alonso - 8,5

Esse é bom, excluindo Lewis, foi o nome da corrida. Arrancou um resultado na estratégia e em um ritmo surpreendente na corrida. Falta carro para ele pois em termos de talento é o único capaz de ganhar rivalizar Lewis Hamilton.


8o. Sainz - 7,0

Um bom resultado da equipe e dele próprio, foi combativo a corrida inteira e fez por merecer os pontos.

9o. Leclerc - 7,0

Faz por merecer a contratação por parte da Ferrari, leva sempre esse carro ruim da Sauber aos pontos, não se envolve em confusões e é claro, é muito rápido.

10o. Hulkenberg - 6,0

Teve um começo ruim na corrida, mas soube se recuperar lentamente, porém chegou atrás do próprio companheiro de equipe.

Semana que vem a F1 vai para a Rússia, nas ruas de Sochi. Vettel terá mais uma chance de tentar se colocar como uma ameaça real a Hamilton.





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